Luto na música brasileira: morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos, em São Paulo

 

O cantor Agnaldo Rayol. Foto: Reprodução/Agnaldo Rayol


Enquanto o universo musical recebia com pesar a morte de Quincy Jones, no Brasil, principalmente em São Paulo, fomos surpreendidos pelo falecimento repentino do cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos, na madrugada desta segunda-feira (4) em decorrência de complicações de um acidente doméstico.

O carioca Agnaldo Coniglio Rayol nasceu no Rio de Janeiro em 3 de maio de 1938 e descendentes de imigrantes italianos da Calábria.  Ele começou sua carreira na infância, com apenas cinco anos, na Rádio Nacional e passou por altos e baixos até estabilizar-se como um dos grandes intérpretes de sua geração.

Após um período de pausa forçada durante a adolescência, devido a mudanças hormonais que afetaram sua voz, Rayol consolidou-se nos anos 1950, encantando o público com interpretações emocionantes de clássicos como "Ave Maria". Sua trajetória incluiu programas de TV próprios na Record e aparições no cinema e telenovelas, como Os Imigrantes.

Nos anos 1980, apresentou o programa Festa Baile na TV Cultura e alcançou reconhecimento internacional, ganhando o Festival Internacional da Canção no Uruguai. Nos anos 90, fez sucesso com canções italianas, que foram trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, como a versão feita em dueto com a dupla Chrystian & Ralf "Mia Gioconda" na trilha sonora de "O Rei do Gado" (1996) e "Tormento D'Amore", cantado também em dueto, mas com a cantora galesa Charlotte Church, que foi tema de abertura da novela “Terra Nostra” (1999). Mesmo enfrentando problemas de saúde, como uma fratura devido à osteoporose, Rayol continuou ativo, incluindo uma apresentação histórica na canonização de Frei Galvão, em 2007, perante o Papa Bento XVI.

Na madrugada desta segunda-feira Agnaldo Rayol sofreu uma queda em sua casa, em Santana, Zona Norte da capital paulista. No momento do acidente, acompanhado de um cuidador da família, ainda estava lúcido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. O cantor chegou a ser levado ao Hospital HSpan, localizado no mesmo bairro, com um corte na cabeça, mas apesar de todos os esforços, acabou não resistindo. Em nota, a assessoria de imprensa do cantor destacou a trajetória de Rayol: “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agradece as manifestações de carinho e apoio. Informações sobre o velório e cerimônia de despedida serão divulgadas em breve”.

Agnaldo Rayol é um ícone da música brasileira, conhecido por sua poderosa voz e estilo vocal romântico e operístico, além de carisma, tornou-se um dos mais respeitados artistas do País.

Descanse em paz, Agnaldo Rayol. Seu legado é eterno e imensurável.

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *