Sempre um Papo recebe Cármen Lúcia e Maria Vilani no Sesc Pinheiros *

  

Diálogo aborda a presença feminina em espaços de poder e o impacto das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e democrática.


Em outubro, o Sempre um Papo se volta para a trajetória de lideranças femininas que atuam em diferentes campos do conhecimento e da sociedade, como a jurista Cármen Lúcia e a filósofa Maria Vilani

 

Em continuidade à série temática desenvolvida pelo Sesc SP em parceria com o Sempre um Papo, a Ministra Cármen Lúcia e a filósofa Maria Vilani vão conversar com a jornalista Semayat Oliveira sobre o tema “Mulheres que Movem o Mundo”, no dia 14 de outubro, terça-feira, às 19h30, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, com entrada gratuita e retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria.

 

Neste encontro, o diálogo se volta para a trajetória de lideranças femininas que atuam em diferentes campos do conhecimento e da sociedade. Dificuldades enfrentadas pelas mulheres em espaços de poder, a conquista de novos territórios e o impacto de suas ações na transformação social serão temas da conversa. Será um momento para discutir a importância da equidade de gênero, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade como pilares de um futuro mais democrático e justo.

 

Ao reunir uma voz da literatura e da periferia — Maria Vilani — e uma das mais respeitadas juristas do país — Cármen Lúcia —, o encontro conecta diferentes perspectivas para pensar o lugar da mulher como agente essencial de mudança no Brasil contemporâneo.

 

Série Temática Sesc / Sempre um Papo

A série temática sugerida para o Sempre Um Papo 2025 tem como fio condutor os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e propõe encontros que integram literatura, ciência, cultura e cidadania em torno de questões urgentes para o mundo contemporâneo. A curadoria, realizada em parceria com o Sesc Pinheiros, o GEAC (Literatura), o GESC (Sustentabilidade) e o GEPROS (Povos Indígenas), reuniu debates, que vão do consumo consciente ao futuro das cidades, passando pelas vozes da periferia, pela educação como ferramenta de transformação, pela alimentação como cultura e sustentabilidade, pela liderança das mulheres e pela justiça climática.

 

Essa programação não apenas atualiza o diálogo entre escritores e público, mas também reforça o papel do Sempre Um Papo como plataforma de reflexão sobre equidade, diversidade e sustentabilidade, colocando a literatura em convergência com os desafios sociais, ambientais e políticos do nosso tempo.

 

Ao longo de 2025, o Sempre Um Papo em São Paulo promoveu uma série de encontros marcantes, com temas que percorreram literatura, meio ambiente, justiça social, consumo consciente e saberes tradicionais. Estiveram presentes, entre outros: Veronica Stigger, Edson Kayapó e Semayat Oliveira discutindo sustentabilidade e diálogo; Valter Hugo Mãe e Itamar Vieira Junior, oferecendo perspectivas literárias potentes; Sérgio Abranches e Sandra Benites, refletindo sobre cosmo percepções e modos de viver conectados à biodiversidade; encontro com Anielle Franco e Aílton Krenak, voltado à dimensão racial da crise ambiental; Bianca Santana e Ricardo Abramovay, debatendo consumo consciente e o futuro das cidades, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); além de Neide Rigo e Fabiana Cozza, em diálogo sobre alimentação, cultura e sustentabilidade.

 

Convidadas

Maria Vilani — Cearense radicada em São Paulo desde os anos 1970, é filósofa, escritora, poeta e ativista cultural. Fundadora do CAPSArtes (Centro de Arte e Promoção Social) no Grajaú, transformou sua casa em um polo de literatura, filosofia, arte e teatro de rua na periferia paulistana. Autodidata, retomou os estudos aos 40 anos, formou-se em Filosofia e se tornou professora. É autora de obras como Varal, Penteando a Vida, Abscesso e Memórias de Maria e um Pouquinho de Mim. Membra vitalícia da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo, segue atuando intensamente pela valorização da cultura nas periferias.

 

Cármen Lúcia — Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2006, é uma das juristas mais respeitadas do Brasil. Foi presidente do STF (2016–2018) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo papel central na defesa da Constituição, da democracia e dos direitos fundamentais. Reconhecida por sua firmeza e ética, é também professora universitária e referência na magistratura brasileira.

 

Sempre um Papo – 39 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em sua história, chegou a 30 cidades de oito estados do país, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 39 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2,5 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 23 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.

 

Serviço

Evento: Sempre um Papo – Mulheres que Movem o Mundo

Convidadas: Cármen Lúcia e Maria Vilani

Data: 14 de outubro, terça-feira

Horário: 19h30

Local: Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo)

Entrada: Gratuita, com retirada de ingressos 1h antes na bilheteria

Dani Valério | Canal Aberto

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Chamado à reparação *

Arouche Aberto *