80 anos de Hiroshima: debate público e gratuito na USP lança coleção de bolso para entender o mundo *

 

Foto meramente ilustrativa.

O primeiro volume, Hiroshima e Nagasaki - A barbárie atômica, de Edgardo Loguercio, será lançado no dia 6 de agosto, às 18h, no Anfiteatro Fernand Braudel (USP). Entrada gratuita e aberta ao público

A LF Editorial lança em agosto a Série Saber & Crítica, uma coleção de livros de bolso pensada para democratizar o conhecimento sobre temas centrais para a compreensão do mundo contemporâneo. Com curadoria do historiador Osvaldo Coggiola, os volumes abordam questões fundamentais com linguagem clara e compromisso intelectual.

Voltada a leitores dentro e fora da universidade que desejam compreender os dilemas do presente e do passado com consistência e profundidade, a série articula pesquisa rigorosa com uma escrita voltada à reflexão crítica. Osvaldo Coggiola é professor titular de História Contemporânea na USP, doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), autor de 80 livros em cinco línguas e referência internacional em marxismo e América Latina.

O volume de estreia é Hiroshima e Nagasaki – A barbárie atômica, de Edgardo Loguercio, jornalista e mestre pelo PROLAM-USP. O lançamento acontece na quarta-feira, 6 de agosto, às 18h, no Anfiteatro Fernand Braudel (Departamento de História da USP, Av. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária). A data — exatamente 80 anos após o bombardeio de Hiroshima — convida a revisitar um dos grandes traumas do século XX. Participam da mesa o autor, Osvaldo Coggiola e Rodrigo Medina (chefe do Departamento de Relações Internacionais da UNIFESP). O evento é aberto ao público e gratuito.

Na semana seguinte, será realizado o lançamento dos seis outros títulos que compõem esta primeira fase da coleção. O segundo encontro acontece no dia 13 de agosto (também uma quarta-feira), às 18h, no mesmo local: o Anfiteatro Fernand Braudel, no Departamento de História da USP (Av. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária). Todos os autores estarão presentes.

Os livros que serão apresentados nesta data são:

·  América Latina: do colonialismo ao imperialismo, de Osvaldo Coggiola 
·  Arte e Revolução – Maximalistas, de Flo Menezes 
·  União Soviética: origem e queda, de Angelo Segrillo 
·  O Sujeito de Direito, de Marcus Orione 
·  Materialismo Histórico: uma introdução, de Santiago Maribondo 
·  Holocausto, de Rodrigo Medina Zagni

Todos os títulos terão formato de bolso — alguns com menos de 100 páginas — com preço acessível e são ideais para uso em sala de aula, para grupos de leitura ou para leitores autônomos em busca de debates sólidos e acessíveis.

Sobre a LF Editorial
Fundada em março de 1989 como Livraria da Física e consolidada como editora em 2001, a LF Editorial tem 36 anos de história dedicada à aproximação entre leitores e o universo científico e cultural. Com mais de 1.150 títulos publicados e seis Prêmios Jabuti no currículo, a editora oferece obras didáticas, paradidáticas e especializadas em áreas como física, matemática, química, astronomia, engenharia, ciências humanas e sociais. Mantém sede e depósito na Freguesia do Ó (SP), loja física no Instituto de Física da USP e presença ativa em congressos, simpósios e eventos acadêmicos. Também oferece condições especiais para professores e um catálogo pensado para mentes curiosas.

Em tempos de opiniões instantâneas, muitas vezes sem embasamento, e da proliferação de fake news, a Série Saber & Crítica reafirma que compreender o passado continua sendo a forma mais segura de transformar o futuro.

Créditos: Gabriel Malagrino | Onix-Press


* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reder Circus apresenta, em Jundiaí, espetáculo que reúne música, dança e tecnologia *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Luto no futebol: morre o lendário goleiro Manga