Orquestra Juvenil Heliópolis leva concerto gratuito para Sesc Guarulhos *

 

Foto meramente ilustrativa.

Um dos principais grupos artísticos do Baccarelli apresenta repertório diverso na noite de sábado, dia 7, sob regência do maestro Paulo Galvão

São Paulo, 1° de dezembro de 2024 - No dia 7 de dezembro, às 20h, o palco do Sesc Guarulhos será tomado pela energia e talento da Orquestra Juvenil Heliópolis, um dos grandes destaques do Baccarelli. Regido pelo maestro Paulo Galvão, o grupo promete emocionar o público com um concerto gratuito que combina tradição e versatilidade em um repertório pensado para encantar toda a família. Para garantir o lugar na plateia, é necessário fazer a retirada do ingresso na bilheteria do Sesc Guarulhos com uma hora de antecedência.

O programa da noite inclui peças que marcaram a história da música. Entre os destaques, está a vibrante Dança Húngara nº 5 em Sol Menor, de Johannes Brahms, uma obra que transita entre o lirismo e o entusiasmo. Originalmente escrita para piano a quatro mãos, a peça ganhou ainda mais força e popularidade em sua versão para orquestra, revelando todo o vigor das cordas e sopros.

Outro momento especial será a execução da Abertura da Carmen Suíte nº 1, de Georges Bizet, que traz a sofisticação e intensidade do compositor francês, imortalizado por sua contribuição ao universo da ópera. Para finalizar, a orquestra mergulha na riqueza da música brasileira com a interpretação de Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Francis Hime e Chico Buarque, uma obra que carrega a alma e o coração do Brasil.

A noite marca mais um concerto imperdível da Orquestra Juvenil Heliópolis, que encerra com essa apresentação a sua Temporada de 2024. Ao longo do ano nossos jovens musicistas se apresentaram em importantes palcos da capital e em diferentes cidades. A orquestra esteve presente em espaços como o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, além de lugares como o Clube Hebraica e o Teatro B32. Artistas importantes tocaram ao lado dos músicos neste ano, como o violinista Robinho Carmo e o violista Gabriel Marin.

As interpretações realizadas nesse encerramento prometem levar ao palco a diversidade artística do grupo, que toca sob a batuta do talentoso Paulo Galvão, maestro titular da orquestra. Essa é uma oportunidade única para os amantes da boa música. Te esperamos.

Saiba mais sobre a Orquestra Juvenil Heliópolis
Com 67 jovens instrumentistas de 14 a 25 anos, a Orquestra Juvenil Heliópolis (OJH) é um dos grupos mais avançados do Instituto Baccarelli, em Heliópolis. Primeira etapa rumo à profissionalização, a OJH oferece formação técnica e artística em um ambiente que simula o dia a dia de um grupo profissional, com ensaios intensos, apresentações e repertórios desafiadores. Sob regência do maestro Paulo Galvão desde 2022, o grupo já se apresentou em importantes palcos, como a Sala São Paulo e o Theatro São Pedro, e participou de eventos como o Criança Esperança (2011) e a III Conferência Global Sobre o Trabalho Infantil, da OIT.

INSTITUTO BACCARELLI
O Instituto Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, o Instituto Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e é responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo.

Sua sede, em Heliópolis, é um prédio moderno e com alto padrão de excelência para o ensino da música e da dança. Além de atender 1.400 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém 4 grupos artísticos – entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra nascida em uma favela. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar, e irá inaugurar o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em um território de favela.

Para mais informações, acesse: institutobaccarelli.org.br/

Agradecemos aos nossos patrocinadores e parceiros que apoiam as atividades artístico- pedagógicas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais - Pro-mac:

Patrocinador Master: Unilever.

Patrocinadores Ouro: B3, BTG Pactual, Instituto CCR e Instituto Votorantim. Patrocinadores Prata: Ibiuna Investimentos, Kinea, uma empresa Itaú, Zurich, Ultra, Oliver Wyman, Pfizer e Pró Vida.

Patrocinadores Bronze: Alelo, Too Seguros, Santander, Instituto Marina e Flávio

Guimarães, Mapfre, Bradesco, EMS e Banco BV.

Apoio: Trench Rossi Watanabe, IGC, Vinland Capital, Ticket, Jive, Intimus, Grupo GPS, Klabin, Shopping Cidade São Paulo, Velt Partners, Banco ABC, Grupo Vamos, Amatools, EDP, Ritec, Haganá e Verde Asset.

Apoio Institucional: Mazars.

Serviço:
Orquestra Juvenil Heliópolis Paulo Galvão, maestro
Data: 7 de dezembro, sábado
Horário: 20h
Local: Sesc Guarulhos, R. Guilherme Lino dos Santos, 1200
Ingressos: Gratuitos (retirada na bilheteria a partir de 1h antes do evento) Classificação indicativa: Livre

Créditos: Erika Borges | Blue Chip

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *