Museu da Energia de Itu comemora 25 anos *

 

Museu da Energia de Itu. Créditos: divulgação


Atividades comemorativas vão até o dia 14, no dia do oficial do seu aniversário, com visitas gratuitas, exposições e apresentação musical

O Museu da Energia de Itu, da Fundação Energia e Saneamento, celebra seus 25 anos no dia 14 de dezembro com uma programação especial e gratuita para o público.

De 10 a 14 de dezembro, das 10h às 17h, haverá visitação gratuita às exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Fragmentos do Cotidiano” e “Liberdade, Mulher e Ciências”. Os visitantes também receberão exemplares dos materiais educativos “Revista ELAS” e “Almanaque do Sobrado”, produzidos pelo setor educativo do museu, além da publicação “Nas Linhas da Energia”, desenvolvida em parceria pelos Museus da Energia de Itu, Salesópolis e São Paulo.

Ainda durante esta semana, no mesmo horário, o público poderá conferir a Mostra “Os 25 anos do Museu da Energia de Itu”, que celebra a trajetória da primeira unidade museológica da Fundação Energia e Saneamento. A exposição apresenta textos e imagens que relembram marcos importantes da história do museu, abordando temas como ações educativas, atividades externas, eventos, o impacto da pandemia e a preservação da memória institucional. 

Mediação “Sentindo o Museu”
Ainda no dia 14 de dezembro, sábado, às 10h30, o Museu oferece aos visitantes a oportunidade de vivenciar uma experiência multissensorial na mediação “Sentindo o Museu”. A atividade, aberta ao público, visa estimular a criatividade e enriquecer a percepção, envolvendo sabores, sons, cheiros e texturas. Conduzida pelos educadores do Museu, com a participação especial da atriz Liliane Navarro, que interpretará D. Ignacia Joaquina Corrêa Pacheco, a mediação proporciona uma experiência única de aprendizado, explorando os sentidos e promovendo um envolvimento com as exposições do espaço.

Viola Caipira
Para encerrar a programação, no dia 14, às 15h30, a Orquestra Ituana de Viola Caipira retorna ao Museu com uma apresentação gratuita de músicas natalinas. Fundada em 2011 pela musicista Célia Maria Trettel da Costa e o violeiro Adilson Tadeu Rodrigues da Silveira (Dill), a orquestra se destaca por sua abordagem inovadora, dividindo seus músicos em naipes com quatro afinações distintas. Essa técnica, com violas afinadas em cebolão e rio abaixo, cria uma sonoridade única, tanto em solos quanto em acompanhamentos, e não é encontrada em outras orquestras de viola.

Museu da Energia de Itu – Programação comemorativa dos 25 anos
Endereço: Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu 
Visitação Gratuita - Exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Fragmentos do Cotidiano” e “Liberdade, Mulher e Ciências” 
Data: de 10 a 14 de dezembro
Horário: das 10h às 17h (Bilheteria aberta até às 16h15)
Aberto ao público

Distribuição de materiais educativos 
Data: de 10 a 14 de dezembro
Horário: das 10h às 17h
Aberto ao público

Mostra “Os 25 anos do Museu da Energia de Itu”
Data: de 10 a 14 de dezembro
Horário: das 10h às 17h
Aberto ao público 

Mediação Sensorial “Sentindo o Museu”
Data: 14 de dezembro
Horário: 10h30
Aberto ao público

Orquestra Ituana de Viola Caipira
Data: 14 de dezembro
Horário: 15h30
Aberto ao público     

Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Site: http://www.museudaenergia.org.br/
Instagram: @museudaenergia 
Facebook: Museu da Energia
YouTube: Museu da Energia

 

Créditos: Betini Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *