Metallica: 15 anos de "Orgullo, Pasión, Y Gloria: Tres Noches En La Ciudad de Mexico"

 

O registro ao vivo "Orgullo, Pasión, Y Gloria: Tres Noches En La Ciudad de Mexico", do Metallica, completa 15 anos em 2024 

No último sábado, 30 de novembro, o registro "Orgullo, Pasión, Y Gloria: Tres Noches En La Ciudad de Mexico", do Metallica, e que, no Brasil, foi lançado como "Orgulho, Paixão e Glória: Três Noites na Cidade do México", completou 15 anos de lançamento. Gravado no Foro Sol, na Cidade do México, nos dias 4, 6 e 7 de junho de 2009, durante a World Magnetic Tour, o material, foi lançado pela Universal Records e a produção creditada a James Hetfield e Lars Ulrich.

A princípio, esse lançamento seria feito apenas para o mercado latino-americano, porém, foi disponibilizado para o norte-europeu e, em setembro de 2010, uma versão deluxe fora lançada no Japão. Mas a edição que saiu para a América Latina foi feita em quatro formatos: um DVD com 19 faixas, um Blu-ray do DVD, um digipack com DVD e dois CD's e uma versão deluxe em um estojo com dois CD's e dois DVD's.

Na ocasião dessa apresentação na capital mexicana, o Metallica - James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo - excursionavam em meio à turnê de "Death Magnetic" (2008) e o combo, de fato, é focado para os fãs latinos, uma vez que, além do título, o material contém nos créditos e legendas traduções para o idioma local (espanhol) e em português, no caso, para os brazucas. E, claro, traz entrevistas com os membros do grupo com os créditos nos dois idiomas.

A relação entre o Metallica e os fãs mexicanos é semelhante aos Ramones para com os sulamericanos, em especial, argentinos e brasileiros, como registrara o maravilhoso box "Live Shit: Binge & Purge" (1993). Isso fica nítido ao longo do material (tanto no CD quanto no DVD), afinal, o show no estádio Foro Sol levou ao todo 155 mil pessoas nas três apresentações. O conteúdo videográfico, com 14 câmeras registrando as mais diversas manifestações, tanto da banda quanto do público, corrobora a devoção dos mexicanos para com a banda, que retribuiu toda a paixão destruindo tudo no palco.

Em relação ao repertório, logo na trinca que abre a obra, "The Ecstasy Of Gold", "Creeping Death" e "For Whom The Bell Tolls", deixou claro que Robert Trujillo caiu como uma luva e, embora muitos fãs lamentara a saída de seu antecessor, Jason Newsted, o cara se entrosou bem com os demais e, apesar de ser o integrante mais novo da trupe, não se limitou a fazer desempenhos protocolares e ficou à vontade para performar, inclusive, o show na Cidade de México é especial para ele porque é a terra-natal de sua mãe.

A cada tema, no caso para quem confere o DVD, é notar a reação do público, como foi na versão matadora de "Disposable Heroes", apesar de a voz de Hetfield não estar mais a mesma, mas ele recompensa isso esbanjando muita garra e determinação, sem contar a sua ótima interpretação.

Um dos momentos mais épicos do show veio com a clássica "One", em que são exibidas imagens panorâmicas e closes do público. As, na época, novatas "Broken, Beat & Scarred", "All Nightmare Long" e "Tha Day That Never Comes" foram bem acolhidas pelo público, que praticamente as tratou de colocá-las já como clássicos. Outro momento bacana foi a presença de "The Memory Remains", cantada em uníssono pelo público, corroborando a devoção dos mexicanos para com a banda.

O Metallica mostrou toda a sua versatilidade com os hinos obrigatórios como "Sad But True", "Master Of Puppets", “Fight Fire With Fire", assim como nas calmarias protagonizadas por "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters", que abriu alas para "Enter Sandman", que foi uma das mais aguardadas e festejadas do show.

O gran finale do DVD 1 ficou por conta de "Seek & Destroy", com mais de 50 mil mexicanos insanos pulando e cantando junto, numa verdadeira catarse.

No DVD 2 (ou CD, dependendo de quem estiver a conferir o material), não fica devendo não. Pois, tem outros petardos, como "Holier Than Thou", "Blackned", "Turn The Page", "Fuel", "Wherever I May Roam", "Fade To Black", só para citar alguns.

Em relação aos covers gravados ou já tocados pelo Metallica, aqui, só teve "The Wait", do Killing Joke, que foi tocada na última noite. Aliás, o setlist dos três dias de apresentação não foi exatamente o mesmo. Aliás, particularmente, lamentei as ausências de "Wiskey In The Jar" e "Die Die My Darling", mas um erro "imperdoável" do grupo foi não ter tocado "Whiplash", mas tudo bem, eles recompensaram com o restante.

Aliás, no caso do DVD, há vários extras entre as músicas, como trechos da entrevista coletiva que os caras deram para a imprensa mexicana, depoimentos de fãs, deslocamentos deles em direção ao local do show, cenas do backstage, enfim, tudo aquilo que todo fã do Metallica pode se esperar.

Em suma, "Orgullo, Pasión Y Gloria..." é um registro obrigatório na coleção de quem curte um autêntico show de Metal, sem se importar com as suas subvertentes.

A seguir, a ficha técnica e o tracklist (versão DVD/CD duplo) da obra.

Álbum: Orgullo, Pasión, Y Gloria: Tres Noches En La Ciudad de Mexico
Intérprete: Metallica
Lançamento: 30 de novembro de 2009
Gravadora/Distribuidora: Universal Records
Produtores: James Hetfield e Lars Ulrich

James Hetfield: voz e guitarra rítmica
Lars Ulrich: bateria
Kirk Hammett: guitarra solo e backing vocal
Robert Trujillo: baixo e backing vocal

DVD 1:
1. Opening/The Ecstasy Of Gold
2. Creeping Death
3. For Whom The Bell Tolls
4. Ride The Lightning
5. Disposable Heroes
6. One
7. Broken, Beat & Scarred
8. The Memory Remains
9. Sad But True
10. The Unforgiven
11. All Nightmare Long
12. The Day That Never Comes
13. Master Of Puppets
14. Fight Fire With Fire
15. Nothing Else Matters
16. Enter Sandman
17. The Wait
18. Hit The Lights
19. Seek & Destroy

DVD 2:
1. That Was Just Your Life
2. The End Of The Line
3. Holier Than Thou
4. Cyanide
5. Blackened
6. Helpless
7. Trapped Under Ice
8. Turn The Page
9. The Prince
10. No Remorse
11. Fuel
12. Wherever I May Roam
13. Harvester Of Sorrow
14. Fade To Black
15. ... And Justice For All
16. Dyers Eve

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *