Galeria Marília Razuk apresenta projeto solo: Seba Calfuqueo La Voz de La Tierra na Art Basel Miami Beach 2024 *

 

Foto meramente ilustrativa.

Stand Nova N20

A Galeria Marilia Razuk (São Paulo, Brasil) traz para a Art Basel Miami Beach 2024, que acontece entre os dias 04 e 08 de dezembro de 2024 no Miami Beach Convention Center, um projeto solo de Seba Calfuqueo, criado especialmente para a Art Nova.  

O projeto “Lavoz de la tierra” — a voz da terra, tece uma narrativa de valor indígena e de conexão com a terra. Através de uma coleção de novas obras elaboradas para a feira, a artista chilena capta o espírito do ativismo indígena entrelaçado com a santidade da natureza.

No centro da exposição está "Mínimo comum denominador", uma série composta por 100 figuras de cerâmica distintas, como um exército de pequenas figuras. Cada um deles, um testemunho da multiplicidade da cultura Mapuche, carrega o peso da identidade e da dialética da existência nas sociedades da América. Estas figuras não são meras representações; são um ato de recuperação, uma narrativa de resiliência meticulosamente moldada pelas mãos do artista para falar de identidade e luta. Este projecto em evolução, iniciado em 2014, continua a desafiar os estereótipos sociais, incorporando as nuances actuais dos diálogos de classe, gênero e raciais no tecido das sociedades chilenas e latino-americanas.

O espaço expositivo será adornado com novas pinturas em acrílico e pigmentos iridescentes, inspiradas em imagens de arquivo de ativistas e defensores da terra em toda a América Latina. Estas pinturas não são apenas estímulos visuais, mas palimpsestos de resistência histórica e testemunhos da feroz defesa dos direitos indígenas.

As obras de arte não só questionam a narrativa política, mas também lamentam a ruptura da ligação indígena com a terra, parte integrante da sua identidade.  O uso da cerâmica remete ao artesanato tradicional e torna-se uma tela para contar histórias, ecoando as vozes dos povos nativos por meio de expressões artísticas consagradas pelo tempo.

A participação de Calfuqueo na Art Basel Miami Beach torna-se assim mais do que uma exposição artística; é uma declaração poderosa, uma articulação de “La voz de la tierra” – a voz da terra. É um espaço onde a história e a contemporaneidade convergem, onde o passado informa o presente e onde a narrativa se estende para abranger um diálogo mais amplo sobre a perseverança cultural e ecológica. Esta exposição apresenta-se como uma narrativa comovente, honrando a resiliência da comunidade Mapuche ao mesmo tempo que afirma as suas lutas e vitórias contínuas no discurso global sobre os direitos indígenas e a justiça ambiental.

Sobre o artista
Seba Calfuqueo (Ela/Eles, Santiago, Chile, 1991) vive e trabalha em Santiago, Chile. De origem Mapuche, o trabalho de Calfuqueo baseia-se na sua herança cultural como ponto de partida para refletir criticamente sobre o estatuto social, cultural e político do indivíduo Mapuche na sociedade chilena contemporânea. O seu trabalho inclui instalações, cerâmicas, performances e vídeos, procurando explorar as semelhanças e diferenças culturais, bem como os estereótipos, que existem na intersecção das formas de pensar indígenas e ocidentais. Visam também dar visibilidade a questões do feminismo e da teoria queer.

Seu trabalho faz parte das coleções da TATE Modern (Reino Unido), Centre Pompidou (França), Denver Art Museum (EUA), MALBA Museum (Argentina), Thyssen-Bornemisza Museum (Espanha), KADIST Collection (França), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MAC RS (Brasil), Museu Nacional de Belas Artes (Chile) e MAC (Chile).

Participou como artista convidada na Bienal de Veneza (2024), Bienal de Whitney (2024), 34ª Bienal de São Paulo (2021), 12ª Bienal do Mercosul (2020) e 22ª Bienal Paiz (2020).

Ela ganhou prêmios da Fundação FAVA em 2018, do Programa Fractal Fellowships da Eyebeam em 2020, do FAARA da Fundación Ama Amoedo em 2023 e do Prêmio Cuervo na Zona Maco em 2024.

GALERIA MARILIA RAZUK
Instagram @galeriamariliarazuk
Rua Jerônimo da Veiga, 131
São Paulo Brazil 04536-000

Créditos: Erico | Marmiroli Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *