Central Córdoba: campeão da Copa Argentina 2024

 

Central Córdoba (SdE) é campeão da Copa Argentina 2024. Créditos: @cacc_sde 

Com um golaço de Godoy, o Central Córdoba (SdE) venceu o favorito Vélez Sarsfield por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (11) e faturou de forma inédita a Copa Argentina 2024, em final disputada em partida única no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé. Essa foi a maior conquista da equipe de Santiago del Estero (sim, apesar do nome, a equipe não é da cidade de Córdoba) em 105 anos de história e está garantido na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025.


O jogo começou com o Vélez Sarsfield com a posse de bola, com o Central Córdoba atuando atrás da linha de bola para tentar sair no contra-ataque. Mas a primeira chegada mais aguda foi do Vélez. Braian Romero deu ótima assistência para Carrizo, que recebeu na direita, finalizou e Ingolotti fez uma grande defesa.


O Fortín seguiu em cima, com posse de bola no campo de ataque. Aos 16 minutos, o escanteio foi cobrado da direita, houve o desvio no primeiro pau, ficou "viva" na pequena área, Eliás Gómez chutou, ela desviou no braço de apoio de Abascia e ficou amortecida para Ingolotti. Os jogadores do Vélez reclamaram de pênalti, mas a arbitragem nada marcou.


A qualidade do jogo diminuiu nos minutos seguintes, com o Vélez mantendo a posse, ocupando o campo de ataque e os Ferroviários tentando investir em bolas longas em de Cabral e Godoy, mas sem sucesso. 


O Vélez Sarsfield trabalhou bem. Aos 39 minutos, Carrizo foi acionado na direita, rolou para Braian Romero, que dominou e, antes da chegada da marcação, rolou para Pellegrini, que finalizou em cima do goleiro do Central, que desviou para escanteio. Dois minutos depois, o Central Córdoba respondeu. Aos 41, em cruzamento da direita feito por Barrios, Godoy deu uma linda bicicleta e Marchiori fez uma defesaça.


O árbitro Yael Falcón Pérez deu mais dois minutos de acréscimos. Aos 46 minutos, a falta foi cobrada da esquerda em direção à área do Central e Mammana cabeceou por cima do travessão. E, no minuto seguinte, conforme o previsto, o árbitro encerrou a etapa inicial, com o 0 a 0 mantido.


No segundo tempo, o Central Córdoba veio mais ofensivo, subindo mais as linhas. No primeiro minuto, a bola rondou a área do Vélez, a defesa tirou e, na sobra, Valdez arriscou de longe e mandou por cima do gol. Dois minutos depois, Ingolotti saiu de forma atabalhoada do gol, bateu cabeça com Valdez, furou o chute depois e, na sequência, Aquino (substituto de Ordóñez) pegou a sobra tentou encobrir, mas a bola saiu por cima do gol. Logo em seguida, o goleiro precisou receber atendimento médico porque, na disputa, levou a pior.


Mas, aos oito, Godoy recebeu na meia direita, viu Marchiori adiantado e, dali mesmo, mandou no ângulo. Que golaço. Evidentemente, o Fortin foi para cima em busca do empate. Aos 17, a bola foi cruzada da esquerda, a defesa do Central tirou de cabeça e, no rebote, Aquino emendou de primeira, mas não pegou em cheio e Ingolotti fez a defesa. Mas o Central Córdoba seguiu levando perigo. Aos 20 minutos, Atencio recebeu de costas para o gol, foi puxado pela camisa e, mesmo assim girou e finalizou da entrada da área, que mandou à direita da meta de Marchiori.


Nos minutos seguintes, o Vélez Sarsfield demonstrou um certo nervosismo pelo gol sofrido, passando a errar passes, enquanto a equipe de Santiago del Estero valorizava bastante o tempo, especialmente na catimba e na cera. Aos 31, Aquino cobrou escanteio curto na primeira trave e Pizzini mandou à esquerda do gol.


Os comandados de Gustavo Quinteros tentaram ir para cima na base do abafa, mas a defesa dos Ferroviários tirou a bola de sua área de tudo quanto pode para tentar o contra-ataque.


Aos 42, Aquino cobrou uma falta da esquerda, quase um escanteio, a bola foi no segundo pau, houve o cabeceio e, caído, o goleiro do Central defendeu, a bola ficou viva na área e defesa isolou. Dois minutos depois, Lagos cruzou da direita, Michael Santos tentou cabecear e a bola passou com muito perigo. Aos 45, Valentín Gómez soltou uma pancada e a bola explodiu no travessão.


O árbitro Yael Falcón Pérez deu sete minutos de acréscimos. A partir daí, o Central Córdoba ficou com os seus 11 jogadores no campo de defesa, acuado e se segurando. Aos 50, bola foi lançada na direita da área, Pizzini pegou de primeira para tentar dar assistência, mas não pegou em cheio e o goleiro defendeu. Até que, aos 52 minutos, Yael Falcón Pérez encerrou a partida. Fim de jogo no 15 de Abril: Vélez Sarsfield 0, Central Córdoba 1. Os Ferroviarios são campeões da Copa Argentina 2024.

 

O primeiro tempo foi morno, disputado, com o Vélez com mais posse de bola, ocupando o campo de ataque, atacando especialmente pelo lado direito, enquanto o acanhado Central Córdoba atuou de forma mais acanhada, com cada equipe criando uma boa chance, de fato. A melhor do Fortín, foi com Pellegrini finalizando em cima de Ingolotti e, três minutos depois, Barrios cruzou da direita, Godoy deu uma incrível defesa e Marchiori fez uma grande defesa. No segundo tempo, os Ferroviários voltaram mais ariscos e, logo aos oito minutos, conseguiram chegar ao gol de maneira surpreendente, com Godoy arriscou da lateral direita direto para o gol e marcou um golaço, lembrando o tento que Ronaldinho Gaúcho marcou em Seaman na Copa do Mundo de 2002, com a diferença é que o camisa 11 do Central chutou ao gol com a bola rolando. Depois disso, o Vélez Sarsfield tentou ir para cima, aos trancos e barrancos, ficando exposto aos contra-ataques, mas os comandados de Omar de Felippe não soube aproveitar. Na base do abafa, o Fortín ainda acertou o travessão com um chutaço do zagueiro Valentín Gómez, mas o ferrolho montado pelo time de Santiago del Estero mostrou eficiência, segurou o resultado e conquistou a sua maior glória em seus 105 anos de existência.

 

Com o título da Copa Argentina ficando com o Central Córdoba, os cenários dos argentinos classificados para a próxima Libertadores ficaram assim: se o Lanús for campeão argentino, ele garantirá a sexta e última vaga direta para a fase de grupos do torneio continental, jogando o River Plate para a pré-Libertadores e o Boca Juniors para a Copa Sulamericana. Porém, se o Vélez Sarsfield (por isso que Xeneizes e Millonarios precisariam torcer para La V Azulada no jogo de hoje) ou Talleres levar o título nacional, o River Plate ficará com a última vaga direta e o Boca Juniors irá para a pré-Libertadores. Ou seja, dependendo do sorteio na sede da Sulamericana, o Corinthians ou o Bahia poderá enfrentar um dos dois gigantes argentinos antes da fase de grupos.


A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica da decisão.


Data - Jogo - Local:

Primeira Fase:

02/04 - Central Córdoba (SdE) 3x1 Quilmes - Alfredo Beranger, Turdera (ARG)

Segunda Fase:

17/07 - Estudiantes de La Plata 1x2 Central Córdoba (SdE) - El Gigante de Alberdi, Córdoba (ARG)

Oitavas-de-final:

21/04 - Central Córdoba (SdE) (3)0x0(2) Newell's Old Boys - Único de San Nicolás, San Nicolás de los Arroyos (ARG)

Quartas-de-final:

18/09 - Central Córdoba (SdE) 2x1 Temperley - Único de San Nicolás, San Nicolás de los Arroyos (ARG)

Semifinal:

24/10 - Huracán 1x2 Central Córdoba (SdE) - Único de San Nicolás, San Nicolás de los Arroyos (ARG)

Final:

11/12 - Vélez Sarsfield 0x1 Central Córdoba (SdE) - 15 de Abril, Santa Fé (ARG)


FICHA TÉCNICA: VÉLEZ SARSFIELD 0x1 CENTRAL CÓRDOBA (SDE)

Competição/Fase: Copa Argentina 2024 - final (jogo único)

Local: Estádio 15 de Abril, Santa Fé (ARG)

Data: 11 de dezembro de 2024, quarta-feira - 21h10 (horário de Brasília)

Árbitro: Yael Falcón Pérez

Assistentes: Juan Pablo Belatti e Gabriel Chade

Cartões Amarelos: Bouzat e Gustavo Quinteros (téc.); Florentín (Vélez Sarsfield); Kevin Vázquez, Godoy e Cabral (Central Córdoba)

Gol: Godoy, aos 8 min do 2° tempo (0-1)

VÉLEZ SARSFIELD: 1.Marchiori; 4.García (14.Lagos), 2.Mammana, 31.Valentín Gómez e 3.Eliás Gómez; 32.Ordóñez (22.Aquino), 5.Jalil Elías, 26.Bouzat e 28.Carrizo (36.Montoro); 11.Pellegrini (7.Michael Santos) e 9.Braian Romero (20.Pizzini). Técnico: Gustavo Quinteros

CENTRAL CÓRDOBA (SDE): 1.Ingolotti; 13.Barrios, 2.Abascia, 15.Yonathan Rak, 6.Valdez e 26.Juan Meli; 25.Florentín, 32.Kevin Vázquez e 8.Atencio (20.Martínez); 29.Cabral (7.Benítez) e 11.Godoy (21.Segovia). Técnico: Omar de Felippe


Parabéns ao Club Atlético Central Córdoba pelo título.


Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *