Vissel Kobe: campeão da Copa do Imperador 2024

 

Vissel Kobe conquistou o título da Copa do Imperador 2024 contra o Gamba Osaka. Créditos: @jfa_tennouhai 

Com gol marcado por Miyashiro, aos 19 minutos do segundo tempo, o Vissel Kobe superou o Gamba Osaka por 1 a 0, na final da Copa do Imperador 2024, disputada neste sábado (23), disputada no Estádio Nacional do Japão, em Shinjuku. O time ainda poderá fazer a dobradinha na temporada por ainda liderar a J.League 2024, o campeonato japonês.

Logo nos primeiros minutos de jogo, o Gamba Osaka tentou se impor e teve a sua melhor chance na etapa inicial. Yamada cruzou da esquerda, Dawhan cabeceou, o goleiro Maekawa fez uma defesaça e, na sequência do lance, a bola foi ajeitada novamente para o camisa 23, que cabeceou para fora. Depois, Gamba Osaka e Vissel Kobe fizeram o protocolar jogo de estudo, com troca de passes, girando a bola e tal.

A primeira chance de perigo do Vissel veio aos 18 minutos, com Muto recebendo na direita, puxou para o meio, encarando a marcação, deu um passe em profundidade para Ide, mas foi um pouco forte e o goleiro Ichimori chegou no abafa. O Gamba Osaka respondeu aos 24 com Handa que, depois de subir pela direita, tentou o chute de fora da área, mas bateu torto na pelota e longe do alvo.

O Ushi se manteve com mais volume de jogo, com mais presença no campo do adversário que, por sua vez, tentava explorar o contra-ataque, com toques rápidos. Aos 42, Hatsuse cruzou da esquerda na área, Yamagushi tentou o cabeceio, mas a bola resvalou em sua cabeça e saiu.

O time Nerazzurri tentou uma pressão no final do primeiro tempo, mas a etapa inicial foi encerrada aos 46 minutos sem um vitorioso parcial.

O segundo tempo começou com aquela trocação entre as equipes, ora um lado ataque, ora era atacado, mas sem culminar em chances claras de gol. Aos 10 minutos, Dawhan soltou a pancada do meio da rua e o goleiro Maekawa defendeu em dois tempos.

No entanto, aos poucos, o Vissel Kobe passou a ir para cima. Até que, aos 19 minutos, o gol saiu. Muto passou em velocidade pelo lado esquerdo, recebeu na área, tirou do goleiro, rolou para a pequena área, a defesa tentou tirar, mas acabou deixando a pelota "no jeito" para Miyashiro não perdoar e mandar para as redes.

Depois de ter sofrido o gol, o Gamba Osaka não teve outra opção a não ser ir para cima. Passou a ter mais a posse de bola, a ocupar o campo do adversário, rondando a sua área. Aos 30 minutos, teve uma ótima chance de empatar. Alano cruzou na medida para Dawhan, que cabeceou firme e a bola, caprichosamente, saiu à esquerda da trave de Maekawa. Definitivamente, não era o dia do brasileiro da camisa 23.

Os comandados de Takayuki Yoshida mantiveram a postura e tentaram a todo custo o empate. Aos 38, Jebali cobrou falta, mas o chute foi no meio do gol e o arqueiro defendeu sem dificuldades.

A etapa final teve seis minutos de acréscimos. A partir daí, o Gamba Osaka foi para o abafa, mesclando desespero e precipitação em algumas jogadas, enquanto o Vissel Kobe ficou fechado à espera de encaixar um contragolpe. No entanto, aos 51 minutos, o árbitro Yudai Yamamoto encerrou a partida. Fim de jogo no Estádio Nacional: Gamba Osaka 0, Vissel Kobe 1. O Ushi é campeão da Copa do Imperador 2024. O segundo título da competição na história do clube de 58 anos. Mas, a festa ainda pode ficar completa, podendo conquistar o título da J.League 2024, competição na qual está na liderança com 68 pontos, faltando duas rodadas para o término do campeonato nacional. Se vencer na próxima rodada e o vice-líder Hiroshima for derrotado, o Vissel Kobe confirmará a conquista com uma rodada de antecedência.

A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica da decisão.

Data - Jogo - Local:
Segunda Fase:
25/03 - Vissel Kobe 2x0 Kataller Toyama Noevir Stadium Kobe, Kobe (JAP)
Terceira Fase:
10/07 - Vissel Kobe 2x0 Tokushima Vortis - Pocarisweat Stadium, Naruto (JAP)
Oitavas-de-final:
21/08 - Kashiwa Reysol 0x1 Vissel Kobe - Sankyo Frontier Kashiwa Stadium, Kashiwa (JAP)
Quartas-de-final:
25/09 - Kashima Antlers 0x3 Vissel Kobe - Noevir Stadium Kobe, Kobe (JAP)
Semifinal:
27/10 - Vissel Kobe 2x1 Kyoto Sanga - Noevir Stadium Kobe, Kobe (JAP)
Final:
23/11 - Gamba Osaka 0x1 Vissel Kobe - Estádio Nacional, Shinjuku (JAP)

FICHA TÉCNICA: GAMBA OSAKA 0x1 VISSEL KOBE
Competição/Fase: Emperor's Cup 2024 (Copa do Imperador) - final (jogo único)
Local: Estádio Nacional do Japão, Shinjuku (JAP)
Data: 23 de novembro de 2024, sábado - 2h (horário de Brasília)
Árbitro: Yudai Yamamoto
Cartões Amarelos: Alano (Vissel Kobe); Patric (Gamba Osaka)
Gol: Miyashiro, aos 19 min do 2° tempo (0-1)
GAMBA OSAKA: 22.Ichimori; 3.Handa, 20.Nakatani, 2.Fukuoka e 4.Kurokawa (15.Kishimoto); 23.Dawhan, 16.Suzuki (27.Mito), 17.Yamashita (47.Alano), 10.Kurata (97.Welton) e 9.Yamada (11.Jebali); 13.Sakamoto. Técnico: Dani Poyatos
VISSEL KOBE: 1.Maekawa; 15.Honda (19.Hatsuse), 4.Yamakawa, 3.Thuler e 24.Sakai; 7.Ideguchi, 6.Ogihara, 11.Muto, 18.Ide (22.Sasaki) e 9.Miyashiro (26.Patric);  10.Osako (96.Yamagushi). Técnicos: Takayuki Yoshida

Parabéns ao Vissel Kobe pelo título.

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *