Tiago Nacarato e Cainã Cavalcante lançam EP "Beira-Mar" - Uma Homenagem à Cultura Lusófona *
Cainã Cavalcante e Tiago Nacarato. Foto: Lucas Coelho |
O cantor e compositor português Tiago Nacarato e o talentoso violonista brasileiro Cainã Cavalcante lançam o EP, Beira-Mar. Composto por 8 faixas,
este projeto celebra as profundezas e a beleza da cultura lusófona, oferecendo uma viagem musical que e atravessa o Atlântico conecta Portugal ao Brasil.
Beira-Mar apresenta releituras sofisticadas de canções emblemáticas da música brasileira, homenageando grandes nomes como Marcelo Camelo, Noel Rosa, Zé Keti, Lupicínio Rodrigues, Caetano Veloso, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, O Garoto e Haroldo Barbosa. Através de novos arranjos e interpretações intimistas, Nacarato e Cainã trazem frescura e uma nova visão a estes clássicos, respeitando as melodias e letras que marcaram diferentes gerações.
Tiago Nacarato, conhecido por sua voz suave e melódica, cresceu imerso na música brasileira, graças às suas raízes familiares e à sua paixão pela MPB (Música Popular Brasileira). Sua carreira ganhou destaque com a participação no programa The Voice Portugal, e desde então ele tem conquistado palcos em Portugal e no Brasil, levando seu estilo único, que combina a leveza da bossa nova com a sofisticação do jazz e da música portuguesa.
Por sua vez, Cainã Cavalcante é um dos grandes expoentes da nova geração de músicos brasileiros. Violonista virtuoso e inovador, Cainã já colaborou com nomes consagrados como Yamandu Costa e João Bosco, e é reconhecido pela sua habilidade em transitar por diversos estilos, do choro ao jazz, com uma precisão técnica e sensibilidade interpretativa que elevam qualquer parceria.
Juntos, Tiago Nacarato e Cainã Cavalcante formam uma dupla de exceção, que em Beira Mar oferece ao público uma redescoberta de clássicos, com arranjos que respeitam a essência das composições originais, mas trazem novos ares e uma intimidade que ressoa profundamente com os ouvintes. Seja através do samba, da bossa nova ou da MPB, o EP é uma verdadeira ponte musical entre Portugal e Brasil, repleta de sentimento, técnica e arte.
‘’Este projeto é um presente que a vida me deu. Desde que me entendo como músico que procuro ter em palco e/ou em disco uma combinação em que a canção e improviso coexistam no mesmo espaço-tempo. Em que a música possa viajar para caminhos desconhecidos e ao mesmo tempo conte uma história comum a todos. Com o Cainã isto tornou-se finalmente possível. Talvez por sermos filhos da mesma cultura, talvez pelo seu virtuosismo magnético e certeiro, talvez pela combinação desses e de outros fatos, o nosso encontro em estúdio e na vida deu muito certo. É com muito orgulho e com muita vontade que mostro ao mundo este projeto e que pelo mundo possamos caminhar com ele. Que todos juntos possamos repetir e repetir e repetir esta energia musical que é Beira-Mar’’, explicou o artista Tiago Nacarato.
O EP conta ainda com uma homenagem especial à poetisa portuguesa Florbela Espanca, com a interpretação de “Perdidamente”, música composta pelo reconhecido artista português João Gil. As palavras líricas da poetisa ganham nova vida através da delicada interpretação dos músicos, criando um momento de grande emoção que une a profundidade da poesia portuguesa à riqueza musical deste projeto.
Este encontro dos dois artistas forma uma ponte musical que exalta as raízes comuns e a beleza das diferenças entre as culturas. O EP promete encantar os amantes da música, oferecendo uma mistura de tradição e modernidade, onde cada faixa é uma viagem por melodias e histórias que atravessam o tempo e o oceano.
"O encontro com Tiago me remete à ternura das amizades feitas na infância. No encantamento pela imaginação sem limites, nas brincadeiras simples das crianças, na fluidez sincera das trocas, sem ego, só sendo. No nosso caso, o encontro acontece na fase adulta com todas suas questões velozes e dualidades, mas a música vem nos resgatar para esse lugar de sublimação. O fascínio pela música e pelo violão estreitaram ainda mais esse laço".
“Beira-Mar é o pé firme na areia e possibilidade de viajar pela imensidão das águas. Voz e violões navegando pelo som. Um repertório divertido, gostoso de tocar, bom de ouvir. Onde contemplamos grandes canções brasileiras e portuguesas. Certeza de muita conexão com o público”, finalizou Cainã Cavalcante.
Beira Mar promete emocionar e encantar, com interpretações delicadas que transportam o ouvinte para um universo de nostalgia, poesia e musicalidade. Um tributo à irmandade cultural dos dois países, reafirmando o poder da música em unir corações e atravessar fronteiras.
Beira-Mar já está disponível nas principais plataformas.
Turnê de lançamento Europa/Brasil prevista para o primeiro semestre de 2025
Créditos: Graciela Binaghi
* Este conteúdo
foi enviado pela assessoria de imprensa
Comentários
Postar um comentário