Teatro Escola Macunaíma recebe o reitor Grigori Zaslavsky e professores do GITIS *

 

Foto meramente ilustrativa.

Teatro Escola Macunaíma comemora 50 anos e convida GITIS para atividades em homenagem a Stanislávski

Para celebrar os 160 anos de nascimento de Stanislávski (1863-1938), o Teatro Escola Macunaíma e o GITIS - Russian Institute of Theatre Arts se uniram para oferecer aos artistas brasileiros a oportunidade de experimentar aulas, técnicas e métodos aplicados neste instituto russo, referência mundial em teatro, o GITIS. Entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro de 2024 acontecem diversas atividades no Teatro Escola Macunaíma, na unidade Barra Funda, para homenagear esse grande ator, diretor, pedagogo e escritor russo.

“Stanislávski foi revolucionário porque desenvolveu uma nova forma de atuar, cujo objetivo era revelar o espírito humano. Para ele, a atuação precisava mostrar a verdade interior de cada ser”, comenta Simone Shuba, professora do Teatro Escola Macunaíma.

A programação, que também celebra os 50 anos do Teatro Escola Macunaíma, começa com o workshop O Sistema Stanislávski no Século XXI por GITISministrado por três professores da instituição russa, com coordenação de Grigori ZaslavskyAs aulas, todas com tradução simultânea, acontecem entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, das 9h às 17h30, no Macunaíma Unidade Barra Funda.

Ao longo de sete dias, os alunos participarão de muitas sessões práticas e teóricas que revelam o processo de análise ativa de Stanislávski no século XXI. “Ele individualiza a criação a partir da visão de mundo de cada um para poder chegar na verdade íntima e profunda de cada ser”, explica Simone.

Para isso, o pensador russo criou um Sistema. “Ele planejou um sistema pedagógico e artístico para ser trabalhado com estudantes, propiciando uma mudança de paradigma. Para Stanislávski, o elemento mais importante na cena é o ator, mas um ator que é também um ser humano que experiencia uma circunstância e compartilha isso com a plateia. É como se o espectador também fosse personagem”, completa.

A Importância de Stanislávski e da GITIS para o Teatro Brasileiro
A GITIS, fundada em 1878, é a maior e mais antiga escola de teatro russa. É a única academia de teatro que treina estudantes em todas as profissões nas artes teatrais, ao mesmo tempo que oferece educação universitária tradicional em artes e humanidades. As oito faculdades da escola acolhem anualmente 1.500 estudantes russos e estrangeiros.

O ensino baseia-se na busca pela harmonia entre os sistemas desenvolvidos por Constantin Stanislavski e Michel Chekhov.

Programação aberta ao público
Os interessados pelo mundo do teatro também podem aproveitar essa programação de homenagem. Entre os dias 29 de novembro e 05 de dezembro fica em cartaz no Teatro Escola Macunaíma a exposição Stanislávski 160 AnosSerá uma atração multimídia dedicada à vida e à obra do gênio. “O público conhecerá mais a fundo esse gênio por meio de um vídeo elaborado pelo GITIS”, conta Luciano Castiel, diretor do Teatro Escola Macunaíma.

E no dia 10 de dezembro, às 20h, acontece uma palestra com o reitor do GITIS, Grigori Zaslavsky. No cargo desde 2016, ele também é professor de história do teatro na instituição. “Essa parceria entre o Macunaíma e o GITIS foi viabilizada pelo Russian Seasons, uma temporada de arte e cultura financiada pelo estado russo em todo o mundo”, afirma Castiel.

GITIS-FEST
Há ainda outra ação relacionada a esse intercâmbio. Em 2025, o Teatro Escola Macunaíma participa da 5ª edição do GITIS-FEST, um festival internacional de peças estudantis que acontece em Moscou.

Para estar presente no evento era preciso apresentar um espetáculo de um autor nacional que se relaciona com algum escritor russo. “Passado, Presente Zenturo" foi a peça da nossa escola selecionada para representar o Brasil na mostra. Trata-se de um diálogo entre As Três Irmãs (1900), de Tchékhov, e Marcha para Zenturo (2010), da Grace Passô”, diz o professor André Haidamus, diretor da montagem.

A trama acontece em 2441, durante uma festa de Ano Novo que marca o reencontro de um grupo de pessoas com laços de amizade do passado. No futuro, viver o “agora” é uma doença, mas tem quem ouse viver o presente.

No elenco estão Angelo Marin, Caroline Felizardo, Débora Fogaça, Emma Rossi, Fernanda Mamedes, Gabriel Roberto, Gustavo Mafia, João Márcio, Julia Mendes, Lenon Bidoia, Lorenza Vilalba, Luiz Feltrin, Marcela Fonseca e Mauro Ornelas.

O espetáculo já participou do 30° Festival De Teatro De Vinhedo e está em cartaz no Teatro Escola Macunaíma desde 20 de setembro. A temporada acaba em 27 de outubro.

“Ficamos muito felizes, porque o Macunaíma é a única escola técnica a participar desta edição do GITIS-FEST”, celebra Castiel.

SOBRE O GITIS
Fundado em 1878, o GITIS (Russian Institute of Theatre Arts) é uma lenda viva das artes cênicas. A instituição é reconhecida por sua abordagem única, que combina tradições russas com respeito aos métodos existentes para quebrar as regras e inventar novas abordagens.

Os alunos são preparados para enfrentar desafios contemporâneos com produções regulares e colaborações internacionais, sendo um ponto de encontro global das artes cênicas.

SOBRE GRIGORI ZASLAVSKY
Nascido em 1967, Grigori Zaslavsky é reitor do Instituto Russo de Artes Teatrais (GITIS) desde 2016. Graduado em Estudos Teatrais, possui PhD em Filologia. Iniciou sua carreira no jornalismo cultural em 1989, trabalhando em diversos meios, como "Moskovsky Komsomolets" e a rádio "Vesti-FM".

Cofundador do Helikon-Opera, Zaslavsky é também professor de história do teatro no GITIS.

Foi membro do Conselho Público do Ministério da Cultura e da Câmara Pública da Federação Russa. É Artista Honorário da Rússia (2021).

SERVIÇO
Workshop O Sistema Stanislávski no Século XXI por GITIS
Data: 
29 de novembro a 5 de dezembro, das 9h às 17h30
Local: Macunaíma Unidade Barra Funda - Rua Adolfo Gordo, 238 – Santa Cecília - São Paulo - SP Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Valores subsidiados - R$100,00 (atrizes e atores formados no Macunaíma) ou R$200,00 (atrizes e atores com DRT)
Faça sua inscrição por meio deste link: https://macunaima.online/GITIS
Pré-requisito: Necessário ter DRT
Vagas: 45
*Haverá tradução simultânea das aulas

Exposição Stanislávski 160 Anos
Data: 
29 de novembro a 5 de dezembro
Local: Macunaíma Unidade Barra Funda - Rua Adolfo Gordo, 238 – Santa Cecília - São Paulo - SP Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Gratuita

Palestra do reitor do GITIS, Grigori Zaslavsky
Data:
 10 de dezembro, às 20h
Local: Macunaíma Unidade Barra Funda - Rua Adolfo Gordo, 238 – Santa Cecília - São Paulo - SP Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Gratuita

Créditos: Daniele Valério | Canal Aberto

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *