Shangai Port: campeão da China FA Cup 2024

 

Foto: divulgação

O Shangai Port derrotou o Shandong Taishan por 3 a 1 neste sábado (23), no Wenzhou Olympic Sports Center Stadium, em Wenzhou, e conquistou o título da China FA Cup 2024, a Copa da China. Os gols da partida foram marcados por Li Shiai, Léo Cittadini e Wang Zhenao para os Red Eagles, enquanto Zeca descontou para o time do Monte Tai.

O jogo começou bastante estudado, com os times alternando a posse de bola. Mas a primeira chance foi do Shandong Taishan. Logo aos seis minutos, Peng recebeu na frente, o goleiro Yan saiu pra dividir, o camisa 25 ganhou a disputa e, praticamente com o gol vazio, conseguiu chutar a bola na trave. Na sequência do lance, foi cometida falta em cima do camisa 1 do Shangai Port.

Aos poucos, o Shangai Port foi crescendo no jogo, tendo mais a posse de bola e criou a sua primeira oportunidade aos 14 minutos, com o argentino Matías Vargas soltando a bomba do meio da rua e o goleiro Wang fazendo grande defesa. Em seguida, aos 17, Feng tentou um chute colocado da entrada da área e Wang fez outra ótima defesa. Em seguida, após jogada ensaiada de bola parada, a pelota foi alçada na área e Wang cabeceou sem direção.

Enquanto os Red Eagles estavam melhores em campo, o Shandong Taishan quase abriu o placar. Aos 27, o time do Monte Tai desperdiçou uma ótima chance. O geórgico Qazaishvili avançou pelo meio, acionou Cryzan, o camisa 19 deu o passe em elevação e o camisa 10, sozinho, cabeceou nas mãos do goleiro Yan.

Mais tarde, aos 32, Oscar cobrou o escanteio no primeiro pau, onde foi feito a "casquinha", a bola cruzou a pequena área e ninguém conseguiu concluir. Mas, pouco tempo depois, o Shangai Port abriu o placar. Após lance pela direita, a bola foi cruzada rasteira na área, Gustavo furou e o atento Li Shiai apareceu como elemento surpresa na segunda trave e mandou para o gol vazio.

Os comandados de Kevi Muscat tentaram empatar aos 39, mas o chute de Wu saiu por cima do gol. O Shadong esboçou uma pressão para tentar igualar ainda no primeiro tempo. Aos 43, o escanteio foi batido da esquerda, houve a cabeçada no meio da área, o goleiro defendeu e, na sequência do lance, Zheng, que pegaria o rebote estava em impedimento.

O primeiro tempo era para ter dois minutos de acréscimos. Mas, antes de pelota terminar de rolar, houve um princípio de confusão no meio-de-campo. Na sequência do lance, os Red Eagles ampliaram a vantagem. Aos 49 minutos, a bola foi lançada na área, Gustavo ganhou a disputa de cabeça, a redonda sobrou para Feng, que chutou e Léo Cittadini desviou para o gol e ampliou o placar.

Para o segundo tempo, o Shandong Taishan voltou com Li Yuanyi no lugar de Tong e, pouco tempo depois, Xu Xin substituiu Léo Cittadini pelos lados do Shangai Port. O primeiro lance de perigo da etapa complementar aconteceu aos seis minutos. Matías Vargas recebeu na área, encarou a marcação, tentou bater com efeito e a esférica saiu por cima do travessão.

Contudo, aos oito, o time de Kevin Muscat descontou. Depois de boa jogada pela esquerda, a bola chegou até a entrada da área e o brasileiro Zeca encheu o pé e manteve o Shandong vivo na disputa. O lance motivou a equipe laranja. Dois minutos mais tarde, Cryzan chutou do lado esquerdo da grande área, Yan quase aceitou e mandou a redonda para escanteio.

A equipe de Choi Kang-Hee sentiu o gol sofrido e está aceitando a pressão do adversário. Aos 19 minutos, os Red Eagles tiveram uma ótima chance de ampliar. Em investida pela esquerda, a bola foi rolada para a grande área e o argentino Matías Vargas tentou bater de chapa, mas pegou de tornozelo e a finalização saiu torta. No minuto seguinte, depois de boa troca de passes pelo meio, Oscar deu ótimo passe para Gustavo, que dominou e, de forma inacreditável, chutou para fora.

Nos minutos seguintes, o jogo ficou bastante concentrado no meio-de-campo, com alternância na condução da bola e algumas faltas para travar a peleja. Apenas aos 31, veio um chute perigoso, de Qazaishvili, mas sem assustar Yan.

A partir dos 35 minutos, o Shandong esboçou uma pressão, mas ficando sujeito aos contragolpes. E, antes dos acréscimos, cada equipe teve uma chance. Primeiro, o Shangai, com Xu Xin, que recebeu na frente, livre, mas na hora do chute, finalizou em cima do goleiro, mas para sua sorte, o lance foi anulado por impedimento. Contudo, se o lance fosse finalizado em gol, o VAR seria acionado porque o assistente errou. Em seguida, o Shandong respondeu com Cryzan, porém, a finalização de seu camisa 9 saiu por cima. O jogo teve seis minutos de acréscimos.

No entanto, aos 47 minutos, Wang Zhenao, que acabara de entrar, foi predestinado para fazer o gol do título para as Águias Vermelhas. O camisa 19 interceptou um passe na linha divisória, tocou na direita, recebeu de volta, avançou livre, entrou na área, chutou, a marcação tentou travar, mas a bola desviou no defensor adversário e tirou o goleiro completamente do lance.

A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica da decisão

Data - Jogo - Local:
Quarta-Fase:
21/06 - Guangxi Hengchen 0x2 Shangai Port - Nanning Sports School Wuhe Campus Football Field, Nanning (CHN)
Oitavas-de-final:
17/07 - Zhejiang 1x2 Shangai Port - Xiaoshan Sports Center, Hangzhou (CHN)
Quartas-de-final:
22/08 - Shangai Port 3x0 Tianjin Jinmen Tiger - Pudong Football Stadium, Shangai (CHN)
Semifinal:
25/09 - Shangai Port 3x2 Shangai Shenhua - Pudong Football Stadium, Shangai (CHN)
Final:
23/11 - Shandong Taishan 1x3 Shangai Port - Wenzhou Olympic Sports Center Stadium, Wenzhou (CHN)

FICHA TÉCNICA: SHANDONG TAISHAN 1x3 SHANGAI PORT
Competição/Fase: China FA Cup 2024 (Copa da China) - final (jogo único)
Local: Wenzhou Olympic Sports Center Stadium, Wenzhou (CHN)
Data: 23 de novembro de 2024, sábado - 7h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Ma Ning
Cartões Amarelos: Peng, Zeca, Choi Kang-Hee (téc.), Li Yuanyi e Marcel (Shandong Taishan); Jussa (Shangai Port)
Gols: Li Shiai, aos 32 min (0-1); e Léo Cittadini, aos 49 min do 1° tempo (0-2); Zeca, aos 8 min (1-2); e Wang Zhenao, aos 47 min do 2° tempo (1-3)
SHANDONG TAISHAN: 14.Wang; 2.Tong (22.Li Yuanyi) 3.Marcel, 5.Zheng e 33.Gao; 20.Liao (13.Zhang Chi), 25.Peng (8.Delgado), 17.Wu e 10.Qazaishvili; 9.Cryzan e 19.Zeca (24.Bi Jinhao). Técnico: Choi Kang-Hee
SHANGAI PORT: 1.Yan; 4.Wang (19.Wang Zhenao), 3.Browning, 2.Li Ang e 32.Li Shiai; 22.Jussa, 10.Matías Vargas, 18.Léo Cittadini (16.Xu Xin) e 8.Oscar; 27.Feng (11.Liu Wenjun) e 9.Gustavo. Técnico: Kevin Muscat

Parabéns Shangai Port Football Club pelo título.

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *