Santos vence Coritiba e está de volta à elite do futebol brasileiro

 

Otero (no meio da foto) comemora o gol que confirmou o acesso do Santos à primeira divisão do futebol brasileiro em 2025 contra o Coritiba nesta segunda-feira (11). Créditos: Raul Baretta/Santos FC

O Santos está oficialmente de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe santista foi até o Couto Pereira e derrotou o Coritiba por 2 a 0, gols de Wendel Silva e Otero, em compromisso válido pela 36ª rodada da Série B, na noite desta segunda-feira (11). Com 68 pontos, e com apenas dois jogos a disputar, o Alvinegro da Vila Belmiro não pode ser mais alcançado pelo quinto colocado da competição, neste momento, o Ceará, que só poderá chegar a 66.

Mesmo sem chances de classificação, tampouco de rebaixamento, o Coritiba teve a iniciativa no jogo, criando a primeira boa chance com Matheus Frizzo que, aos três minutos, arriscou de fora da área para fora. Aos poucos, os visitantes foram equilibrando as ações do jogo. Aos nove, Guilherme veio por dentro, tentou de fora da área e mandou nas mãos do goleiro Pedro Morisco.

O Peixe foi melhorando nos minutos seguintes. Aos 14 minutos, Giuliano recebeu de Wendel, dominou e chutou de canhota e a bola passou perto do ângulo do arqueiro Coxa-branca. Cinco minutos depois, Giuliano recebeu no meio, avançou e deu excelente passe para Wendel Silva que, em boas condições, entrou na área e bateu por baixo do goleiro para colocar os visitantes na frente.

O Coritiba, que fazia um bom jogo até tomar o gol, tentou o empate pouco tempo depois. Aos 24, em uma boa trabalhada no ataque, Lucas Ronier recebeu na entrada da área, arriscou, goleiro Gabriel Brazão defendeu parcialmente e, no rebote, Natanael não conseguiu continuar o lance. No lance seguinte, aos 25, Brazão fez duas defesas espetaculares de forma consecutiva. Primeiro, Frizzo soltou a bomba de fora da área, o goleiro defendeu e, na sobra, Brumado chutou e o camisa 77 da meta santista defendeu.

Depois de sofrer com as investidas dos anfitriões, o Santos tratou de partir para cima. Aos 30, Otero cobrou falta de longe e exigiu boa defesa de Morisco. Nos minutos seguintes, o jogo ficou mais pegado, com faltas mais ríspidas, exigindo ações enérgicas da arbitragem, que deu cartões amarelos para jogadores coxa-branca. Porém, aos 40 minutos, os comandados de Fábio Carille ampliaram o placar, com Otero cobrando falta a meia distância e mandando no ângulo de Morisco.

A equipe paulista ainda teve chance de fazer o terceiro ainda no primeiro tempo, mas, aos 43 minutos, Wendel Silva recebeu ótimo lançamento de Guilherme, todavia, errou o cabeceio e mandou longe do gol. O primeiro tempo teve três minutos de acréscimos, mas a vitória parcial do Santos por 2 a 0 foi mantida e o time da Vila Belmiro ficou a 45 minutos (mais acréscimos) de confirmar o seu acesso.

Para o segundo tempo, o técnico Jorginho promoveu uma mudança no clube paranaense: Robson entrou no lugar de Júnior Brumado. O Coritiba ensaiou uma pressão. Logo aos quatro minutos, Frizzo cobrou falta na área e Gabriel Brazão defendeu. Com a partida praticamente definida, na sequência, o duelo ficou morno, com o Santos levando no banho-maria, sem pressa e praticamente pouco ameaçado.

O confronto seguiu com poucos lances ofensivos. Aos 22, Robson tentou descontar, mas Brazão pegou mais uma. O Coxa ficou com a bola, tentando encontrar espaços no ataque, mas enfrentou muitas dificuldades. Os dois times fizeram mudanças, mas nada de lances produtivos por ambos. Aos 35 minutos, Sandry recebeu o cartão amarelo e, como foi o terceiro, o volante cumprirá suspensão contra o CRB na próxima rodada.

O último terço de bola rolando, Coritiba e Santos praticamente não produziram nada de lances ofensivos e a arbitragem deu os habituais três minutos de acréscimos. Então, aos 48 minutos, o árbitro Gustavo Ervino Bauermann encerrou a partida. Fim de jogo no Couto Pereira: Coritiba 0, Santos 2. O Peixe está de volta ao Campeonato Brasileiro da Série A em 2025.

Mesmo longe de seus domínios, o Santos demonstrou controle e eficiência ao derrotar o Coritiba em uma partida de pouca inspiração, mas essencial para a construção do resultado necessário para selar a sua volta à primeira divisão do futebol brasileiro. Logo aos 18 minutos, Giuliano lançou Wendel Silva, que, com um chute rasteiro de pé esquerdo, abriu o placar para o Santos. Jogando em casa, o Coritiba tentou timidamente empatar, como o chute de fora da área de Frizzo e a finalização de Brumado no rebote, ambos defendidos pelo goleiro Gabriel Brazão, mas o Coxa não conseguiu concretizar chances. 

O segundo gol dos visitantes, que pode ser oficializado como o “gol do acesso”, veio com brilho: após uma cobrança de falta perigosa, Otero teve uma segunda oportunidade e não desperdiçou. De longa distância, ele acertou um chute no ângulo, deixando o goleiro Pedro Morisco sem chance de defesa. No segundo tempo, as duas equipes praticamente não executaram lances de perigo, apenas alguns lampejos de chutes a gol, mas nada que ameaçasse a festa santista que, com duas rodadas de antecedência, garantiu a sua vaga.

Com a vitória, o Santos abriu cinco pontos de vantagem para o vice-líder e o terceiro colocado, Mirassol e Novorizontino, ambos com 63 pontos em 36 jogos, seguidos de Sport, com 60 e, até o momento, fecha o G4. Na próxima rodada, o Peixe receberá o CRB no domingo (17), na Vila Belmiro, em sua despedida da Série B em sua casa. E, se vencer o time alagoano, o Alvinegro praiano fica com o título da competição.

Matematicamente, o Santos é o único clube da Série B que está garantido na Série A em 2025, mas Mirassol e Novorizontino estão muito perto da vaga: caso pontuem na próxima rodada e contem com os tropeços de Ceará e Goiás, já podem garantir os três acessos paulistas.

Enquanto isso, Sport está perto, mas não pode vacilar porque ainda pode ser alcançado e ultrapassado por Ceará e Goiás (ambos com 57 pontos) e, com chances remotas, Operário e Vila Nova, com 56 e 55 pontos, respectivamente.

Se por um lado, a Série B pode ter a promoção de ter paulistas à primeira divisão, por outro, pode ter três clubes do Estado de São Paulo rebaixados para a Série C de 2025. O desesperado Guarani, atualmente com 31 pontos, o Ituano, com 34 pontos e a Ponte Preta, com 38. Os três estão, no momento, no Z4, juntamente com Brusque. Contudo, CRB, Chapecoense e, com chances remotas, Botafogo (SP) também lutam pela permanência na segunda divisão do futebol brasileiro.

A seguir, a ficha técnica do “jogo do acesso” do Santos.

FICHA TÉCNICA: CORITIBA 0x2 SANTOS
Competição/Fase: Campeonato Brasileiro Série B 2024 - 36ª rodada.
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira (Couto Pereira), Curitiba (PR)
Data: 11 de novembro de 2024, segunda-feira - 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann
Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller
Cartões Amarelos: Júnior Brumado, Marcelo Benevenuto (Coritiba); Wendel Silva, Sandry (Santos)
Gols: Wendel Silva, aos 19 min (0-1), e Otero, aos 40 min do 1° tempo (0-2)
CORITIBA: 72.Pedro Morisco; 16.Natanael, 4.Marcelo Benevenuto, 26.Bruno Melo e 83.Jamerson (6.Rodrigo Gelado); 8.Zé Gabriel, 38.Geovane Meurer (20.Henrique Melo) e 7.Josué (11.Alef Manga); 98.Lucas Ronier, 10.Matheus Frizzo (21.Brandão) e 9.Júnior Brumado (30.Robson). Técnico: Jorginho
SANTOS: 77.Gabriel Brazão; 3.Hayner, 15.João Basso, 4.Gil (14.Luan Peres) e 31.Escobar; 5.João Schmidt, 23.Sandry e 20.Giuliano (27.Willian); 22.Otero (66.Nacho Laquintana), 11.Guilherme (88.Patrick) e Wendel Silva (9.Julio Furch). Técnico: Fábio Carille

Parabéns ao Santos Futebol Clube pelo acesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *