Santos: campeão brasileiro da Série B 2024

 

Jogadores do Santos, campeões do Brasileiro da Série B, posam para a foto oficial. Foto: Reinaldo Campos/AGIF 

Mesmo sendo derrotado neste domingo (17), na Vila Belmiro, por 2 a 0 para o CRB, o Santos é campeão brasileiro da Série B 2024 com uma rodada de antecedência. O título santista foi confirmado no sábado por conta dos tropeços de seus dois principais concorrentes ao caneco – Mirassol e Novorizontino empataram seus jogos em 1 a 1. Os gols do Galo alagoano foram marcados por Labandeira e Kleiton. Por outro lado, na outra partida do dia, também válida pela 37ª rodada, a Chapecoense venceu o Coritiba, de virada, por 2 a 1 e, com isso, decretou os quatro clubes que foram rebaixados para a Série C em 2025: Ponte Preta, Ituano, além de Brusque e Guarani, que já iniciaram a rodada já rebaixados.

O Santos, já matematicamente campeão, entrou para o jogo de sua despedida da Série B diante de sua torcida, em ritmo de treino. Diferentemente da situação do CRB, que precisava pontuar para se livrar do rebaixamento. Por conta desse cenário, o time regatino teve a iniciativa no jogo. Aos seis minutos, Gegê cobrou falta em direção da área e João Basso tirou pela linha de fundo. O Peixe respondeu aos nove. Em cruzamento na área do clube alagoano João Schmidt cabeceou forte e a redonda foi para fora.

Aos dez minutos, o jogo foi paralisado, conforme acordado com a equipe visitante, as faixas da torcida do Santos voltaram a posição normal enquanto imagens de Pelé eram exibidas no telão. O capitão santista, Pituca, ergueu a camisa 10 mais famosa do futebol para a torcida. O jogo foi retomado e, três minutos depois, em outro lançamento na área, Guilherme cabeceou para fora.

No entanto, aos 16, João Pedro deu passe em profundidade para o uruguaio Labandeira, que tirou do goleiro Gabriel Brazão e mandou para as redes e abrir o placar para o alvirrubro de Alagoas. Gol importantíssimo para as pretensões do CRB na Série B. O Santos tentou reagir em seguida. Aos 19, após triangulação entre Pituca, Guilherme e Escobar pela esquerda, o lateral-esquerdo cruzou na área e João Pedro tirou o perigo.

Porém, aos 22 minutos, o time praiano errou passe na saída de bola na região do meio-de-campo, o CRB aproveitou a vacilada, foi em direção ao ataque, Labandeira chutou de fora da área, rasteiro e fraco para defesa tranquila de Brazão. O Santos passou a trocar passes em seu campo de defesa, tentando avançar pelas beiradas do campo, mas os visitantes conseguiram manter bem a estratégia defensiva.

O Santos esboçou uma pressão para cima do CRB. Aos 27 minutos, foi feito um lançamento em direção do volante Pituca que, por mais que tenha se esforçado, se esticou, mas não conseguiu alcançar. Dois minutos mais tarde, Sagovia lançou Ryan pela ponta esquerda, o lateral avançou, cruzou na pequena área, mas a redonda passou por todo mundo e saiu.

Os comandados de Fábio Carille até conseguiram balançar as redes aos 33 minutos com Guilherme, que recebeu passe de Wendel, mas o atacante estava em impedimento. Mesmo com ligeira superioridade em termos de chutes ao gol, o Santos não acertou o alvo em nenhuma delas, enquanto os alagoanos, com apenas duas, fizeram o gol e a outra foi no alvo.

O Alvinegro Praiano passou os minutos finais da etapa inicial tentando o empate. Aos 40 minutos, Guilherme foi lançado na área, o goleiro Matheus Albino saiu do gol e levou a melhor sobre o santista. No minuto seguinte, o camisa 11 alvinegro tentou mais uma vez, chutou e o arqueiro regatino se esticou e conseguiu tirar com a mão. Na sequência do lance, João Schmidt cruzou na área, mas Matheus Albino pulou e fez uma importante defesa.

O primeiro tempo teve mais três minutos de acréscimos. Aos 47 minutos, Otero cobrou falta em direção à área do CRB, Gil e João Schmidt subiram e o camisa 5 cabeceou para fora. Mas, conforme prometido, o árbitro encerrou a etapa inicial com a vitória parcial dos visitantes.

Para o segundo tempo, Fábio Carille mudou no Santos: JP Chermont entrou no lugar de Hayner. A partida começou com o Peixe indo para cima em busca do empate. Aos cinco minutos, Otero dominou pela direita, conduziu a bola, deu um chutaço para o gol, Albino pulou e fez outra grande defesa. No minuto seguinte, JP Chermont, da ponta direita, lançou na área em direção a Gil, que quase chegou no lance, contudo, a pelota foi pela linha de fundo.

O CRB, por questões médica, precisou fazer duas mudanças: Gegê e Labandeira foram substituídos por Chay e Kleiton. No entanto, o Santos seguiu a dominar as ações na sequência do jogo. Aos 11, Otero recebeu na direita, lançou JP Chermont por baixo, o camisa 44 cruzou na área para Pituca, que finalizou, mas não obteve êxito. Cinco minutos depois, Guilherme atacou pela esquerda, tirou da marcação, mandou no primeiro pau, mas antes de chegar um santista, Matheus Albino ficou com a pelota.

Todavia, o CRB voltou a aprontar mais uma vez. Matheus Albino fez a reposição, o meio-de-campo do CRB ganhou de cabeça pelo alto, Anselmo Ramon escorou e Kleiton tirou de Gabriel Brazão para ampliar para o clube de Maceió. Após o gol, a torcida do Santos proferiu ofensas ao técnico Fábio Carille. Logo em seguida, os times mexeram. Pelo Santos, Willian e Julio Furch entraram nos lugares de Otero e Wendel Silva. Pelos lados do time regatino, Ryan e João Pedro saíram para as entradas de Darlison e Rômulo.

O Santos sentiu bastante o gol sofrido, diminuiu o ímpeto e o CRB, por sua vez, segurou o jogo. Aos 30 minutos, Guilherme recebeu lançamento, porém, mais uma vez, flagrado em impedimento. Carille promoveu uma estreia no Santos: Luca Meirelles, de 17 anos, entrou no lugar de Giuliano, que saiu do campo vaiado. Em seu primeiro lance na partida, Luca Meirelles recebeu de Julio Furch e tocou para Guilherme, que parou em Matheus Albino e, no rebote, a "joia da Vila" tentou encobrir o arqueiro, mas a bola desviou e saiu.

O Santos não conseguiu superar o time alagoano e, mesmo com o título assegurado, os torcedores começaram a acender os sinalizadores e protestar nas arquibancadas. A peleja teve cinco minutos de acréscimos. Aos 46, Guilherme recebeu na área, encarou a marcação, finalizou e parou, mais uma vez em Matheus Albino, que praticamente foi o responsável pela manutenção do CRB na segunda divisão. Eis que, aos 50 minutos, Ramon Abatti Abel encerrou a partida. Fim de jogo na Vila Belmiro: Santos 0, CRB 2. O Peixe, mesmo derrotado, é campeão brasileiro da Série B e o Galo da Pajuçara se livrou da Série C.

O CRB jogou “água no chope” do Santos. O time de Vila Belmiro, beneficiado pelos empates de Mirassol e Novorizontino, confirmou o título brasileiro da Série B antes de entrar em campo neste domingo. Talvez, por conta disso, os comandados de Fábio Carille pareceram ter entrado em campo acomodado, enquanto isso, o CRB, que tinha chances de cair, fez a sua parte e fez um jogo eficiente. No primeiro tempo, o Santos tentou pressionar, criou chances, mas o alvirrubro foi letal em sua primeira chance efetiva de gol e abriu o placar com o uruguaio Labandeira. No segundo tempo, o cenário foi o mesmo: Santos indo para cima, o CRB se defendendo e, nas poucas investidas, levando perigo e, em uma delas, ampliou o placar com Kleiton que, coincidentemente, substituiu o autor do tento inicial. A equipe santista sentiu bastante, até tentou fazer a sua parte, mas a apatia do time e a grande atuação do goleiro Matheus Albino contribuíram para o tropeço do Alvinegro. Enquanto isso, mesmo com o título, o clima entre torcida e o técnico Fábio Carille não é dos melhores, situação que perdurou ao longo da campanha. Para 2025, o Santos tem que reforçar para a disputa da Série A, pois, se manter essa base, mais uma vez, lutará contra o rebaixamento ou será mero figurante. Aliás, o Alvinegro Praiano teve mais sorte em confirmar o título hoje do que juízo: pois, se Novorizontino e Mirassol tivessem vencido, além de não ter oficializado a conquista, a taça estaria ameaçada para o Santos porque, na próxima rodada, a última do certame, o clube vai até Recife encarar o Sport, que fará o “jogo do ano”, uma vez que o Leão da Ilha vai com tudo para ficar com uma das vagas.

Como os quatro rebaixados já estão matematicamente confirmados em virtude da vitória da Chapecoense, a última rodada da Série B, que será realizada simultaneamente às 18h30, definirá quem serão os outros três que estarão na elite do futebol nacional em 2025. Antes disso, amanhã, o Ceará receberá o Avaí na última partida da 37ª rodada e, caso o Vozão seja derrotado – se manterá com 60 pontos, Mirassol e Novorizontino, que têm 64 pontos, já garantem suas vagas já nessa segunda. No entanto, se o Ceará pontuar, tudo ficará definido para domingo. Com grandes chances, os times paulistas só dependem de si para atingir a meta, ou seja, caso vençam, estarão lá. Sport, além de precisar vencer o Santos, precisará secar os demais, enquanto o Ceará, caso vença amanhã, além de tirar o Goiás do páreo, também seguirá na briga na última rodada. E, com chances remotas, o time esmeraldino goiano, que tem 60 pontos, precisaria vencer o Novorizontino e secar Sport e Ceará, para aí depender do saldo de gols. Emoções não vão faltar nessa última rodada da Série B.

A seguir, o resumo da campanha dos campeões, a classificação da Série B (até 37ª rodada), os jogos da 38ª rodada e a ficha técnica do “jogo do título”.

Data - Jogo - Local:
20/04 - Santos 2x0 Paysandu - Vila Belmiro, Santos (SP)
26/04 - Avaí 0x2 Santos - Ressacada, Florianópolis (SC)
06/05 - Santos 4x1 Guarani - Vila Belmiro, Santos (SP)
11/05 - Amazonas 1x0 Santos - Arena da Amazônia, Manaus (AM)
15/05 - Ponte Preta 1x2 Santos - Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
19/05 - Santos 4x0 Brusque - Vila Belmiro, Santos (SP)
24/05 - América Mineiro 2x1 Santos - Independência, Belo Horizonte (MG)
03/06 - Santos 1x2 Botafogo (SP) - Estádio do Café, Londrina (PR)
07/06 - Novorizontino 3x1 Santos - Jorge Ismael de Biasi, Novo Horizonte (SP)
14/06 - Operário (PR) 1x0 Santos - Germano Krüger, Ponta Grossa (PR)
19/06 - Santos 2x0 Goiás - Vila Belmiro, Santos (SP)
25/06 - Mirassol 0x0 Santos - Maião, Mirassol (SP)
1°/07 - Santos 1x0 Chapecoense - Vila Belmiro, Santos (SP)
05/07 - Ceará 0x1 Santos - Castelão, Fortaleza (CE)
15/07 - Santos 2x0 Ituano - Vila Belmiro, Santos (SP)
18/07 - Vila Nova (GO) 1x1 Santos - OBA, Goiânia (GO)
22/07 - Santos 4x0 Coritiba - Vila Belmiro, Santos (SP)
28/07 - CRB 1x1 Santos - Rei Pelé, Maceió (AL)
02/08 - Santos 1x1 Sport Recife - Vila Belmiro, Santos (SP)
09/08 - Paysandu 0x3 Santos - Curuzu, Belém (PA)
17/08 - Santos 0x1 Avaí - Vila Belmiro, Santos (SP)
21/08 - Guarani 1x1 Santos - Brinco de Ouro, Campinas (SP)
24/08 - Santos 0x0 Amazonas - Vila Belmiro, Santos (SP)
30/08 - Santos 2x2 Ponte Preta - Vila Belmiro, Santos (SP)
07/09 - Brusque 0x1 Santos - Arena Joinville, Joinville (SC)
15/09 - Santos 2x1 América Mineiro - Vila Belmiro, Santos (SP)
19/09 - Botafogo (SP) 0x1 Santos - Santa Cruz, Ribeirão Preto (SP)
23/09 - Santos 1x1 Novorizontino - Vila Belmiro, Santos (SP)
28/09 - Santos 1x0 Operário (PR) - Vila Belmiro, Santos (SP)
07/10 - Goiás 3x1 Santos - Serrinha, Goiânia (GO)
12/10 - Santos 3x2 Mirassol - Vila Belmiro, Santos (SP)
16/10 - Chapecoense 3x2 Santos - Arena Condá, Chapecó (SC)
22/10 - Santos 1x0 Ceará - Vila Belmiro, Santos (SP)
28/10 - Ituano 0x2 Santos - Novelli Júnior, Itu (SP)
02/11 - Santos 3x0 Vila Nova (GO) - Vila Belmiro, Santos (SP)
11/11 - Coritiba 0x2 Santos - Couto Pereira, Curitiba (PR)
17/11 - Santos 0x2 CRB - Vila Belmiro, Santos (SP)
24/11 - Sport Recife x Santos - Ilha do Retiro, Recife (PE)*
* Partida a ser disputada.

- Classificação (até a 37ª rodada):
Pos. - Equipes - Pontos:
1. Santos - 68 pontos (campeão)
2. Mirassol - 64
3. Novorizontino - 64
4. Sport Recife - 63
5. Ceará - 60
6. Goiás - 60
7. Operário (PR) - 57
8. Vila Nova (GO) - 55
9. América Mineiro - 55
10. Coritiba - 50
11. Amazonas - 49
12. Avaí - 47
13. Paysandu - 47
14. Chapecoense - 44
15. CRB - 42
16. Botafogo (SP) - 42
17. Ponte Preta - 38*
18. Ituano - 37*
19. Brusque - 36*
20. Guarani - 32*
*Equipes matematicamente rebaixadas à Série C de 2025

- Jogos da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B:
Data - Horário - Jogo - Local:
24/11 - 18h30 - Sport Recife x Santos - Ilha do Retiro, Recife (PE)
24/11 - 18h30 - Goiás x Novorizontino - Serrinha, Goiânia (GO)
24/11 - 18h30 - Mirassol x Chapecoense - Maião, Mirassol (SP)
24/11 - 18h30 - Guarani x Ceará - Brinco de Ouro, Campinas (SP)
24/11 - 18h30 - Paysandu x Vila Nova (GO) - Mangueirão, Belém (PA)
24/11 - 18h30 - Coritiba x Botafogo (SP) - Couto Pereira, Curitiba (PR)
24/11 - 18h30 - Ituano x Amazonas - Novelli Júnior, Itu (SP)
24/11 - 18h30 - América Mineiro x Brusque - Independência, Belo Horizonte (MG)
24/11 - 18h30 - CRB x Operário (PR) - Rei Pelé, Maceió (AL)
24/11 - 18h30 - Avaí x Ponte Preta - Ressacada, Florianópolis (SC)

FICHA TÉCNICA: SANTOS 0x2 CRB
Competição/Fase: Campeonato Brasileiro Série B 2024 - 37ª rodada)
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), Santos (SP)
Data: 17 de novembro de 2024, domingo - 16h (horário de Brasília)
Público: 15.750 torcedores
Renda: R$ 608.863,75
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes
Cartões Amarelos: Matheus Ribeiro, Chay e Falcão (CRB)
Gols: Labandeira, aos 16 min do 1° tempo (0-1); Kleiton, aos 19 min do 2° tempo (0-2)
SANTOS: 77.Gabriel Brazão; 3.Hayner (44.JP Chermont), 15.João Basso, 4.Gil e 31.Escobar; 5.João Schmidt, 21.Diego Pituca e 20.Giuliano (43.Luca Meirelles); 22.Otero (27.Willian), 19.Wendel Silva (9.Julio Furch) e 11.Guilherme. Técnico: Fábio Carille
CRB: 12.Matheus Albino; 2.Matheus Ribeiro, 4.Saimon, 3.Segovia e 66.Ryan (34.Darlison); 98.Falcão, 33.João Pedro (17.Rômulo), 35.Marco Antônio (10.Rafael Bilu) e 8.Gegê (14.Chay); 30.Labandeira (75.Kleiton) e 9.Anselmo Ramon. Técnico: Hélio dos Anjos

Parabéns ao Santos Futebol Clube pelo título.

Por Jorge Almeida

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *