Parque de Ideias traz ao Rio de Janeiro show inédito de Mariene de Castro e Roberto Mendes e sessões gratuitas de peça de Hilton Cobra *

 

Foto meramente ilustrativa.

Criado por Marcio Debellian, o projeto tem programação gratuita e começa no dia 25 de novembro com o consagrado monólogo “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto”

No mês de novembro, o Parque de Ideias, projeto idealizado pelo documentarista Marcio Debellian (“Fevereiros”), que já contou com as participações de nomes como Gilberto Gil, Conceição Evaristo e Zezé Motta, terá a presença de três grandes artistas brasileiros: o ator Hilton Cobra e os músicos Mariene de Castro e Roberto Mendes. Os encontros acontecem na Biblioteca Parque Estadual do Centro do Rio de Janeiro a partir de 25 de novembro. Além das apresentações, o Parque, que tem como objetivo levar programação cultural e educativa às bibliotecas públicas da cidade, também oferecerá oficinas gratuitas de escrita e de técnico de som.

 

Nos dias 25 e 26, às 18h, o ator baiano Hilton Cobra apresenta o monólogo “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto”, que explora a vida do escritor carioca e aborda suas relações com família, a loucura, alcoolismo, pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas. O texto é de Luiz Marfuz e a direção fica por conta de Onisajé (Fernanda Júlia). O espetáculo está em cartaz há seis anos, com mais de 250 apresentações para um público de cerca de 35 mil espectadores, em mais de 140 cidades, de 19 estados.

 

No dia 27, às 10h, o ator também participa de um bate-papo com os doutores Fernanda Felisberto e Ari Sacramento sobre a obra e a trajetória de Lima Barreto. A mesa de discussão tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre a vida e os desafios enfrentados pelo escritor, discutindo temas como o racismo, a exclusão social e genialidade do autor. 

 

Às 18h do dia 27, o Parque de Ideias também recebe o show de Mariene de Castro e Roberto Mendes, que se apresentam juntos pela primeira vez no Rio de Janeiro no espetáculo conceitual “Maria da Canção”, que tem base no álbum de mesmo nome lançado em 2023. O disco conta a história de uma cabocla que se apaixonou pela nação yorubaiana e se encontrou com o filho da encruzilhada luso-bantu-sudanesa em uma mistura de ritmos presentes na música afro-brasileira. Roberto é conhecido por suas canções profundamente enraizadas nas tradições afro-brasileiras e já teve canções gravadas por  Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Já Mariene, tem sua trajetória marcada pela cultura negra da Bahia e foi indicada ao Grammy Latino 2020.

 

Nos dias 25, 26 e 29 de novembro acontecem as aulas de “Processos da Escrita” com a professora da PUC-Rio Adriana Maciel, que têm como objetivo estimular a criação textual a partir da leitura de narrativas ficcionais. Na oficina, os alunos farão atividades para encontrarem sua própria dicção. Esses exercícios buscam estimular processos inventivos e gerar mais segurança a autores e autoras.

 

Também nos dias 25, 26 e 29 de novembro, das 10h às 13h, a roteirista Adriana Falcão estará no Parque de Ideias para ministrar uma oficina sobre “Diálogos em Roteiros”. Reconhecida como uma das maiores dialoguistas do audiovisual brasileiro, Adriana vai compartilhar sua experiência em três encontros com exercícios práticos, que serão discutidos em sala. A escritora é responsável por sucessos como “O Auto da Compadecida”, “A Grande Família” e “Mister Brau”.

 

Já a formação de Técnico de Som conta com oito encontros com o técnico Leo Shogun a partir do dia 25 de novembro. O especialista já gravou com artistas como Roberta Sá, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto e Jorge Mautner. 

 

Sobre o Parque de Ideias

O Parque de Ideias é idealizado pelo documentarista Marcio Debellian ("Fevereiros") e tem como objetivo levar programação cultural e educativa às bibliotecas públicas da cidade. Os eventos incluem shows, cursos em parceria com a PUC-Rio, oficinas literárias, exibições de filmes, palestras e encontros com artistas e criadores.

 

Nos últimos 2 anos, o projeto recebeu artistas como Gilberto Gil, Conceição Evaristo, Clayton Nascimento, Zezé Motta, Elisa Lucinda, Adriana Calcanhotto, Lenine, Zélia Duncan, Gregório Duvivier, Ana Maria Gonçalves e ofereceu mais de 1.100 horas de aula em cursos e oficinas, criando um público cativo e interessado na programação. Mais de 10.000 pessoas participaram de todas as atividades oferecidas pelo Parque de Ideias entre 2022 e 2024.

 

O Parque de Ideias é uma realização da Debê Produções com patrocínio do Instituto BAT, Vivo, Energisa e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

 

SERVIÇO PARQUE DE IDEIAS

De 25 de novembro a 6 de dezembro de 2024

Local: Biblioteca Parque Estadual - Av. Pres. Vargas, 1261, Centro - Rio de Janeiro

Grátis

Livre

Instagram Parque de Ideias: https://www.instagram.com/parque_de_ideias/

Site: https://parquedeideias.com/ 

 

MONÓLOGO “TRAGA-ME A CABEÇA DE LIMA BARRETO”

25 e 26 de novembro, às 18h 

Para participar é necessário retirar o ingresso através do site.

 

BATE-PAPO COM HILTON COBRA 

27 de novembro, às 10h 

Para participar é necessário retirar o ingresso através do site.

 

SHOW MARIENE DE CASTRO E ROBERTO MENDES

27 de novembro, às 18h 

Para participar é necessário retirar o ingresso através do site.

 

FORMAÇÃO EM TÉCNICO DE SOM COM LEO SHOGUN

25, 27, 28, 29 de novembro e 2, 4, 5, 6 de dezembro, das 9h30 às 13h30

Para participar é necessário preencher o formulário

 

PROCESSOS DA ESCRITA COM ADRIANA FALCÃO

25, 26 e 29 de novembro, das 10h às 13h

Para participar é necessário preencher o formulário

 

PROCESSOS DA ESCRITA COM ADRIANA MACIEL

25, 26 e 29 de novembro, das 13h30 às 17h

Para participar é necessário preencher o formulário

Créditos: Pedro Alonso | Palavra Assessoria

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *