Museu, que contará a história do Brasil tendo os automóveis como fio condutor, abre para o público nesta quinta (28/11) *
Foto meramente ilustrativa. |
O CARDE traz conceitos inovadores em interatividade, experiência, cenografia e acervo de nível internacional.
Nesta quinta-feira (28/11), o CARDE, museu de Campos
do Jordão (SP) que reúne Carros, Arte, Design e Educação, abre as portas para o
público. O museu se destaca por seus conceitos inovadores em interatividade,
experiência, cenografia e acervo de nível internacional.
No meio de uma floresta preservada de araucárias na
cidade de Campos do Jordão, a 170 quilômetros de São Paulo, o CARDE surge
como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil,
principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal.
O museu traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos
automóveis ali apresentados são muito mais que produtos para mobilidade — eles
se tornaram parte da trajetória do nosso País. Serão aproximadamente 100
veículos, expostos de forma rotativa, selecionados de acervos técnicos que
conta com mais de 500 automóveis históricos.
Carro, Arte, Design e Educação não só emprestaram
suas iniciais para formar o acrônimo CARDE, mas também são os pilares que
representam o que esse museu genuinamente é. O prédio, de seis mil metros
quadrados, construído em um terreno de 200 mil m² no bairro Alto da Boa Vista,
a 10 minutos do centro de Campos do Jordão, conta com iluminação teatral,
cenografia rica em detalhes e muita tecnologia.
Cada sala tem painéis de LED de alta definição para
vídeos históricos e artísticos e sistema de som 5.1, de maneira a tornar a
experiência sensorial única. Os ambientes contam com um sistema de luz e som
com trilhas sonoras sincronizadas com os vídeos, produzidos com o auxílio da
computação gráfica a partir de uma pesquisa histórica profunda. Monitores
touchscreen complementam o conteúdo em diversas áreas.
Serão ambientes imersivos, divididos de acordo com
as décadas dos anos 1900, com fatos e histórias marcantes. Cada ambiente foi
montado a partir de detalhado estudo histórico para somar referências de época.
O CARDE conta com centenas de obras de arte espalhadas pelo museu, entre
quadros, gravuras, joias e esculturas, de artistas como Candido Portinari, Di Cavalcanti,
José Zanine Caldas, Frans Krajcberg, Vik Muniz, Oswaldo Teixeira, Djanira da
Motta e Silva, Agostinho Batista de Freitas, Heitor dos Prazeres, José Antônio
da Silva, Niccolò Frangipane, Yutaka Toyota, entre outros, que auxiliam na
construção de uma visão clara sobre cada momento de nossa sociedade no século
20. Essa combinação harmoniosa de objetos artesanais e tecnologia tem como fio
condutor o item de grande apelo afetivo que faz parte da vida das pessoas: o
automóvel.
A partir de uma visão inédita, no térreo, são nove
salas temáticas, entre elas, a de Carros Governamentais, da História do
Automobilismo Brasileiro e de Visionários Brasileiros, incluindo João do Amaral
Gurgel e seus carros revolucionários para a época.
Na entrada, uma “câmara de descompressão” prepara o
visitante para aguçar a análise crítica e se abrir às percepções. O saguão de
entrada já quebra qualquer expectativa de um museu meramente automobilístico e
define a proposta inovadora do CARDE. A experiência começa por meio de um cenário
onde um dos automóveis brasileiros mais raros, o Brasinca Uirapuru (1964),
surge adornado com uma pintura indígena no topo de um cajueiro em metal, com
folhagens de crochê. A trama de fios coloridos cobre todas as paredes do salão.
A grande colcha foi produzida por 200 mulheres do
projeto social Instituto Proeza, da Capital Federal. O trabalho das
crocheteiras abraça pinturas e outras obras de povos originários dos
estados do Ceará e Amapá. A instalação servirá para sensibilizar o público com
o posicionamento do museu, que apresenta o passado, com um olhar à
sustentabilidade e à preservação do planeta.
O objetivo de recuperar a história do Brasil também
está intrínseco em cada detalhe, como no acervo privado de Emanoel Araújo, uma
das figuras mais importantes do cenário artístico e cultural do País. Sua
coleção afro-brasileira, adquirida em sua totalidade em 2023, sintetiza a
diversidade e a origem do nosso povo e destacam a importância da inclusão e
valorização das diferentes culturas, conectando a Fundação Lia Maria Aguiar
(FLMA) à sociedade atual. Um dos destaques é a coleção com as “joias crioulas”,
peças de joalheria que surgiram no Brasil entre os séculos XVIII e XIX,
especialmente durante o período colonial e imperial, e estão profundamente
ligadas à cultura afro-brasileira. Essas joias eram usadas principalmente
por mulheres negras e escravizadas e são um rico testemunho das origens do
design brasileiro.
“Fizemos o CARDE com carinho e o máximo
direcionamento para a qualidade tanto da informação a ser compartilhada quanto
à riqueza na contextualização dos objetos em exposição. Foi feita uma curadoria
meticulosa em todos os sentidos. No caso do acervo de automóveis, a meta foi
chegar a um alto nível de originalidade e representatividade histórica. E conseguimos.
Com o CARDE, queremos que objetos que muitas vezes estão distantes de grande
parte da população, como o automóvel raro, a obra de arte e até mesmo a
história, agora estejam acessíveis”, afirma Luiz Goshima, idealizador do
projeto e diretor-executivo do museu, que também atua como conselheiro e membro
honorário da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA).
O CARDE é uma evolução do pilar de educação da
Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e representa sua abertura para toda a
população brasileira e mundial. Neste ano, a instituição independente e sem
fins lucrativos completou 16 anos de atuação em arte, cultura, educação, saúde
e desenvolvimento social em Campos do Jordão (SP). São mais de 700 alunos,
entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais
através dos Núcleos de Dança, Música e Teatro, que se tornam a porta de entrada
para um mundo de oportunidades e possibilidades. A FLMA também conta com o
Núcleo de Saúde, gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social
Sírio-Libanês, que atende de forma gratuita os alunos, familiares e
colaboradores, com mais de 100 mil consultas, procedimentos e exames
anualmente, além do inédito tratamento de hemodiálise no município. E atende
também a população do município por meio de parceria com a prefeitura
municipal.
Salas
temáticas no térreo, divididas por períodos e fatos especiais
As salas do andar térreo são divididas em períodos
históricos, nas quais os automóveis se misturam com os acontecimentos de cada
período. Nessa narrativa, os objetos ajudam os visitantes a imergir nos fatos
históricos surpreendentes. O museu contou com a consultoria de história da
professora Heloísa Starling e do Projeto República da Universidade Federal de
Minas Gerais (UFMG), para selecionar os fatos históricos mais relevantes do
nosso País e do mundo, que também mostram os movimentos e lutas que aconteceram
em busca da democracia e do desenvolvimento social em cada período.
Entre os destaques está a sala "Uma grande
história de amor", sobre o relacionamento de Henrique Lage e Gabriella
Besanzoni. O cenário do romance foi monumental: o Palacete do Parque Lage, no
Rio de Janeiro, retratado na cenografia desse requintado espaço no CARDE. Nos
anos de 1920, o empresário bem-sucedido Henrique Lage remodelou essa construção
existente para transformá–la em um palácio para sua amada esposa, a cantora
lírica Gabriella Besanzoni. Além do palácio, mais um presente foi especial
preparado para agradar a amada: um Isotta Fraschini, importado da Europa, um
dos carros mais luxuosos do mundo à época, com detalhes exclusivos. A unidade
em exposição possui o número de identificação #810. Finalizada em 1925, ostenta
desenho exclusivo assinado pela Carrozzeria Castagna, prestigiada encarroçadora
milanesa. Uma verdadeira joia sobre quatro rodas.
Outro modelo do CARDE que é um personagem da
história é o Lincoln K, de 1938. O automóvel conta com carroceria especial
Willoughby, de Utica, Nova Iorque. Somente cinco carros foram feitos neste
ano e nesta configuração Touring de sete passageiros. Encomendado pelo
ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros, erviu de
carro oficial em diversas visitas de chefes de Estado pelo Brasil,
transportando, entre eles, Getúlio Vargas, Charles de Gaulle, a rainha
Elizabeth II e o papa João Paulo II.
Para os amantes do automobilismo, há outra sala
também muito especial. Com uma referência visual de um autódromo, apresenta
três carros originais da equipe Willys, que dominou o automobilismo brasileiro
nos anos 1960.
No
primeiro andar, a evolução do design e tecnologia
Já no primeiro andar, a exposição "O Design e a
Evolução da Forma e da Tecnologia" se destaca com foco no desenho
automobilístico e na experiência por meio de tecnologias imersivas, como a Sala
de Hologramas de Automóveis, na qual os visitantes poderão conhecer em detalhes
todos os modelos à mostra no CARDE.
É um grande salão apresentando a evolução do design,
da forma, da aerodinâmica e da tecnologia geral dos automóveis. Totens
interativos relacionam o design dos automóveis ao design geral de cada época,
como arte, arquitetura, mobiliário, objetos, moda, costumes e filosofia.
E, como não poderia faltar, há também um ambiente
com uma homenagem a Campos do Jordão, que conta com um ônibus jardineira
em exposição e uma grande tela de LED que mostra, por meio da computação
gráfica, a história, a cultura e as tradições da cidade mais alta do Brasil,
além de depoimentos de vários moradores sobre suas lembranças e memórias
especiais com a cidade.
Design
inédito e pesquisa histórica aprofundada
O design inédito do CARDE foi concebido por Gringo
Cardia, uma referência brasileira na criação de museus, assim como
designer e cenógrafo. Ele é também artista visual, arquiteto, diretor
artístico, diretor de vídeos, teatro, ópera e moda, e criou mais de 150 shows
para artistas renomados do Brasil e do exterior, entre eles o Cirque Du Soleil.
“A ligação sentimental e histórica com o automóvel é o grande diferencial do
CARDE. A emoção é a forma mais eficiente de transmissão de cultura”, destaca
Gringo Cardia.
A pesquisa bibliográfica e documental para a
contextualização histórica foi realizada durante cerca de um ano por uma equipe
de 15 historiadores liderados pela professora Heloisa Murgel Starling
(UFMG). Já o professor Felipe Scovino (UFRJ) fez a curadoria de arte. O
professor, historiador e designer automotivo Carlos Castilho (FAAP) realizou as
pesquisas de design no século 20. E João Pedro Gazineu é o responsável pela
curadoria de história automotiva.
Resultado da inclusão de perspectivas essenciais
para a diversidade, a pesquisa contou com a participação de três indígenas
cujas visões e arte são fundamentais para a identidade do museu e para a
importância da crítica e da poesia que ressoam nas histórias contadas: a
ativista ambiental Daiara Tukano, que traz um forte contraponto aos automóveis,
questionando seus impactos no meio ambiente, o artista visual Caripoune
Yermollay, que apresenta a cosmologia Karipuna por meio de suas poderosas
pinturas, e Rudá Jenipapo, com sua imponente escultura e pintura de um Brasinca
Uirapuru.
“O automóvel aperta o gatilho da imaginação e o
historiador vai buscar os livros e documentos para fazer essa conexão
histórica. Eu nunca tinha pensado que a história do automóvel seria capaz de
contar e puxar os fios da história do Brasil em diferentes camadas. Ele tanto
conta sobre os grandes momentos históricos e acontecimentos, onde nós sempre
vamos encontrar um automóvel, como também sobre a camada afetiva do povo
brasileiro, quando o carro se encontra com as pessoas comuns e suas histórias
de vida. O automóvel é o fio que faz acender o afeto e a memória”, diz Heloisa
Murgel Starling, Professora Titular de História do Brasil e de História das
Ideias na UFMG e coordenadora do núcleo de pesquisa e documentação do projeto
República na UFMG.
Ações
de transformação social: cidadania e educação como pilares essenciais
Como parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA),
ações de transformação social também foram integradas desde o início ao CARDE.
Quem visitar o museu terá como monitores jovens formados pela Fundação. Além
disso, estudantes do núcleo de teatro, com figurinos de época, vão apresentar
de forma viva o contexto histórico para os visitantes. Como há uma grande
utilização de tecnologia no CARDE, os monitores receberão treinamento profissionalizante
em áreas técnicas. Campanhas educativas sobre segurança e educação no trânsito
também serão um foco área de atuação da instituição.
Centro
de referência e pesquisa
Vizinho ao prédio do museu, a área do CARDE também
abriga um grande centro de referência e pesquisa. Destinado à documentação,
preservação e inclusão de teses e materiais sobre os automóveis, design e a
história do Brasil, o centro conta com uma ampla biblioteca especializada para
a difusão de conhecimento junto ao público em geral, escolas e pesquisadores.
Simulador
com experiência realista inédita
Entre as diversas experiências oferecidas pelo
CARDE, destaca-se uma atração exclusiva para entusiastas do automobilismo: a
oportunidade pilotar uma Ferrari Testarossa. Totalmente restaurada e
transformada em um simulador avançado, a Ferrari proporciona aos visitantes a
emoção de pilotar em circuitos com uma tela imersiva de 09 metros de largura. O
simulador é um projeto único no mundo e permite uma experiência realista de
controle e velocidade, transportando o público ao universo dos superesportivos.
Escola
de restauro automotivo
Conjuntamente com a inauguração do CARDE, a primeira
turma de jovens jordanenses especializada em restauro de carros antigos
concluirá o curso da Escola de Restauro, iniciado com a Turma Beta em 2022.
É algo inédito no Brasil. “A formação de jovens no
ofício de restaurador de veículos antigos gerará profissionais que terão um
amplo campo de trabalho, uma vez que a área é extremamente carente de
profissionais qualificados”, observa Luiz Goshima, que também é empresário e
colecionador de obras de arte e carros antigos de classe internacional.
Esse curso envolve todas as necessidades para um
restaurador eficiente de veículos antigos: conhecimento sobre as particularidades
dos automóveis, marcas, diferentes tipos de motores e tecnologias, mecânica,
funilaria, pintura, tapeçaria, parte elétrica, além de afinidade com a língua
inglesa para acessar a literatura disponível mundialmente e entender o contexto
histórico dos modelos. A primeira tarefa dos 25 estudantes foi restaurar um
Ford T, de 1923, que será exposto com destaque no CARDE.
“Em nossa visão, a educação é uma das formas mais
eficientes de combater a desigualdade social, que gera grandes lacunas em
cultura, formação e, consequentemente, oportunidades”, diz Vanessa Costa,
diretora da FLMA.
“Os principais valores e objetivos de nossa Fundação
são a união da arte, educação, cultura e bem-estar. Acredito que com o CARDE
atingimos todos eles. São muitos os destaques, mas um especial para mim é a
sala que retrata o grande brasileiro João do Amaral Gurgel e suas criações.
Sempre o admirei e com frequência o visitava em Rio Claro (SP), quando fazia
questão de dar uma volta com suas últimas criações na pista de testes. Eram criações
muito à frente de seu tempo. Sua esposa, Carolina, sorria, brincava comigo e
dizia para não ir porque ele corria muito. Foi um grande brasileiro”, afirma
Lia Maria Aguiar, presidente da FLMA.
Infraestrutura
de recepção ao visitante
A experiência do CARDE inclui todo o conforto de um
museu moderno. O espaço conta com estacionamento, acessibilidade, espaço
família, playground temático, loja de souvenir e um lindo jardim encravado no
verde da Serra da Mantiqueira.
A cafeteria e o restaurante serão assinados por grifes gastronômicas. E a valorização da cultura da Mantiqueira, está no mobiliário da cafeteria que foi todo desenvolvido por Morito Ebine, marceneiro japonês que se tornou um expoente no design de móveis.
Serviço
Abertura
ao público: 28/11/2024
Fechado:
terças e quartas-feiras
Ingressos:
Promocional de inauguração por R$ 120,00
Endereço:
Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão - SP,
CEP: 12.472-610
Site: www.carde.org
E-mail: contato@carde.org
Instagram:
@carde.museu
Telefone:
(12) 3512-3547
Créditos: Renato Acciarto | Carbono Ag.
* Este conteúdo
foi enviado pela assessoria de imprensa
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