Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol recebem prêmios por seus trabalhos em direitos humanos e mercado de trabalho *

 

Edifício do Museu da Língua Portuguesa. Foto: divulgação

Instituições ganham da Prefeitura de São Paulo os selos de Igualdade Racial e de Direitos Humanos e Diversidade

Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol foram reconhecidos por seus trabalhos nas áreas de direitos humanos e mercado de trabalho. Ambos vão receber da Prefeitura de São Paulo os selos de Igualdade Racial e de Direitos Humanos e Diversidade. Além disso, o Museu da Língua Portuguesa será homenageado por plataforma sobre empregabilidade para imigrantes africanos no Brasil. Tanto o Museu da Língua Portuguesa quanto o Museu do Futebol são instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. 

Museu da Língua Portuguesa receberá dois selos de Direitos Humanos e Diversidade. Em 2024, os projetos contemplados com este prêmio são o Luz na Tela, projeto de cinema ao ar livre da instituição, e a Convivência É de Lei, que acontece quinzenalmente no Pátio B do Museu. 

Com curadoria do Museu Soberano, o Luz na Tela consolida o Museu da Língua Portuguesa como um lugar de cinema democrático no centro histórico da capital paulista – o projeto surgiu a partir do relacionamento com outras instituições, moradores da vizinhança e pessoas em situação de rua.  A entrada é gratuita, e quem vier ainda pode pegar refrigerante e pipoca sem pagar nada. 

No projeto Convivência É de Lei, o Museu da Língua Portuguesa abre suas portas para a organização social É de Lei, que atua na perspectiva de redução de danos junto à população em situação de rua. 

É o segundo ano que o Museu da Língua Portuguesa é contemplado com o selo de Direitos Humanos e Diversidade pela Prefeitura de São Paulo. No ano passado, a instituição foi reconhecida pela mesma premiação pela realização do Festival Cultura e Pop Rua. 

Museu do Futebol também receberá o selo de Direitos Humanos e Diversidade por dois projetos: o Comitê Jovem e o Programa Museu Amigo do Idoso

No projeto Comitê Jovem, o Museu do Futebol selecionou seis estudantes do Ensino Médio que, por oito meses, atuaram com a equipe do Museu para ajudar a identificar formas de fazer com que a instituição se tornasse mais atraente para adolescentes e jovens adultos.  

Já o Programa Museu Amigo do Idoso atende a pessoas com mais de 60 anos por meio de ações do Núcleo Educativo. Entre elas, a atividade Revivendo Memórias, que promove visitas de idosos, com ou sem doença de Alzheimer, para ativação de memórias afetivas a partir do acervo físico e digital do Museu; uma programação cultural que visa debater e promover o bem-estar físico e mental de idosos e idosas, bem como reflexões para combater o idadismo; e um programa de residência, no qual os idosos atuam com o Núcleo Educativo para a criação de orientações para o melhor atendimento da população idosa. 

Mercado de trabalho 
O IDBrasil, organização social de cultura responsável pela gestão do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol, foi novamente reconhecido pela diversidade de sua equipe, que conta com mais de 40% de pessoas negras. Assim, recebeu o selo Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, que reconhece empresas e instituições com 20% ou mais de pessoas negras em sua força de trabalho. Os esforços são dedicados na inclusão deste e demais grupos subrepresentados nos espaços de trabalho. 

O Museu da Língua Portuguesa também será homenageado em uma premiação da Vem Bumbar, plataforma de empregabilidade para imigrantes africanos no Brasil. A instituição se vale desta plataforma para a seleção de imigrantes, entre eles intercambistas de Angola e de São Tomé e Príncipe que atuaram por quatro meses com o Núcleo Educativo do Museu desenvolvendo trocas culturais e atividades relacionadas às línguas e culturas africanas. O Prêmio Vem Bumbar 2024 reconhece o compromisso de empresas com a inclusão, diversidade e a construção de um mercado de trabalho mais justo e equitativo.  

SERVIÇO  
Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz, s/nº - Luz – São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Grátis aos domingos (até 31 de dezembro de 2024)  
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)  
Ingressos na bilheteria ou pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/90834/  

Museu do Futebol 
Praça Charles Miller, s/n - Estádio Pacaembu 
De terça a domingo, das 9h às 17h (permanência até 18h) 
A cada primeira terça do mês, das 9h às 21h (entrada permitida até as 20h) 
R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia) 
Grátis para crianças até 7 anos 
Grátis às terças-feiras 
Ingressos na bilheteria ou pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/96110 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A temporada 2024 conta com o patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, da CAIXA e do UBS BB Investment Bank. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada 2024 é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL   
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros do país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.   

O projeto de renovação realizado em 2024 é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes quinze anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé.   

Ao longo dos primeiros quinze anos de funcionamento, o Museu acumula mais de 4,7 milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área.   

PATROCINADORES E PARCEIROS DA TEMPORADA 2024   
A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.   

Saiba mais: www.museudofutebol.org.br   

Créditos: Alan de Faria | IDBR

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

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