MAM SP realiza o "MAM Debate 2024: Projetar museus, refletir públicos", abordando os desafios contemporâneos de comunicação e engajamento nos museus *
Foto meramente ilustrativa. |
Nesta terceira edição, o seminário anual do MAM reúne profissionais da diretoria, curadoria e comunicação da Fundação Bienal, MALBA e Museu da Inconfidência, e outros, para debater os desafios enfrentados por museus e instituições de arte para a construção e manutenção de públicos
Em 30 de novembro, o Museu de Arte
Moderna de São Paulo promove a terceira edição do
seminário MAM
Debate, intitulado “projetar museus, refletir públicos”. Com um dia
inteiro de discussões e trocas de experiências, o evento, gratuito, explora os
desafios das instituições de arte para se comunicar de forma significativa com
públicos cada vez mais diversos e individualizados, em um mundo cada vez mais
digital. A programação inclui falas de abertura e encerramento, além de duas
mesas-redondas que contarão com profissionais do setor cultural, abordando
estratégias e desafios na criação de conexões genuínas entre museus e
sociedade.
A abertura será feita por Cauê Alves,
curador-chefe do MAM São Paulo, que apresentará uma reflexão sobre o papel dos
museus em uma sociedade que valoriza a personalização e a representatividade.
Na sequência, a mesa 1, intitulada “Projeção pública: Museus e seus programas”,
reunirá Alex
Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência (MG), Cintia Maria,
diretora do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira - MUNCAB (BA) e Marília Bonas,
diretora técnica do Museu do Futebol (SP), com mediação de Heloisa
Espada, docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da
Universidade São Paulo (SP). O debate propõe aos convidados que discutam as
maneiras que as diferentes instituições se projetam para os seus públicos,
especialmente através das propostas programáticas e curatoriais, e que analisem
os efeitos reais das proposições.
No período da tarde, a mesa 2, “Comunicação
integrada: Museus e suas redes”, contará com Caroline
Carrion, superintendente de comunicação da Fundação Bienal de
São Paulo (SP), Fernando Bruno, coordenador de projetos digitais
do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires - MALBA (Argentina), e Lorena Vicini,
gerente de estratégia e transformação do Instituto Inhotim (MG), com mediação
de Ane
Tavares, coordenadora de comunicação do MAM São Paulo. A
proposta é que os convidados apresentem as estratégias de comunicação e criação
empregadas a fim de se relacionarem com o público e suas comunidades,
integrando as respectivas programações presenciais, com a dimensão digital ou
virtual em que, grande parte do contato com o público se dá hoje.
Para o encerramento, Kássia Borges, artista indígena, membro do
coletivo MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin), curadora do MASP e do Museu
do Índio da UFU, discutirá as relações entre tradição e contemporaneidade nos
espaços museológicos, considerando as perspectivas das culturas originárias.
Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono para abriga obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.
11h30 - mesa 1 “Projeção pública: Museus e seus
programas”
15h30 - mesa 2 “Comunicação integrada: Museus e suas
redes”,
Mais informações na página do MAM Debate no site do museu.
Créditos: Edgard Silveira | A4&Holofote Comunicação
* Este conteúdo
foi enviado pela assessoria de imprensa
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