MAM Educativo traz programação gratuita em dezembro com vivências voltadas à infância, experiências poético-musical e acessibilidade *

 

Foto meramente ilustrativa.

As atividades presenciais e on-line incluem experiências de acessibilidade e diversidade, debates, visitas mediadas, oficina de dança e percursos poéticos em sintonia com o 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus

No mês de dezembro, o MAM Educativo traz diversas atividades de encerramento do ano com ativações no 38° Panorama da Arte Brasileira: Mil graus. As ações convidam família, professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes, artistas e interessados nas áreas oralidades, dança, artes e acessibilidade. A programação também conta com o Criando ambientes de aprendizagem do Ateliê Quero Quero que integra o eixo Marcenaria no MAM.

Confira abaixo a programação completa:

01/12 (dom) às 15h
Domingo MAM
Olhares Poéticos, com Edinho Santos e Viic Oliveira
Nesta performance, Edinho Santos traz suas poesias a promoção do combate ao capacitismo e procura desenvolver um olhar empático e sensível em relação à surdez. Com a companhia da poeta e intérprete de Libras Viic Oliveira, a dupla recita poesias, de maneira bilíngue, que instigam a reflexão sobre as vivências dentro da comunidade surda.

Edinho Santos é Surdo e atua como pedagogo, ativista, bartender, produtor, ator e Poeta. Como produtor, organizou eventos como Vibração, O bloco Vibramão, Sencity- MAM São Paulo e Setembro Azul, no Itaú Cultural. Como educador, compôs a equipe do Museu Arte Moderna de São Paulo , do Museu do Futebol e do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. Faz parte da organização Slam de Surdes.

Victória Oliveira é educadora, produtora e intérprete de Libras, que descobriu paixão pelas questões que tangem a acessibilidade, principalmente direcionada ao público surdo. Entusiasta pelo poder do som e das palavras, assumiu o seu desejo de criar universos imagéticos a partir dos acessos e vivências para com o mundo e as pessoas.

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

03/12 (ter) às 19h atividade virtual
Contatos com a arte  + marcenaria no MAM
Criando ambientes de aprendizagem, com Ateliê Quero Quero
Criar espaços de aprendizagem para crianças envolve pensar no conceito de espaço educador. Implica em observar qualidades essenciais para organização de ambientes na escola visando a autonomia, identidade, pertencimento das crianças bem como os objetivos de aprendizagem propostos no currículo. Nesta conversa serão abordados fundamentos e critérios para a organização de ambientes de aprendizagem em diálogo com as concepções de infância e de aprendizagem.

Karen Ramos é sócia fundadora/diretora de projetos do Ateliê Quero Quero, marcenaria inventiva que tem como foco os espaços de aprendizagem. É licenciada em Pedagogia, especialista em gestão escolar, Mestre em História e historiografia da Educação e Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Ministra cursos de formação de professores na Rede pública e particular de ensino. Já atuou como coordenadora de núcleos de educação de 0 a 3 anos e 3 a 6 e também no Ensino Fundamental I. Realiza grupos de estudos como estratégia formativa sobre a abordagem Reggio Emília, Emmi Pikler, Projetos investigativos, documentação pedagógica e Arquitetura Escolar com enfoque no espaço educador. Fez cursos de aprofundamento na Itália, Peru, Canadá e Argentina sobre abordagem Reggio Emília.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de  certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

07/12 (sáb) às 15h
Família MAM + 38° Panorama da Arte Brasileira
Percurso poético musical no 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus, com Tâmara David e MAM Educativo
Inspirado na exposição 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus, o percurso poético musical com Tâmara Davi e MAM educativo propõem uma relação entre as artes visuais presentes na exposição e a música brasileira.

Tâmara David, mineira de Belo Horizonte, é atriz, cantora, educadora e produtora cultural radicada em São Paulo, atuando há mais de 17 anos no carnaval e nos palcos da cidade. Integrou grupos, cantou e gravou com artistas como Bukassa Kabengele, Lenna Bahule, Nega Duda, Ilú Obá de Min, Festa da Massa e Samba Negras em Marcha. Desenvolve preparação vocal dramatúrgica para grupos de Teatro e ministra aulas e oficinas voltadas ao estudo da voz e interpretação com ênfase em canto e consciência corporal para músicos, atores e educadores.

Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, no 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil graus. Ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência.  Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

08/12 (dom) às 15h
Domingo MAM + 38° Panorama da Arte Brasileira
Visita educativa multissensorial em português e Libras no 38° Panorama da Arte Brasileira com Leonardo Sassaki e Alice Procter
O MAM Educativo convida o público de todas as idades para participar de uma visita educativa multissensorial em português e libras no 38° Panorama da Arte Brasileira. Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades.

Leonardo Sassaki é educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, especialista em educação inclusiva e audiodescrição, investiga práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor nas áreas de assistência social e educação e atualmente integra a equipe educativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Também é idealizador da “Sentindo os Sentidos”, empresa prestadora de serviços em acessibilidade e arte educação.

Alice Procter vive e respira arte, é surda e atua como artista, designer, ilustradora e professora de artes. Formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, técnica em Produção de Moda pelo Senac Lapa Faustolo e pós-graduanda em arte educação pelo Senac. Sempre procurando adquirir novos conhecimentos.

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. No 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil graus. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

15/12 (dom) às 15h
Domingo MAM
Ara Messan - Oficina de dança com Yeejide  
O corpo como espaço sagrado e templo da criação. Nesta oficina serão propostos nove exercícios de dança que exploram movimentações da dança contemporânea e das danças tradicionais dos terreiros, além do som do atabaque, tocado ao vivo, que permeia todo o encontro, como possibilitadores da imersão corporal que autorreferenciem e contribuam para os processos de criação e mitologias pessoais.

Yeejide, dançarina e artista visual, pesquisa cultura popular e tradições afro-diaspóricas. Acredita que as tradições de terreiro, memórias, imaginário popular e a conexão com a natureza são estímulos de conexão do pensamento e consciência da relação do corpo com os espaços em que habita.

André Moraes, maranhense residente no bairro do Ipiranga/Heliópolis há 24 anos, é ogã na umbanda e atualmente estuda os toques do candomblé ketu.

Eduardo Duetho, Ogã e Opa Otun no Ilê Àse Bomin, de Nação Ketu, atua há doze anos como produtor cultural, especializado em projetos culturais, gestão de eventos e produção musical. Apaixonado pela valorização da cultura e pelo impacto social por meio da arte e da educação.

Atividade presencial e gratuita, aberta ao público, ponto de encontro com MAM Educativo na recepção do MAC USP. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

21/12 (sáb) 15h
Família MAM + 38° Panorama da Arte Brasileira
Visita educativa com experiência poética no 38° Panorama da Arte Brasileira com MAM Educativo
O MAM Educativo convida as crianças de todas as idades para participar de uma visita educativa com experiência poética no 38° Panorama da Arte Brasileira. Nas visitas mediadas, diferentes leituras de mundo são desencadeadas e permitem a construção de sentido sobre questões que uma obra de arte pode trazer. Os diálogos que acontecem entre visitantes e o educativo instigam um olhar sensível e crítico sobre contextos diversos. Dessa reflexão parte-se para o exercício de experimentação criativa, que permite imaginar e criar novas possibilidades. As experiências poéticas podem ser atividades de ateliê, criação de versos e histórias, dinâmicas corporais ou outras proposições que estimulam a construção de sentido pelo contato com a criação artística. São situações de experimentação que passeiam por campos em que os resultados não são previsíveis.

Atividade presencial e gratuita, para famílias com crianças de todas as idades, acompanhadas de suas (eus) responsáveis. Vagas limitadas. No 3º andar do prédio MAC USP, na exposição 38ª Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus. Inscrições com MAM Educativo na recepção do MAC USP com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h antecedência.

Serviço:
Programação de dezembro do MAM Educativo
Período: 1 a 21 de dezembro
Agenda disponível no site mam.org.br/agenda
Gratuito

Créditos: Edgard Silveira | A4&Holofote Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *