Halford: 15 anos de "Halford III: Winter Songs"

 

O "disco natalino" de Rob Halford completa 15 anos em 2024


Neste domingo, 3 de novembro, a versão norte-americana do terceiro disco de estúdio do Halford, "Halford III: Winter Songs", completa 15 anos de lançamento, enquanto a edição europeia saíra no dia 9 de novembro de 2009. Gravado entre 2008 e 2009, a obra foi produzida por Roy Z e saiu pela Metal God Entertainmet.


Contrariando as expectativas de que um disco natalino de metal poderia acabar caindo na caricatura ou na piada, Halford conseguiu dar um toque genuíno e respeitoso a canções tradicionais e faixas originais. Ele manteve o espírito do Natal com um estilo próprio e uma produção de qualidade.


O disco começa muito bem com "Get Into The Spirit", que não tem abordagem natalina, mas o estilo vocal à lá “Painkiller”, com riffs poderosos e solos estridentes serviu como uma ótima faixa de abertura. Depois vem uma dobradinha de temas natalinos: "We Three Kings" e "Oh Come, O Come, Emanuel", com Rob cantando em tons menores, com riffs rápidos e uma pegada de Metal tradicional. Enquanto a primeira tem uma 'intro' que lembra um pouco o estilo do Iron Maiden, a segunda tem um ritmo galopante bem interessante, deixando a faixa um pouco mais sombria. Na sequência, o cover de Sara Bareilles, "Winter Song", uma balada lenta em que o piano acompanha Rob Halford, que traz uma atmosfera dramática e manda muito bem. A obra chega ao meio com "What Child Is This?", uma música suave composta em 1865 por William Chatterton Dix, que gira na adoração dos pastores que visitam durante a Natividade de Jesus, e que Rob Halford faz uma performance respeitável acompanhado de um violão acústico.


A segunda parte da obra começa com uma trinca de temas próprios. A começar por "Christmas For Everyone", que começa com badaladas de sinos, bem clima natalino mesmo, e tem um estilo de rockzinho da década de 1950 e, sinceramente, é melhor do que ouvir "Então, É Natal", da Simone. Já "I Don't Care" (não, não é o clássico dos Ramones!), apesar de uns toques punk, mas fala a respeito de um cara que está desespero para ir para casa antes do Natal porque a amada está esperando por ele, mas quando finalmente chegou ao destino, teve uma ingrata surpresa. Posteriormente, em "Light Of The World", mais uma balada, dessa vez, conduzida pelo uso de cordas, cujo arranjo parece ter sido inspirado no "White Album", dos Beatles. Por fim, o play traz "Oh Holy Night", em que Rob Halford faz uma interpretação emocionante na faixa que reflete o nascimento de Jesus como redenção da humanidade. A original, "Cantique de Noël", foi originalmente baseada em um poema francês do poeta Placide Cappeau, de 1843. E, para encerrar, "Come All Ye Faithful", conhecido pelos anglo-saxões como "The Portuguese Hymn", mas trata-se de uma composição natalícia, por isso que a performance do Halford tenha estilo de hino mesmo, como em abertura de algum evento.


No projeto, Rob Halford traz autenticidade, mantendo seu vocal poderoso e alguns riffs pesados, mas evita exageros. "Winter Songs" não soa como uma paródia, mas como um projeto sincero que equilibra o peso do metal com o calor do Natal, provando que o gênero também pode expressar essa celebração de maneira única e verdadeira.


Para quem curte o estilo mais “agressivo” de Rob Halford, esse disco não compensa, mas para quem é fã do Metal God pelo seu estilo vocal, pode apreciar. Garanto que é melhor do que àquelas habituais canções natalinas que escutamos todos os anos.


A seguir, a ficha técnica e o tracklist da obra.


Álbum: Halford III: Winter Songs

Intérprete: Halford

Lançamento: 3 de novembro de 2009 (EUA) / 9 de novembro de 2009 (Europa)

Gravadora/Distribuidora: Metal God Entertainment

Produtor: Roy Z


Rob Halford: voz

Roy Z e Metal Mike Chlasciak: guitarras

Mike Davis: baixo

Bobby Jarzombek: bateria


Ed Roth: teclados


1. Get Int The Spirit (Halford / Z / Baxter)

2. We Three Kings (Hopkins Jr.)

3. Oh Come, O Come Emanuel (Neale)

4. Winter Song (Bareilles / Michaelson)

5. What Child Is This? (Dix)

6. Christmas For Everyone (Halford / Z)

7. I Don't Care (Halford)

8. Light Of The World (Halford)

9. Oh Holy Night (Adam)

10. Come All Ye Faithful (Wade)


Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *