Fotógrafo Mauro Martins participa de exposição coletiva no México *

Foto meramente ilustrativa.



Artista apresenta imagens inéditas do povo Yanomami na mostra "¡Mi tierra tiene palmeras y palmares, donde cantan los zorzal!" na capital

Com o título "¡Mi tierra tiene palmeras y palmares, donde cantan los zorzal!", exposição fotográfica itinerante poderá ser vista em quatro diferentes espaços da Red de Faros em datas que variam até 2025. Os locais integram um conjunto de centros culturais e educativos alternativos na Cidade do México, que oferecem formação em artes e ofícios. 

Neste trabalho coletivo, Mauro Martins apresenta fotos inéditas do povo Yanomami que vive no Vale do Rio Catrimani em Roraima, região que vem sofrendo com presença massiva do garimpo ilegal. Os outros artistas da exposição são Alexandre de Paulo, Caetano Azevedo, Daniela Pinheiro, Liza Moura, Paulo Henrique Costa, Valdir Zwetsch.

"Essas fotos foram feitas em 2013 durante uma viagem para a gravação de uma série documental", conta o fotógrafo e diretor de fotografia paulista. "Elas retratam a vida dos Yanomami que praticamente não têm contato com pessoas de fora das aldeias, povo que vive em total harmonia com a floresta. Eles são os verdadeiros guardiões da floresta amazônica”, complementa.

O título da exposição faz referência aos poemas "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias (1823-1864) e “Regresso à Pátria”, publicado em 1924 por Oswald de Andrade (1890-1954). A mostra tem realização da Porto de Cultura e retrata povos originários do Brasil com fotos de cinco fotógrafos e duas fotógrafas brasileiras. 

"Esperamos que as fotografias desta mostra possam despertar a consciências e reforçar a luta dos povos originários por sua identidade, dignidade e resistência", Ressalta a curadora Marly Porto. A exposição reforça o compromisso com a valorização e preservação da diversidade em meio aos garimpos clandestinos, tráfico de drogas e armas, queimadas intencionais que continuam a ameaçar as regiões que pertencem aos povos indígenas no Brasil.

Exposição coletiva
"¡Mi tierra tiene palmeras y palmares, donde cantan los zorzal!"
Serviço: 
1.      FARO Indios Verdes: 25 de outubro a 15 de novembro de 2024 (Avenida Huitzilihuitl 51, Santa Isabel Tola, Gustavo A. Madero, 07010, Ciudad de México) 
2.      FARO FARO Cosmos: 15 a 22 de outubro de 2024 (Calzada México Tacuba S/N, Colonia Tlaxpana, Miguel Hidalgo, 11370, Ciudad de México) 
3.      FARO Miacatlán: 29 de novembro a 16 de dezembro de 2025 (Calle Bolívar Poniente S/N, San Jerónimo Miacatlán, 12600, Milpa Alta, Ciudad de México 
4.      Casa de Cultura Gaby Brimmer: 13 de dezembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025 (Monte Alegre 32, Portales Oriente, Benito Juárez, 03570 Ciudad de México, CDMX, México)

Mauro Martins
Instagram: @mauro.martins77 


Créditos: Isidoro B. Guggiana

 

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *