Exposição “World Press Photo 2024” na Caixa Cultural São Paulo

 

"A Dor de Um Pai", de Adem Altan, em exposição na Caixa Cultural São Paulo. Foto: Adem Altan

Com cerca de 130 fotografias, a exposição “World Press Photo 2024” segue em exibição até o próximo domingo, 10 de novembro.  As imagens foram premiadas no renomado concurso anual. Esta exibição traz ao público uma amostra excepcional do melhor do fotojornalismo mundial, abordando assuntos de grande impacto.

Esta 67ª edição apresenta uma seleção de imagens que retratam temas relevantes em 2024, como guerras, meio ambiente, migração, relações familiares e doenças. Antes de São Paulo, a mostra passou pelo Rio de Janeiro e seguirá para cidades internacionais como Berlim, Roma e Hong Kong.

Neste ano, mais de 3 mil fotógrafos de 130 países participaram, enviando cerca de 60 mil fotografias. No total, 24 projetos foram premiados e seis menções honrosas atribuídas. Pela primeira vez, quatro brasileiros figuraram entre os vencedores: Lalo de Almeida, Felipe Dana, Renata Brito e Gabriela Biló.

Lalo de Almeida foi premiado na categoria individual da América do Sul com a série Seca na Amazônia, que retrata indígenas caminhando pelo leito seco de rios. Já À Deriva, de Felipe Dana e Renata Brito, vencedor na categoria Formato, conta a história trágica de um barco vindo da Mauritânia encontrado com homens mortos na costa de Tobago.

A imagem do ano foi registrada por Mohammed Salem, mostrando uma mulher abraçando o corpo da sobrinha morta, retratando o sofrimento palestino em Gaza. Fundada em 1955, a World Press Photo promove os mais impactantes exemplos de fotojornalismo. Depois da capital paulista, a mostra será exibida em mais de 60 países.

Dentre os 33 fotógrafos de 25 países representados, destacam-se quatro brasileiros premiados. São eles: Lalo de Almeida, com "Seca na Amazônia", que retrata os efeitos da seca na comunidade indígena de Porto Praia, na Amazônia; Gabriela Biló, com uma menção honrosa por "Insurreição", uma série que destaca os eventos do 8 de janeiro de 2023, abordando o contexto político no Brasil; Felipe Dana e Renata Brito foram premiados pelo ensaio "À Deriva", que conta a história de um barco vindo da Mauritânia com homens mortos, encontrado em Tobago.

Entre os destaques internacionais estão a Foto do Ano, "Uma Mulher Palestina Abraça o Corpo de Sua Sobrinha", do palestino Mohammed Salem, e a Reportagem do Ano, "Valim-babena", de Lee-Ann Olwage, que aborda a demência através de uma perspectiva familiar; “A Dor de Um Pai” (foto), de Adem Altan.

SERVIÇO:
Exposição: World Press Photo 2024
Onde: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 - Centro
Quando: até 10/11/2024; de terça a domingo, das 9h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *