El Nacional: campeão da Copa do Equador 2024

 

O El Nacional derrotou o Independiente del Valle na final da Copa do Equador 2024. Créditos: @copaEcuador

Com gol marcado por Gabriel Cortez aos 43 minutos do primeiro tempo, o El Nacional venceu o Independiente del Valle por 1 a 0 nesta terça-feira (27), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, o popular Casa Blanca, em Quito, e conquistou o título da Copa do Equador 2024. Os Puros Criollos voltaram a vencer o torneio depois de 54 anos (a competição ficou sem ser disputada entre 1971 e 2017, além de 2020 e 2021 devido a Covid-19 e no ano passado por conta de crise econômica).

O jogo começou movimentado, com os dois lados testando os goleiros, que fizeram defesas sem dificuldades. Aos oito, em escanteio cobrado da direita, houve o cabeceio em direção do gol do Independiente del Valle, Cortez desviou na pequena área e mandou por cima. Mas, para sua sorte, é que se tivesse saído o gol, possivelmente teria sido anulado por impedimento.

Depois do susto, aos poucos, o time negriazul passou a ter mais a posse de bola e tentou explorar em jogadas pelas pontas, inclusive, tentando em jogadas aéreas, mas La Maquina respondia perigosamente. Aos 15, em cruzamento da direita, Patiño levantou na área, Carabajal cortou mal, a bola ficou viva na pequena área, o goleiro Ramírez brigou com Cabeza pelo alto, levou vantagem, cedeu o rebote e, na sequência, o Del Valle saiu jogando errado e Cortez finalizou de fora da área por cima do gol.

Em seguida, aos 16, em cobrança de escanteio fechado da esquerda, Ramírez quase foi surpreendido, a bola bateu na trave direita e, no contra-ataque, Ibarra chutou próximo da grande área e assustou o goleiro Cabezas. Mais tarde, aos 18, foi a vez de Ortuz tentar de fora da área e o camisa 1 dos Puros Criollos defender em dois tempos. O jogo ficou movimentado nos minutos seguintes. Mas, aos 24 minutos, o "time do suco" teve uma ótima chance de abrir o placar. Em um contra-ataque, no quatro contra dois, Arroyo recebeu na direita na área, mas chutou torto e mandou para fora.

Aos 33 minutos, foi a vez do El Nacional desperdiçar uma chance incrível, com Cabeza, que recebeu lançamento na área, ficou na cara do goleiro e Ramírez conseguiu abafar e mandar para escanteio. A equipe de Marcelo Zuleta ficou a rondar a área do El Matagigantes, mas não soube aproveitar.

Os dois times ficaram se alternando na posse de bola, deixando o jogo amarrado. Mas, quando tudo se encaminhava para o empate no primeiro tempo, aos 43 minutos, Gabriel Cortez recebeu lançamento por trás da defesa de Del Valle, avançou, entrou na área e, mesmo com a marcação tentando chegar firme, o camisa 81 conseguiu finalizar na saída do goleiro e abrir o placar para o El Nacional.

O primeiro tempo ainda teve dois minutos de acréscimos. Mas a Equipe Militar conseguiu administrar a vantagem e, aos 47 minutos, como prometido, o árbitro Yerson Zambrano encerrou a etapa inicial no Casa Blanca.

Para o segundo tempo, o Indenpendiente del Valle voltou com duas alterações: Hoyos e Zarate entraram nos lugares de García e Carabajal. Como era de se esperar, os Rayados del Valle tiveram a iniciativa, passaram a ter mais a posse de bola, a ocupar o campo adversário, mas o El Nacional fechou bem as linhas. Aos oito, em cruzamento da direita, Zabala tentou cabecear, mas não pegou em cheio na redonda, que saiu à direita do gol de Cabezas.

Ciente da necessidade do adversário, La Maquina tentou explorar os contragolpes. Aos 13, Ordonez foi lançado na direita, chutou de dentro da área, mas pegou mal na bola, desperdiçando uma boa oportunidade de ampliar o placar. Depois, aos 18, Ibarra recebeu na esquerda, puxou para dentro, finalizou, Cabezas bateu-roupa e, no rebote, Hoyos foi travado na "hora H" pela marcação e ganhou o escanteio. Nos dois minutos seguintes, o Del Valle rondou a defesa do El Nacional com bolas alçadas na área, principalmente em cobranças de escanteios, mas a sequência terminou com um cruzamento da direita e Zarate cabeceando por cima do travessão.

Nos minutos seguintes, o jogo ficou mais pegado, com entradas mais duras. Aos 27 minutos, em outra investida do Del Valle, em outro cruzamento da direita, a defesa do El Nacional afastou mal, a bola ia sobrar para Medina, que perdeu o domínio e Cabezas, atento, se atirou para pegar a pelota, antes de o camisa 9 esboçar uma reação.

Depois dos 30 minutos, foi um verdadeiro "ataque contra defesa". O Independiente del Valle foi com tudo para cima, o El Nacional se segurou atrás, tentou encaixar o contra-ataque, mas à medida que era possível, dava uma valorizada a cada falta marcada.

O árbitro deu seis minutos de acréscimos. O Del Valle foi na base do desespero para cima do El Nacional para buscar o empate, mas o ferrolho dos Puros Criollos conseguiu se segurar bem e quase ampliaram o placar aos 47 minutos. Em um chutaço de fora da área, o goleiro Ramírez voou e foi buscar no ângulo. Defesaça. Até que, aos 51 minutos, Yerson Zambrano encerrou a partida. Fim de jogo no Casa Blanca: Independiente del Valle 0, El Nacional 1. La Máquina é campeã da Copa do Equador 2024.  Pela segunda vez, o El Nacho leva a competição.

A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica da decisão.

Data - Jogo - Local:
Primeira Fase:
20/07 - Baños Ciudad de Fuego (1)1x1(3) El Nacional - Coronel José Silva, Baños (EQU)
Oitavas-de-final:
03/09 - Deportivo Santo Domingo 2x3 El Nacional - Etho Vega, Santo Domingo (EQU)
Quartas-de-final:
02/10 - LDU Quito (1)0x0(3) El Nacional - Rodrigo Paz Delgado, Quito (EQU)
Semifinais:
23/10 - Mushuc Runa 1x2 El Nacional - La Cocha, Latacunga (EQU)
31/10 - El Nacional 2x0 Mushuc Runa - Olímpico Atahualpa, Quito (EQU)
Final:
27/11 - Independiente del Valle 0x1 El Nacional - Rodrigo Paz Delgado, Quito (EQU)

FICHA TÉCNICA: INDEPENDIENTE DEL VALLE 0x1 EL NACIONAL
Competição/Fase: Copa do Equador 2024 - final (jogo único)
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), Quito (EQU)
Data: 27 de novembro de 2024, terça-feira - 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Yerson Zambrano
Assistentes: Ricardo Baren e Byron Romero
Cartões Amarelos: Zarate (Independiente del Valle); Mora Penaranda, Arce, Gabriel Cortez, Zuleta, Ordonez (El Nacional)
Gol: Gabriel Cortez, aos 43 min do 1° tempo (0-1)
INDEPENDIENTE DEL VALLE: 1.Ramírez; 13.Cordero, 14.Carabajal (2.Zarate), 5.Schunke e 51.Medina; 80.Ortiz (16.Paez), 18.Zabala e 20.García (11.Hoyos); 30.Ibarra (8.Romario Ibarra), 50.Arroyo (53.Lerma Soliz) e 9.Medina Escobar. Técnico: Javier Gandolfi
EL NACIONAL: 12.Cabezas; 23.Patiño, 32.Bedoya, 25.Cela (26.Peralta), 4.Cabezas Briones e 24.Mora Penaranda (2.Mario Pineida); 88.Arce, 8.Martínez e 81.Gabriel Cortez (11.Asprilla); 43.Ordonez (14.Pazmino) e 9.Cabeza (17.Velez). Técnico: Marcelo Zuleta

Parabéns ao Club Desportivo El Nacional pelo título.

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *