Edição de Fim de Ano da Feira na Rosenbaum celebra o design e o artesanato das regiões brasileiras *

 

De 5 a 15 de dezembro, a Feira na Rosenbaum realiza uma edição especial de fim de ano, enaltecendo o design autoral e o artesanato de todas as regiões do Brasil. Em um evento marcado por histórias, raízes e afetos, a feira reúne peças exclusivas que aliam contemporaneidade e tradição, conectando-se profundamente com os saberes e técnicas das mãos que as produzem. 

Com curadoria de Cristiane Rosenbaum, a Feira na Rosenbaum valoriza pequenos produtores e suas trajetórias, promovendo um espaço onde o design e o artesanato local ganham destaque. Peças de mobiliário, moda, objetos de decoração, gastronomia e produtos de bem-estar compõem a seleção, que reforça o compromisso da feira em apresentar o design como expressão humana conectada às tradições. "Nosso objetivo é mostrar que o design pode ser profundamente humano, feito com respeito às tradições e uma vontade imensa de compartilhar o que cada região tem de mais autêntico. Cada peça tem uma história que nos conecta", afirma a curadora. 

Nesta edição, a feira adota uma curadoria coletiva, reunindo colaboradores que ampliam os olhares sobre o design nacional. Entre eles estão Luísa Luz, do Estúdio Veste (Minas Gerais); Alina Amaral (Alagoas); Alexandra Mattos (Paraíba); Sávio Ewan, da Terra da Luz (Ceará); e Karla Batista, da Azulerde (Pernambuco). A diversidade de perspectivas reflete a riqueza cultural do Brasil em cada detalhe. 

O evento ocupa o número 2854 da Rua Augusta, uma das vias mais icônicas de São Paulo, reforçando sua presença no coração da cidade, próximo à Rua Oscar Freire. A cenografia, assinada por Natalia Martucci, conecta tradição e contemporaneidade, celebrando a diversidade cultural do país.  

A sustentabilidade segue como um dos pilares da feira. As ecobags exclusivas, desenvolvidas em parceria com a Ecosimple, utilizam tecidos ecológicos, unindo design brasileiro e práticas responsáveis. 

A programação inclui o Desfile Coletivo Alma Brasileira, sob direção de Thais Losso e Jackson Araujo, da Trama Afetiva, que marca a abertura oficial do evento. Na entrada, obras do artista Agnaldo Pinho (@agnaldopinho.arte) compõem uma exposição que revela sua conexão com as raízes e a criatividade regional. 

Nesta edição, a Feira celebra marcos importantes, como os 15 anos da marca Greghi Design, com criações icônicas que acompanham a evolução do seu trabalho, e os 10 anos da Saboaria Brasil, marca fundada por Paulina Arena, conhecida por sua sinergia única com óleos essenciais, traduzindo emoções em experiências olfativas. São marcas que nasceram e cresceram junto com a Feira na Rosenbaum. 

Coleção Cápsula Alma Brasileira também ganha destaque, trazendo uma nova linha de chás desenvolvida pela Infusiva, reforçando o encontro entre design, bem-estar e tradição. A colaboração com a marca Ciclo Arte, do Rio de Janeiro, também continua e apresentará camisetas, bonés, bandeiras e outros itens desenvolvidos exclusivamente para a Feira na Rosenbaum. 

A Feira na Rosenbaum confirma sua posição como um espaço onde tradição e inovação, passado e futuro, arte e afeto se encontram, valorizando o que o Brasil tem de mais criativo, autêntico e sustentável. 

Serviço 
O quê: Feira na Rosenbaum – Edição de fim de ano 
Quando: 5 a 15 de dezembro 
Onde: Rua Augusta, 2854, São Paulo 
Horário: Das 11h às 20h 
Pet-friendly 

Sobre a Feira na Rosenbaum:  
Em formato de plataforma criativa, desde 2012 a Feira na Rosenbaum traz como propósito “expor a alma brasileira”. Por meio de suas edições que reúnem artistas e artesãos, desde comunidades criativas tradicionais até designers independentes, leva ao público criações autorais que ajudam a contar e promover a rica diversidade cultural, em uma atmosfera multissensorial, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros, cenários e encontros, em uma energia de casa aberta e acolhimento.  

 Reconhecida pelo esforço voltado à sustentabilidade social e ecológica, recebeu o “Prêmio Muda” das Edições Globo Condé Nast na categoria “Gente”, em 2019. Desde 2018, assumiu o compromisso em reduzir o impacto ambiental de suas edições, por meio da máxima redução de seus dejetos e da correta destinação de seus resíduos orgânicos e materiais recicláveis a fim de enviar a mínima fração possível de lixo para o aterro sanitário, conceito “Lixo Zero”. Essas ações contam com a consultoria ambiental da empresa social Roda Ambiental e em edições passadas com as ações da Comida Invisível.  

Idealizada pela curadora de arte e design Cristiane Miranda Rosenbaum e pelo co-fundador e arquiteto Marcelo Rosenbaum, a Feira na Rosenbaum tem uma loja fixa no bairro de Pinheiros, em São Paulo.  

Créditos: Gabriel Teixeira | Patrícia Buarque & Conexões

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *