Dynamos: campeão da Supercopa de Chibuku 2024

 

Os jogadores do Dynamos FC comemoram o título da Chibuku Super Cup 2024 no Zimbábue. @SportBriefZW

O Dynamos derrotou o Ngazi Platinum Stars por 4 a 2 na disputa por pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e prorrogação neste sábado (30), no Estádio Rufaro, em Harare, e conquistou o título da Supercopa de Chibuku 2024, no Zimbábue. O NPS abriu o placar com Chirinda, mas cedeu o empate com Paga. Na marca da cal, Chigwida e Mweha converteram para o Ngazi, enquanto Demera e Madhanaga pararam no goleiro Mapisa. Enquanto isso, os Glamour Boys mantiveram os 100% de aproveitamento com Makarati, Chiunga, Ilunga e Sadiki marcando suas cobranças.


O jogo começou com o Dynamos com mais posse de bola e ocupando mais o campo do Ngazi Platinum. Aos cinco, o primeiro chute a gol, com Shandirwa de fora da área, mas o goleiro Chadya defendeu. A equipe do técnico Takesure Chiragwi respondeu no minuto seguinte, com Tigere cobrando falta e exigindo boa intervenção do goleiro Mapisa.


Nos minutos seguintes, o time azul anil foi se impondo, avançando aos poucos. Depois, aos 13, Ziocha tentou de fora da área, mas exagerou na dose e mandou por cima do travessão de Chadya e, no minuto seguinte, Chamboko tratou de fazer a mesma coisa: chutou de longe e a bola foi por cima do travessão de Mapisa. Depois, aos 18, Kandonzvo cobrou falta e a pelota foi por cima do gol. E a sequência de chutes em direção à parte superior do travessão continuou aos 19 minutos, com Gaki. No minuto seguinte, Chinyerere avançou até a linha de fundo, rolou para trás em direção da grande área e Ziocha isolou mais uma vez.


No entanto, aos 23 minutos, saiu o gol. Um gol não. Um golaço. A bola foi lançada ao ataque, Chirinda observou o goleiro Mapisa fora da meta e, da intermediária, esperou a bola quicar e, de canhota, encobriu o arqueiro do Dynamo. A equipe rubra tentou entrar no jogo e foi para cima. Aos 27, Shandirwa recebeu na intermediária, tirou de dois adversários, finalizou e Chadya defendeu de forma segura.


A intensidade por parte das equipes diminuiu nos minutos seguintes, com os dois lados alternando a posse de bola. Aos 37, Uri-Khob arriscou do lado direito de fora da área, mas bateu torto e a esférica saiu longe do gol. E, antes do final do primeiro tempo, o Dynamos sofreu uma baixa: Kadonzvo sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído por Paga. Aos 41, em sua primeira participação no jogo, Paga fez jogada pelo meio, acionou Ziocha na área, o camisa 19 fez o pivô e ajeitou para Jalai, que chegou batendo e mandou à esquerda do gol de Chadya.


O primeiro tempo teve três minutos de acréscimos. Os Glamour Boys tentaram ir em busca do empate nesse período, mas o Ngazi Platinum se segurou e conseguiu administrar a vantagem parcial.

 

Para o segundo tempo, Ngazi Platinum Stars e Dynamos retornaram com as mesmas formações que encerraram a etapa inicial. Nos primeiros dez minutos da etapa complementar, o confronto ficou mais pegado, equilibrado, com bastante erros de passes e sem criações de lances ofensivos que chamassem atenção.


Aos 13, o Dynamos teve uma excelente chance de empatar. O goleiro Chadya bateu cabeça com a defesa, a bola sobrou para Shandirwa na entrada da área, o camisa 44 bateu por cobertura, mas o zagueiro do time azul tirou de cabeça em cima da linha. Quatro minutos depois, Urikhob levantou da esquerda, Paga tentou escorar de peito, mas acabou amortecendo a pelota para Chadya, que pegou no meio do gol. Em seguida, aos 21, Urilhob recebeu de costas para o gol na intermediária, girou e chutou, Chadya deu um leve e importante desvio para escanteio.


O Dynamos foi para cima. Depois do escanteio, Chadya ficou pelo caminho, a bola foi levantada em direção a Paga no segundo pau, o camisa 8 cabeceou em cima do goleiro, a redonda ficou viva na pequena área e a defesa do Ngazi tirou o perigo que rondava a sua meta.


Depois, por volta dos 32 minutos, as duas equipes fizeram mais alterações e quase o Dynamos empatou em seguida. Após a cobrança de lateral na área do Ngazi, a defesa falhou no corte, Uri-Khob finalizou na linha da pequena área e Chadya fez grande defesa. Mas a insistência da equipe da cidade Mbare foi recompensada e o empate veio. Após o chutão da defesa, a zaga do Ngazi escorou, a redonda sobrou para Paga, que dominou e soltou a pancada de perto da grande área, mandando a bola no canto de Chadya, que pulou e não achou nada.


Após o empate, o jogo ficou franco, mas os dois lados ficaram cautelosos na hora de tentar atacar, receosos de que um erro poderia ser fatal. Aos 41, Meke, que acabara de entrar, desperdiçou uma excelente oportunidade. Demera recebeu no meio, abriu na esquerda para o camisa 8 que, livre, avançou, entrou na área, chutou cruzado e mandou para fora.


O segundo tempo teve seis minutos de acréscimos. No entanto, os dois times não se arriscaram e pareciam conformados em levar o jogo à prorrogação. Aos 51 minutos, o árbitro Owen Manenda encerrou a partida no tempo regulamentar. A disputa prosseguiu para mais 30 minutos de bola rolando.


No primeiro tempo da prorrogação, o jogo ficou mais estudado, pois nenhum dos lados quis se arriscar mais. Aos oito minutos, apenas um susto aos torcedores do Ngazi. Em cruzamento da direita, Chadya não conseguiu interceptar e, para alívio do lado azul, Paga, que vinha chegando na segunda trave, não alcançou a bola.


Mais tarde, aos 11, Paga recebeu na meia e, mesmo cercado, conseguiu abrir para Ilunga, e o camisa 20 arriscou de fora da área e mandou à direita da meta de Chadya, assustando o arqueiro do NPS. No entanto, a primeira parte do tempo extra permaneceu o mesmo resultado do tempo regulamentar.


No segundo tempo da prorrogação, o Ngazi voltou melhor e teve uma boa chance de marcar. Aos quatro minutos, após a cobrança de escanteio, Madhanaga cabeceou e Mapisa quase bateu roupa, mas defendeu em dois tempos.


Nos últimos minutos de bola rolando, os dois times estavam mais preocupados em evitar perigos em suas respectivas áreas do que tentar alguma coisa criativa em busca do gol que poderia render o título. Aos 14 minutos, Sadiki ainda chutou de fora da área, mas pegou fraco, Chadya pegou e ainda fez uma graça ao fazer algumas embaixadinhas.

 

O jogo ainda teve um minuto de acréscimo. E, no último lance do jogo, Jalai cobrou o lateral em direção da grande área, Ilunga disputou com a marcação, deu um toque por cima do goleiro e marcaria o que seria o gol do título, Porém, Owen Manenda anotou uma falta do camisa 20 no adversário durante a disputa pelo alto, ou seja, falta de ataque. Na reposição, a prorrogação foi encerrada e, assim como foi na campanha de ambos na competição, a final também foi para a disputa por pênaltis. Fim de prorrogação: Ngazi Platinum Stars 1, Dynamos 1.

 

Na série de cinco cobranças, o capitão Chigwida abriu a contagem para o Ngazi, e o também capitão Makarati bateu no meio e empatou. Na segunda rodada, Demera bateu mal e Mapisa defendeu, enquanto Chiunga fez o dele e deixou o Dynamos à frente na disputa. Na sequência, Madhanaga também viu Mapisa pegar sua cobrança e complicar a vida do NPS na disputa, e Ilunga manteve os 100% de aproveitamento para os Glamour Boys e jogou a pressão para o outro lado. Mweha manteve as esperanças do time de Takesure Chiragwi ao fazer o dele. Porém, Sadiki converteu o dele e, apesar de Chadya ter tocado na bola, não foi com força suficiente para fazer a defesa e, assim, a série foi encerrada. Fim da disputa por pênaltis: Ngazi Platinum Stars 2, Dynamos 4. Os DeMbare são campeões da Supercopa de Chibuku 2024.

 

A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica da decisão.

 

Data - Jogo - Local:

Quartas-de-final:

16/10 - Dynamos (5)1x1(3) Yadah - Estádio Rufaro, Harare (ZIM)

Semifinal:

27/10 - Dynamos (4)1x1(2) Manica - Estádio Rufaro, Harare (ZIM)

Final:

30/11 - Ngezi Platinum Stars (2)1x1(4) Dynamos - Estádio Rufaro, Harare (ZIM)

 

FICHA TÉCNICA: NGEZI PLATINUM STARS (2)1x1(4) DYNAMOS

Competição/Fase: Supercopa de Chibuku 2024 - final (jogo único)

Local: Estádio Rufaro, Harare (ZIM)

Data: 30 de novembro de 2024, sábado - 9h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Owen Manenda

Assistentes: Tafadzwa Nkala e Claris Simango

Cartões Amarelos: Chirinda, Madhake e Chamboko (Ngezi Platinum Stars); Makarati, Nyahwa e Ansa Botchway (Dynamos)

Gols: Chirinda, aos 23 min do 1° tempo (1-0); Paga, aos 33 min do 2° tempo (1-1)

Pênaltis convertidos: Chigwida e Mweha (Ngazi Platinum Stars); Makarati, Chiunga, Ilunga e Sadiki (Dynamos)

Pênaltis desperdiçados: Demera e Madhanaga (Ngazi Platinum Stars)

NGAZI PLATINUM STARS: 16.Chadya; 30.Gaki (32.Munemo), 22.Ngwenya (33.Madhanaga), 4.Hachiro e 18.Chirinda (13.Mweha); 15.Moyo, 14.Chamboko, 20.Benhura (31.Demera). e 6.Chigwida; 3.Madhake e 12.Tigere (8.Meke). Técnico: Takesure Chiragwi

DYNAMOS: 13.Mapisa; 2.Jalai, 4.Makarati e 17.Ansa Botchway; 12.Chinyerere, 32.Nyahwa, 5.Dzvinyai (42.Chiunga), 9.Uri-Khob (20.Ilunga) e 93.Kadonzvo (8.Paga); 44.Shandirwa (3.Alick) e 19.Ziocha (10.Sadiki). Técnico: Lloyd Chigowe


Parabéns ao Dynamos Football Club pelo título.


Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *