CULTSP PRO traz programação cultural para novembro com arte, cinema e festival no Edifício Oswald de Andrade *

 


A agenda traz a Feira do Bom Retiro, uma experiência multicultural em parceria com a comunidade coreana, reunindo artesanato, gastronomia e cultura local

O Edifício Oswald de Andrade, sede do CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, na capital, será palco de uma ampla programação gratuita em novembro. Promovido pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas traz um repertório cultural que inclui teatro, exposições, feira multicultural e festivais, consolidando-se como um ponto de encontro para a qualificação profissional e valorização das artes. 

A programação traz espetáculos como "A Última Raposa do Mundo", que se apresenta no dia 3 de novembro, oferecendo ao público uma história com elementos de fantasia e reflexão sobre o meio ambiente, indicada para toda a família. Outro destaque é "EU | TELMA," que será encenado em duas quintas-feiras, dias 21 e 28 de novembro, abordando temas como a finitude e o cotidiano de uma cuidadora de idosos, explorando uma narrativa poética e intimista que promete tocar o público.

As exposições também marcam presença na programação. De 1 a 15 de novembro, "Pequenas Estrelas" ocupa o espaço, com um acervo que celebra a criatividade infantil. Já "A História da Atriz Helene Weigel", aberta de 22 de novembro até 15 de dezembro, explora a trajetória e a força cênica da grande atriz alemã, conhecida por seu trabalho com o grupo Berliner Ensemble, destacando sua influência no teatro europeu.

Para enriquecer ainda mais o mês, o Festival da Diversidade Cultural ocorre nos dias 14 e 15 de novembro, trazendo para São Paulo uma programação que reúne manifestações de grupos étnicos, religiosos e regionais em uma grande celebração da cultura e da tradição. A programação também inclui a aguardada Feira do Bom Retiro, no dia 24 de novembro, uma feira multicultural com parceria da comunidade coreana local, oferecendo ao público a chance de experimentar um mergulho no artesanato, gastronomia e cultura do bairro.

Sobre o CULTSP PRO
CULTSP PRO foi lançado em outubro e é composto por seis escolas temáticas, cada uma com foco em diferentes áreas da cultura e da economia criativa, além de um programa especial de qualificação em teatro e dança. As escolas estão voltadas para a formação em áreas como performance artística (dança, teatro musical, circo, ópera, música), gestão e preservação de patrimônio cultural, produção audiovisual, criação de games e novas mídias, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e artesanato.

O programa pretende realizar mais de 500 atividades formativas em 2024, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo. Até 2029, o número de atividades anuais deve ultrapassar 10 mil, beneficiando mais de 500 mil pessoas no total. As ações do CULTSP PRO acontecem em uma ampla rede de espaços físicos no interior e na capital paulista, graças a parcerias com prefeituras, universidades, empresas e equipamentos culturais.

Confira a programação completa
01/11 a 15/11 09h - 22h de segunda a sexta e 09h -18h aos sábados
Pequenas Estrelas - Escola Jayu de Arte | Exposição
Direção: EunSung Choi (Inês)
Produção: Patricia Baik
Fotografia: Patricia Baik
Realização: Jayu Artes
Classificação indicativa: livre

"Pequenas Estrelas" explora o potencial artístico inato das crianças, inspirado pela famosa citação de Pablo Picasso: "Todas as crianças são artistas". A questão é se isso se mantém à medida que crescem." A exposição convida o público a refletir sobre como a criatividade infantil, livre de julgamentos e expectativas, se transforma com o passar do tempo. A mostra busca encorajar as crianças a continuarem usando suas imaginações e a se orgulharem de suas criações, apresentando a arte como um poderoso meio de comunicação e expressão. Com um espaço dedicado a jovens artistas, a exposição oferece a oportunidade para que suas obras sejam vistas e apreciadas, celebrando a liberdade de criar. Através das obras expostas, espera-se que essas experiências fiquem gravadas no coração das crianças, como pequenas estrelas que continuarão a brilhar para sempre."

03/11/2024 domingo 16h 
A Última Raposa do Mundo
Elenco: Jhennifer Peguim, Nuno José e Patrick Moreira Lima
Direção e dramaturgia: Moisés Baião
Treinamento de humor: Thais Melo
Cenografia: Julio Vida
Luz: Dida Genofre
Figurino: Acacio Mendes
Design de objetos: Leon Henrico Geraldi
Concepção de maquiagem: Thais Valentin
Operação de luz: Dida Genofre
Operação de som: Moisés Baião
Design gráfico, ilustração e mídias sociais: Larissa da Cruz e Moisés Baião
Produção: Fernando Pivotto e  Lud Picosque — Corpo Rastreado 
Classificação indicativa: 12 anos

Uma raposinha-do-campo sobreviveu a um apocalipse. Sozinha há mil dias e sem esperança de encontrar outro ser-vivo, ela coleciona os smartphones sem bateria que encontra pelo caminho. Um dia, um smartphone toca.

14 e 15/11 quinta-feira e sexta-feira das 10h às 18h
Festival da Diversidade Cultural SP| Festival
Classificação indicativa: livre
Festival da Diversidade Cultural é realizado há 11 anos consecutivos no município de Itanhaém-SP, que tem como principal premissa o fortalecimento e valorização dos diversos segmentos que compõem o conceito denominado de diversidade por meio do fomento de múltiplas linguagens artístico-culturais.

21 e 28/11 quinta-feira 20h
EU |TELMA | Teatro
Dramaturgia, direção, atuação, cenário e figurino: Nicole Marangoni 
Provocações cênicas: Evinha Sampaio, Janaína Leite, Naiene Sanchez e Rhena de Faria
Desenho de Luz: Yuri Cumer e Eramir Neto 
Gênero: Auto ficção 
Classificação indicativa: 14 anos 

Os cuidados de fim de vida de um pai e o cotidiano trivial de uma cuidadora de idosos entrelaçam-se nesta narrativa poética sobre a finitude, o luto e a estafa do cuidar. O espetáculo é uma auto ficção que permeia a temática da morte.

22/11 a 15/12 segunda a sexta 09h-22h, aos sábados 09h-18h e aos domingos 09h-17h 
A história da atriz Helene Weigel | Exposição 
Classificação indicativa: livre 
A exposição “A história da atriz Helene Weigel"  traz objetos relativos a mulher Helene Weigel,também atriz e diretora artística do grupo teatral Berliner Ensemble, a intérprete de Mãe Coragem, de A Mãe, da Senhora Carrar de Os Fuzis, da Leocádia Begbick em Um Homem é um Homem e em Mahagonny... e a esposa e maior colaboradora de Bertold Brecht em sua obra cênica. São muitos papéis que somente uma mulher determinada poderia desempenhar ao mesmo tempo.

29 e 30/11 sexta-feira e sábado 20h
Determinadas Pessoas-Weigel I Teatro  
Texto – Esther Góes e Ariel Borghi
Helene Weigel – Esther Góes
Direção – Ariel Borghi
Participações em vídeo de Renato Borghi, Henrique Schafer e Eucir de Souza
Trilha Sonora – Lincoln Antonio
Figurino – Beth Filipecki
Cenário – Ulisses Cohn
Direção de Vídeos – Ariel Borghi
Criação de Iluminação – Lucia Chedieck
Iluminação - Nadia Hinz
Direção Técnica e Cenotecnia – Fernando Brettas e Zé Alves da Silva
Fotografia – Gal Oppido
Classificação indicativa: livre

O espetáculo Determinadas Pessoas – Weigel, de Esther Góes e Ariel Borghi, traz à cena a mulher Helene Weigel, também atriz e diretora artística do grupo teatral Berliner Ensemble, a intérprete de Mãe Coragem, de A Mãe, da Senhora Carrar de Os Fuzis, da Leocádia Begbick em Um Homem é um Homem e em Mahagonny... e a esposa e maior colaboradora de Bertold Brecht em sua obra cênica. São muitos papéis que somente uma mulher determinada poderia desempenhar ao mesmo tempo.

23/11, 24/11, 30/11, sábados e domingo, 16h
Akí eu era feliz| Teatro
Direção Geral: Sérgio de Azevedo
Direção Estética e Dramaturgia: Celso Correia Lopes
Direção Corporal: Melissa Aguiar
Preparação Vocal: Milena Miotto
Produção: Sérgio de Azevedo e Turma 71
Design de Luz: Sérgio de Azevedo
Figurino: Paula Venâncio
Cenografia: Paula Venâncio
Classificação indicativa: livre

Três crianças, Niara, Gael e Aruana, vivem em uma cidade litorânea tranquila, a partir de onde podem brincar entrando em portais mágicos que os levam a diferentes lugares. No entanto, ocorre um desastre ambiental e Aruana fica presa dentro do portal. Começa, então, a jornada em busca da amiga perdida em meio a desafios, conflitos interpessoais e crises climáticas. Venha assistir e descobrir onde e como eles realmente são felizes.

24/11 domingo das 10h às 18h
Feira do Bom Retiro | Feira
Classificação etária: livre
Feira multicultural em parceria com a comunidade coreana local.

Créditos: Luciana Canuto | IDG

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *