Contos festivos para abraçar a transitoriedade da vida *

 

Foto meramente ilustrativa.

"Fins & feriados" aborda questões existenciais a partir de histórias construídas em datas comemorativas populares

Para alguns, datas comemorativas remetem a uma saudade quase palpável, parecida com um vazio existencial causado pela transitoriedade do tempo. Para outros, há a sensação de renovação, um desejo de celebrar não apenas o que foi, mas o que está por vir. A partir desses sentimentos paradoxais, o escritor G. H. Oliveira lança Fins & Feriados, uma coletânea de contos que contempla começos e términos representados pelas festividades.

Com elementos do realismo fantástico, o autor retrata em cinco textos diferentes personagens e cenários para criar uma atmosfera que mescla reflexões filosóficas a situações cotidianas. Em "Neve vermelha", por exemplo, a morte e o medo são explorados no dia do Halloween, quando, todo ano, as bruxas atingem o ápice de seus poderes e se aproveitam disso para invadir o vilarejo dos humanos.

Os personagens precisam lidar com a ideia de que, embora as festividades se repitam, as experiências e emoções não se renovam de forma igual, revelando a impermanência da vida, como é o caso do conto “Para onde as estrelas vão” (Natal). Já em "Memórias de um milagre" (São João), o luto e a tentativa de encontrar um sentido após a perda são centrais. Enquanto em "Todas as certezas" (Páscoa), uma morte injusta coloca em perspectiva crenças e verdades da protagonista.

A morte não é uma questão de querer, é uma consequência. Ela vai acontecer. Tudo que você
pode fazer é garantir que, quando ela te encontre, não tenha desperdiçado sua existência em uma
vida vazia. Se você vive por algo maior, nunca morre de verdade. (Fins & Feriados, p. 199)

Fins & Feriados transita ainda por temas como amor, fé, fragilidade da vida, crenças, natureza cíclica, rituais e tradições. O livro é uma mediação sobre finais, tanto literais quanto simbólicos, e sobre como as celebrações, que muitas vezes representam recomeços, também são momentos de mudanças e despedidas.

Vencedor do Prêmio Conto Inesquecível da Amazon com “Nem sempre é para sempre” (Dia dos Namorados), também presente neste lançamento, G. H. Oliveira apresenta um olhar introspectivo e sensível sobre as complexidades da existência humana, desde conflitos emocionais experenciados pelos personagens até momentos de alienação diante de situações externas.

FICHA TÉCNICA
Título: Fins & Feriados
Autor: G.H. Oliveira
Editora: Clube de Autores
ISBN: 9786558727484
Páginas: 334
Preço: R$ 59,90
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor: Guilherme Henrique Vieira de Oliveira nasceu em Teresópolis, mas cresceu em Volta Redonda, no interior do Rio Janeiro. Formado em Sistemas de Informação, divide seu tempo entre códigos e escrever histórias. É autor de O Viajante do Tempo, um dos contos incluídos à coletânea do Prêmio OFF FLIP 2023. Agora ele lança seu livro de estreia Fins & Feriados, que reúne cinco histórias baseadas em datas festivas. Dentre elas, a comédia romântica Nem sempre é para sempre, que foi vencedora do Prêmio Conto Inesquecível promovido pelo Amazon KDP.

Acompanhe o autor no Instagram: @ghescritor

Créditos: Gabriela Bubniak | LC Agência de Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *