Começa a distribuição de 2.160 exemplares do livro Arte do Jornalismo para escolas públicas em sete cidades *
Foto meramente ilustrativa. |
Obra reúne reportagens estudantis vencedoras do projeto Arte do Jornalismo que debateu a sustentabilidade de acordo com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030
Os alunos de 36 escolas públicas participantes do
projeto Arte do Jornalismo recebem a partir de 27 de novembro, 2.160 exemplares
do livro homônimo, resultado da iniciativa cultural que discutiu temas locais
sobre a sustentabilidade no contexto das metas dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) estabelecidas na agenda 2030 da ONU.
Com 3.800 alunos e 98 professores impactados, o
projeto realizou 7 oficinas pedagógicas, 14 workshops de diagramação (Dia do
Design), além da distribuição das reportagens na versão jornal mural para
exposição em 14 escolas. O projeto foi desenvolvido em sete cidades: Ribeirão
Claro (PR), Andirá (PR), São Paulo (SP), Ourinhos (SP), Piraju (SP), Vespasiano
(MG) e Rio Bonito (RJ).
Com a entrega gratuita dos 2.160 exemplares do
livro, o projeto chega a sua última etapa. A publicação reúne 57 reportagens
vencedoras, de autoria dos próprios alunos. Nesta maratona, os alunos foram
estimulados a refletir sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) da ONU e, com a orientação de seus professores e das equipes pedagógicas
do projeto, puderam realizar pesquisas ou entrevistas e redigir suas
reportagens. As matérias selecionadas foram publicadas em um jornal estudantil
de cada cidade, cuja nomeação e diagramação também aconteceu com a participação
dos alunos e professores num wokshop de design com tutoria profissional.
O projeto Arte do Jornalismo conta com o patrocínio
incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País
e concessionária de diversas usinas hidrelétricas distribuídas pelo Brasil,
parceria com as Secretarias e Diretorias de Ensino dos municípios contemplados
e realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo
à Cultura.
Temas
abordados
Pautados pelos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) da ONU, as reportagens estudantis mergulharam em temas como
saneamento básico, saúde, desigual salarial de gênero, entre outros. Todas,
contextualizam as realidades locais, desafios de gestão pública e da sociedade
civil para as melhorias necessárias para o combate às desigualdades sociais e,
especialmente, o enfrentamento e adaptações às mudanças climáticas.
“Além de amparado nas diretrizes da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), o projeto acontece em um contexto mundial muito
importante, em que os desafios da crise do clima se impõem e precisam envolver
todos os atores da sociedade. Nesse sentido, os jovens precisam participar e
serem estimulados ao pensamento crítico, objetivo que o Arte do Jornalismo
cumpriu por meio de todas as suas etapas, desde as oficinas de capacitação até
a prática de diagramar um jornal totalmente dedicado à estas questões.”, afirma
Allan de Amorim, coordenador do Arte do Jornalismo.
Conheça
as etapas do Arte do Jornalismo
O Arte do Jornalismo alia cultura e educação, usando
o jornalismo como ferramenta e a sustentabilidade como tema central.
Professores e alunos de sete cidades produzem reportagens sobre o assunto, com
o objetivo final de identificar os meios para alcançar as metas dos Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sugeridas na Agenda 2030 da ONU,
considerando a realidade de cada localidade. O foco são escolas de ensino
público (fundamental II - 8º e 9º anos) impactando professores, alunos e
comunidade.
A dinâmica do Projeto consiste em: oficinas
pedagógicas (professores são orientados sobre os ODS,
produção de textos jornalísticos e montagem de jornais); produção das
reportagens (professores orientaram alunos a criar uma
reportagem de sua cidade relacionada às metas de um ODS); Comissão
julgadora (equipe técnica e jornalistas convidados elegem
as duas melhores reportagens de cada cidade); Dia do Design (alunos
das escolas vencedoras na etapa anterior recebem um designer gráfico para um
workshop técnico e a diagramação coletiva do jornal da cidade); Jornal mural,
e-jornal e livro (corresponde à última fase do projeto com
a distribuição gratuita para as escolas participantes de um jornal mural da sua
cidade, sua versão digital, e o livro do projeto que reúne os jornais de todas
as cidades). Fotos, vídeos e os arquivos de cada jornal estão disponíveis no
site: http://artedojornalismo.com.
Sobre
a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com
energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País,
conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir
com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e
respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas
hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW.
Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes
globais em geração de energia limpa.
Sobre
a Horizonte Educação e Comunicação
Há mais de 30 anos planejando e realizando projetos
educacionais, culturais e editoriais sobre meio ambiente e sustentabilidade.
Desenvolvemos programas sob encomenda e com uso das leis de incentivo à
cultura. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos,
designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência,
propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em
resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 120 projetos nacionais
realizados, com presença em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600
professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580
publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/
Créditos: Edna Lira | Grupo Casa
* Este conteúdo
foi enviado pela assessoria de imprensa
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