Aos homens do futuro: histórias que inspiram uma nova geração de meninos *

 

Foto meramente ilustrativa.

Francesca Cavallo, premiada autora e best-seller do New York Times, lança livro com propósito de auxiliar na construção da masculinidade saudável

Desde cedo, meninos são ensinados que devem ser líderes natos, bem-sucedidos e heróis destemidos se quiserem ser amados. Que os homens que expressam as próprias emoções acabam se tornando frágeis ou que a desconexão com os sentimentos é uma virtude digna de uma boa liderança. Para romper com essas crenças tóxicas, a escritora de Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, best-seller do New York Times, Francesca Cavallo lança o livro Histórias Espaciais para Homens do Futuro. São 12 contos para ajudar os pequenos leitores a descobrirem que os garotos também choram e não precisam ser fortes o tempo todo.

Nestas narrativas divertidas e repletas de lições de vida, ilustradas pelo premiado designer gráfico mexicano Luis San Vicente, as crianças são convidadas a viajar por planetas longínquos e imaginários. Cada um deles aborda um tema crucial para a formação da identidade masculina: desde a relação com a figura paterna à sabedoria para lidar com a disparidade de força; do relacionamento das emoções para além da raiva à exploração corajosa da própria identidade de gênero. Por meio de muitas aventuras, o leitor ainda aprende sobre autoconhecimento, empatia, coragem emocional, autenticidade, igualdade, respeito, superação dos medos, como lidar com frustrações ou situações opressivas, e a importância da solidariedade e resiliência.

"Esse livro nasceu do desejo profundo de criar uma ferramenta para discutir um dos temas mais controversos do nosso tempo: a masculinidade. É um livro que cresceu como fruto de um exercício de extrema escuta, amor e confiança. Três coisas que não podem e não devem nunca faltar quando nos relacionamos com crianças, sejam meninas ou meninos [...] esse é o universo que quero conquistar junto a cada um de vocês. Para que o amor que sentimos pelas crianças se torne o amor que elas sentem por si mesmas. E para que esse amor se torne a força motriz de suas vidas”, revela Francesca Cavallo.

Ao longo dos contos encantados, a autora apresenta lugares habitados por piratas, ogros, fantasmas, reis, um presidente com uma estranha obsessão pela guerra e o sapo que busca um amor verdadeiro – cada qual lutando contra preconceitos e ideais tóxicos impostos pela sociedade. Embasada em pesquisas nas áreas de psicologia, antropologia e sociologia, que estudam a formação da identidade masculina a partir de diversos pontos de vista, Francesca Cavallo também explora de forma leve como o mundo poderia ser diferente se todos fossem capazes de expressar a necessidade de estabelecer conexões sem direcionar comportamentos destrutivos para si e para o próximo, além de compreender que pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza.

Histórias Espaciais para Homens do Futuro, publicado pela VR Editora e com posfácio escrito por Pedro Pacífico (o @Bookster), não se limita a apresentar ao público personagens masculinos que têm orgulho de sua coragem emocional e da própria integridade moral. O livro oferece às crianças – do presente e do futuro – uma visão nova e mais saudável do que significa ser “homem” na contemporaneidade, que meninos e meninas merecem crescer livres dos estereótipos de gênero e da cultura de opressão e violência que aprisionou o conceito de masculinidade durante muito tempo.

Ficha técnica:
Título: Histórias Espaciais para Homens do Futuro
Subtítulo: 12 contos para inspirar uma nova geração de meninos
Título original:
Autora: Francesca Cavallo
Ilustrador: Luis San Vicente
Tradutora: Nathália Dimambro
Selo: VR Editora
ISBN: 978-85-507-0574-3
Edição/ano: 1ª ed. /2024
Gênero: literatura infantojuvenil
Público-alvo: crianças, pais e professores
Idade recomendada: +7 anos
Número de páginas: 180
Onde encontrar: Amazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil

Sobre a autora: Francesca Cavallo é autora dos primeiros dois volumes da série Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, best-sellers do New York Times que foram traduzidos para cinquenta idiomas e venderam mais de 7 milhões de exemplares no mundo inteiro. Em 2019, deixou a Rebel Girls para fundar sua segunda produtora de mídia, a Undercats. A escritora também se destacou no cenário editorial global por sua pesquisa sobre estratégias de auto publicação como forma de proteger a liberdade plena dos artistas e o direito de defender a dignidade no trabalho criativo. Desde 2019, faz parte do programa Jovens Líderes Europeus da Friends of Europe e luta todos os dias para promover os direitos LGBTQIA+ e combater a violência de gênero e qualquer outra discriminação com uma perspectiva pan-europeia.

Redes sociais:
Instagram@francescatherebel

Sobre o ilustrador: Luis San Vicente nasceu na Cidade do México em março de 1970. Estudou design gráfico na Universidade Autônoma Metropolitana e ilustrou mais de cinquenta livros infantis, publicados por todo o mundo. Suas ilustrações já foram expostas e premiadas em grandes mostras, feiras e galerias internacionais, como o Iberoamerica Illustra Contest, a International Children’s and Youth Book Fair, a Bologna Children’s Book Fair e a Los Silos International Story Fair. Durante mais de vinte anos, San Vicente experimentou diversas formas de ilustração, combinando técnicas tradicionais e digitais em busca do estilo perfeito para cada projeto.

Redes sociais:

Créditos: Gabriela Cuerba | LC Agência de Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *