Aerosmith: 45 anos de "Night In The Ruts"

 

"Night In The Ruts", do Aerosmith, completa 45 anos em 2024

Hoje, 16 de novembro de 2024, o sexto disco de estúdio do Aerosmith, "Night In The Ruts", completa 45 anos de lançamento. Gravado durante a Primavera (no Hemisfério Norte) de 1979, nos estúdios Mediasound e Record Plant, ambos em Nova York, a obra saiu pela Columbia Records e co-produzido entre Gary Lyons e Aerosmith. A expressão “Night In The Ruts” é um trocadilho, na verdade está trocando o “N” e o “R”, formando a frase “Right In The Nuts” (“Bem nas Bolas”).

Depois das vendas abaixo do esperado de "Draw The Line" (1977), a gravadora do Aerosmith exigiu que o grupo saísse em turnê para arcar com os custos da gravação. Essa pressão conturbou ainda mais o clima entre os integrantes, especialmente Steven Tyler e Joe Perry. Enquanto o vocalista se entupia de drogas desde o café da manhã até a última refeição, o guitarrista insatisfeito com a situação, a ponto de ter bastante "arranca-rabo" com Tyler. Tanto que, durante as gravações, Tyler e Perry faltavam constantemente, enquanto os demais - Brad Whitford, Tom Hamilton e Joey Kramer - fizeram a parte deles e gravaram as bases.

A situação para Perry ficou tão insuportável que, mesmo gravando todos os solos da obra, ele saiu do grupo, deixando Jimmy Crespo encarregado de gravar um ou outro "reparo", e iniciou a sua carreira solo através do The Joe Perry Project. Inclusive, Crespo acabou sendo contratado para o grupo e ficou até 1984.

Então, com o disco gravado "nas coxas", o play traz nove faixas, sendo três covers. E, diante desse caos, a obra começa com "No Surprize" (com "Z" mesmo!), que manteve o DNA do grupo, com uma levada contagiante e que soa meio como uma música autobiográfica. Considerada por muitos como a melhor música do disco. Em seguida, vem "Chiquita", que tem bons riffs, boa participação de metais (saxofones) e um ritmo dançante agradável. O terceiro tema é o primeiro cover do álbum: "Remenber (Walking In The Sand)", do The Shangri-las, interpretada magistralmente por Tyler, um belo solo de Perry e a participação de Mary Weiss (do próprio Shangri-las) nos backing vocals. Depois, em "Cheese Cake", um Rock Blues seco, objetivo e um slide guitar maroto soando quase um Led Zeppelin, se não fosse o refrão grudento. E a obra chega ao meio com "Three Mile Smile", outra "aerozeppeliana" com um Hard Rock Blues bem feito, trazendo um groove bem bacana.

A segunda parte do play vem com "Reefer Head Woman", outro cover, um Blues com pegada de Hard Rock que ficou tão bom quanto a versão de Eric Clapton. Trata-se de uma canção gravada originalmente em 1938 por Jazz Gillum. De imediato, em "Bone To Bone (Coney Island White Fish Boy)", que tem peso e ritmo acelerado, mas nada de extraordinário. Encerrando a trinca de covers, "Think About It", dos Yardbirds, que traz um inspiradíssimo solo de Joe Perry que, sem dúvidas, deixa comprovado o quão Jimmy Page é a sua fonte de inspiração. E, para encerrar, "Mia", baladaça melancólica, triste, levada no piano em Tyler escreveu para a sua filha Mia Tyler. Sinceramente, melhor do que boa parte das baladas que o Aerosmith fez do final dos anos 1980 pra cá.

Mesmo o clima não sendo favorável para a gravação, "Night In The Ruts" não chega a ser um álbum esplendoroso do Aerosmith, mas não chega a comprometer, dá para curtir sim, tem boas músicas que, infelizmente, o tempo (e a banda) tratou de deixá-las no esquecimento. Exceto um pequeno trecho "Remember" porque, em 2020, uma versão intitulada "Oh No", do rapper Kreepa, que usava o instrumental de "Streets Favorite", se tornou um meme da internet no TikTok, geralmente tocada quando um acidente ou algo desagradável acontece.

A seguir, a ficha técnica e o tracklist da obra.

Álbum: Night In The Ruts
Intérprete: Aerosmith
Lançamento: 16 de novembro de 1979
Gravadora: Columbia Records
Produtores: Gary Lyons e Aerosmith

Steven Tyler: voz, teclados, gaita e piano
Joe Perry: guitarra, slide guitar e backing vocal em "No Surprize", "Chiquita", "Cheese Cake", "Three Mile Smile", "Reefer Head Woman" e "Bone To Bone (Coney Island White Fish Boy)"
Brad Whitford: guitarra
Tom Hamilton: baixo
Joey Kramer: bateria

Mary Weiss: backing vocal em "Remember (Walking On The Sand)"
Richie Supa: guitarras adicionais em "No Surprize"
Jimmy Crespo: guitarra solo em "Three Mile Smile"
George Young: saxofone alto em "Chiquita"
Lou Marini: saxofone em "Chiquita"
Louis del Gatto: saxofone barítono em "Chiquita"
Barry Rogers: trombone em "Chiquita"
Neil Thompson: guitarra em "Chiquita"

1. No Surprize (Tyler / Perry)
2. Chiquita (Tyler / Perry)
3. Remember (Walking In The Sand) (Morton)
4. Cheese Cake (Tyler / Perry)
5. Three Mile Smile (Tyler / Perry)
6. Reefer Head Woman (Bennett / Gillum / Melrose)
7. Bone To Bone (Coney Island White Fish Boy)
8. Think About It (Relf / Page / McCarty)
9. Mia (Tyler)

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *