AC/DC: 15 anos de "Backtracks"

 

O box "Backtracks", do AC/DC, completa 15 anos de lançamento em 2024.

No último dia 10 de novembro, o box "Backtracks", do AC/DC, completou 15 anos de lançamento. Com materiais raros gravados pelo grupo australiano (ao vivo e de estúdio) entre 1974 e 2009, o box saiu pela Columbia com a produção da própria banda. Além de CD's e DVD, o combo traz ainda LP, livro e outros itens de reproduções de memorabilia para nenhum fã da trupe de Angus Young botar defeito.

O material, na época, saiu em duas edições: Deluxe Edition e Standard Edition, ambas com faixas que foram remasterizadas e com temas que apareceram em CD pela primeira vez.

A Deluxe Edition contém três CDs, dois DVDs, um LP, um livro capa dura de 164 páginas e várias reproduções colecionáveis de mercadorias da banda, tudo isso dentro de uma caixa em forma de amplificador de guitarra de 1 watt. Um CD inclui faixas raras de gravações em estúdio, inclusive lados B e de lançamentos realizados apenas na Austrália, enquanto que os outros dois CDs documentam faixas de gravações ao vivo, que apareceram em singles ao longo dos anos. Está também incluída a terceira parte do DVD “Family Jewels” e toda a apresentação de "Live at the Circus Krone" (2003), em Munique, Alemanha, em DVD. 

A Standard Edition inclui dois CDs e um DVD. O CD 1 contém raridades gravadas em estúdio, enquanto que o CD 2 contém as raridades ao vivo. O DVD é o Family Jewels Disc Three. Foi lançada no mesmo dia da Deluxe Edition.

A caixa externa (com medidas em 30x30x10cm) é desenhada para se parecer com um antigo amplificador de guitarra do AC/DC e também tem o logotipo original, que foi pintado com spray atrás das caixas acústicas de Angus e Malcolm Young em 1975. A “cabeça” do amplificador tem um puxador que levanta a tampa revelando o conteúdo alojado no interior. A "cabeça" é também um amplificador de guitarra de 1 watt e é considerado uma peça única de colecionador. Foram disponibilizadas apenas 50.000 dessas versões deluxe.

Outro item precioso do box é o livro de capa dura, que tem 164 páginas de fotos raras e inéditas abrangendo o período de 1974 a 2009, mais novas cópias em tamanho integral de releases originais, itinerários de turnês, livros de turnês, selos usados em testes, anúncios, propaganda e muito mais. Imagens raras incluem registros inéditos da banda gravando no estúdio Albert Music, em Sydney, com os produtores Harry Vanda e George Young (irmão de Angus e Malcolm), em 1977. Há também fotos inéditas de cenas ao vivo tiradas por todo o mundo.

Já a relação de reproduções de itens de memorabilia inclui algumas coisas peculiares, como a primeira peça de propaganda para o AC/DC; um button medindo cinco centímetros de diâmetro, com uma foto antiga de Angus e os dizeres "I Do It For AC/DC"; um flyer da turnê "Lock Up Your Daughters", uma tatuagem temporária de Bon Scott, uma nota de 100 dólares "Moneytalks", entre outras preciosidades.

O CD1 do combo apresenta raridades de estúdio reúne as raridades musicais gravadas em estúdio por AC/DC, muitas canções são inéditas em CD. São todas as canções que a banda gravou durante sua carreira que constam apenas nas versões em LP do mercado australiano, de trilhas sonoras de longas-metragens, releases de singles de 7" e 12" e CDs chamados "tour editions" (edições de turnês), etc. Das 18 faixas, 2/3 são de temas inéditos e as seis restantes são sucessos do grupo que, anteriormente, disponíveis apenas nos álbuns originais da terra-natal da banda.

Enquanto os CD’s 2 e o 3 têm uma coleção de todas as raridades ao vivo da banda, incluindo singles, CD promos, compilações e outras curiosidades. Das 29 faixas dos desses dois CD’s (considerando a versão deluxe), apenas quatro (as primeiras do CD 2) são com os vocais de Bon Scott.

Já o DVD, traz uma continuidade do “Family Jewels” (2005), ou seja, a começar com o clipe de “Big Gun”, que foi tema do longa “O Último Grande Heroi”, e segue com clipes promocionais dos três álbuns seguintes do AC/DC: “Ballbreaker” (1995), “Stiff Upper Lip” (2000) e “Black Ice” (2008). Não só os videoclipes promocionais, como também as versões alternativas desses materiais, além de alguns registros de clássicos da banda anteriores a 1991.

Além disso, há ainda o DVD intitulado “Live At The Circus Krone 2003”, que traz uma apresentação do grupo no Circus Krone, em Munique. Naquele ano, que foi importante na carreira do AC/DC, pois, além de terem sido inseridos no Rock And Roll Hall Of Fame, eles fizeram uma participação em uma mega-turnê junto com os Rolling Stones. 

E, finalmente, o disco de vinil de 180 gram, com as doze faixas de estúdio presentes no CD 1 que foram remasterizadas justamente para o LP.

O bom desse box é que traz tudo que há de bom do AC/DC (se bem que desconhecer algo de ruim dos caras), a sua essência, mas, nem tudo são flores, o lado ruim é que, por ter sido lançado em uma quantidade limitada, quem quiser adquirir o material, terá de procurar nesses sites de compras online da vida e desembolsar algumas centenas e até milhares de reais.

A seguir, a ficha técnica e o tracklist (dos CD’s) da obra.

CD 1:
1. High Voltage (Young / Young / Scott)
2. Stick Around (Young / Young / Scott)
3. Love Song (Young / Young / Scott)
4. It's A Long Way To The Top (If You Want Rock N' Roll) (Young / Young / Scott)
5. Rocker (Young / Young / Scott)
6. Fling Thing (Young / Young / Scott)
7. Dirty Deeds Done Dirt Cheap (Young / Young / Scott)
8. Ain't No Fun (Waitin' Round To Be A Millonaire) (Young / Young / Scott)
9. R.I.P. (Rock In Peace) (Young / Young / Scott)
10. Carry Me Home (Young / Young / Scott)
11. Crabsody In Blue (Young / Young / Scott)
12. Cold Hearted Man (Young / Young / Scott)
13. Who Made Who (versão 12" extended mix) (Young / Young / Johnson)
14. Snake Eye (Young / Young / Johnson)
15. Borrowed Time (Young / Young / Johnson)
16. Down On The Borderline (Young / Young / Johnson)
17. Big Gun (Young / Young)
18. Cyberspace (Young / Young)

CD 2 (live):
1. Dirty Deeds Done Dirt Cheap (Young / Young / Scott)
2. Dog Eat Dog (Young / Young / Scott)
3. Live Wire (Young / Young / Scott)
4. Shot Down In Flames (Young / Young / Scott)
5. Back In Black (Young / Young / Johnson)
6. T.N.T. (Young / Young / Scott)
7. Let There Be Rock (Young / Young / Scott)
8. Guns For Hire (Young / Young / Johnson)
9. Sin City (Young / Young / Scott)
10. Rock N' Roll Noise Pollution (Young / Young / Johnson)
11. This House Is On Fire (Young / Young / Johnson)
12. You Shook Me All Night Long (Young / Young / Johnson)
13. Jailbreak (Young / Young / Scott)
14. Shoot To Thrill (Young / Young / Johnson)
15. Hell Ain't A Bad Place To Be (Young / Young / Scott) 

CD 3 (live):
1. High Voltage (Young / Young / Scott)
2. Hells Bells (Young / Young / Johnson)
3. Whole Lotta Rosie (Young / Young / Scott)
4. Dirty Deeds Done Dirt Cheap (Young / Young / Scott)
5. Highway To Hell (Young / Young / Scott)
6. Back In Black (Young / Young / Johnson)
7. For Those About To Rock (We Salute You) (Young / Young / Johnson)
8. Ballbreaker (Young / Young)
9. Hard As A Rock (Young / Young)
10. Dog Eat Dog (Young / Young / Johnson)
11. Hail Caesar (Young / Young)
12. Whole Lotta Rosie (Young / Young / Scott)
13. You Shook Me All Night Long (Young / Young / Johnson)
14. Safe In New York City (Young / Young)

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *