08/11 - "A Tribuna, 130 Anos - O Futuro da Informação": Uma homenagem ao legado de comunicação na Pinacoteca Benedicto Calixto *

 

Foto meramente ilustrativa.

Quem visitar a cidade do Santos nos próximos feriados poderá colocar na agenda de passeios a exposição

São Paulo - Santos, novembro de 2024 -   Quem visitar a cidade de Santos nos feriados de 15 e 20 de novembro já pode incluir na agenda de passeios a exposição “A Tribuna, 130 anos - O Futuro da Informação”. Essa é uma oportunidade única para conhecer de perto a história e o legado de um dos jornais mais tradicionais da região, além de refletir sobre os novos caminhos e tendências da comunicação.

A mídia tem o poder de formar uma sociedade informada e conectada, promovendo diálogos e fortalecendo valores democráticos e culturais. Em celebração aos 130 anos do jornal A Tribuna, a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto apresenta a exposição “A Tribuna, 130 Anos – O Futuro da Informação”, que poderá ser visitada -  na Pinacoteca Benedicto Calixto -  pelo público de 08 de novembro a 01 de dezembro. A exposição integra a segunda edição da agenda “Arte na Pinacoteca”, uma realização do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG, Ecovias, Rumo e G.PIEROTTI.

Uma trajetória de compromisso e inovação
“A história de A Tribuna é uma história de transformação e compromisso com a nossa comunidade. Ao longo dos anos, evoluímos para melhor atender a sociedade, expandindo nossas plataformas e conteúdos para alcançar milhões de pessoas com inovação e responsabilidade,” afirma Roberto Clemente Santini, presidente da TV Tribuna e da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto. “É um orgulho imenso abrir as portas de nossa história para todos, permitindo que essa celebração na Pinacoteca alcance mais pessoas e se aproxime dos veículos que fazem parte do grupo e, assim, tenham uma compreensão maior da força da comunicação para toda uma comunidade.”

Com uma rica trajetória desde sua fundação em 1894, A Tribuna expandiu sua atuação, tornando-se um dos maiores conglomerados de comunicação do litoral paulista e Vale do Ribeira, atuando com as plataformas Tri FM, TV Tribuna, G1 Santos e Região e diversas plataformas digitais. Atualmente, o grupo impacta mais de 2,2 milhões de pessoas e permanece como referência em jornalismo local, promovendo também um importante papel social e cultural na região. 

Sob a curadoria de Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti Filho, a exposição oferece um mergulho profundo na história e na relevância de A Tribuna e seu papel na construção de uma comunicação moderna e inclusiva. Segundo os curadores, “A mostra não apenas explora o passado, mas também reforça o compromisso com o futuro da informação, evidenciando como A Tribuna mantém viva a sua missão de informar e servir.” A exposição contará com instalações interativas, imagens históricas, textos e conteúdos multimídia, proporcionando ao público uma experiência imersiva e enriquecedora sobre a evolução e impacto de A Tribuna ao longo dos anos.

Compromisso com a comunidade e inclusão cultural
A exposição, parte da agenda “Arte na Pinacoteca” - 2ª edição, reforça o papel de A Tribuna como um veículo que promove a inclusão cultural, facilitando o acesso de diferentes públicos ao universo da comunicação e da arte. Com uma programação acessível e gratuita, a mostra inclui oficinas, palestras e visitas guiadas, promovendo o engajamento de estudantes e da comunidade em geral. “Estamos felizes em proporcionar essa experiência para que todos possam vivenciar o impacto da comunicação e da cultura na nossa sociedade, algo que sempre esteve presente na missão de A Tribuna,” acrescenta Santini.

Nesse período da exposição, os espaços no casarão da pinacoteca estarão ambientados para reproduzir o que é o Grupo Tribuna e os veículos que o compõem. Um estúdio de transmissão dos telejornais foi montado e de lá serão transmitidas algumas edições do JT 1 e JT 2, e também do Tribuna Esporte e Splash. Os apresentadores dos telejornais estarão presentes na pinacoteca e poderão interagir com o público após os programas.

Arte na Pinacoteca 2ª edição é uma realização do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG, Ecovias, Rumo e G.PIEROTTI, apoio institucional TV Tribuna, promovido pela Fundação Benedicto Calixto. A direção executiva do projeto é de Leila Gazzaneo, da Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura, educação, desenvolvimento social e sustentabilidade. A produção executiva é de Fábio Luiz Salgado.

“Todas estas exposições e atividades que estão sendo realizadas ao longo de 2024 reforçam o papel da Pinacoteca Benedicto Calixto como um centro dinâmico de cultura e educação, promovendo a inclusão e aproximando a arte e a comunicação de nossa comunidade,” afirma Leila Gazzaneo, diretora executiva da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.

Serviço:
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos, SP
Data:  08 de novembro a 01 de dezembro de 2024
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Saiba mais em: www.pinacotecabenedicto.org.br e no IG:  @pinacotecabenedictocalixto para atualizações sobre a programação.

Créditos: Vanessa Giannellini | Tatiana Lopes (em Santos) | VG Com - SP

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *