Volta Redonda: campeão brasileiro da Série C 2024

 

Volta Redonda FC: campeão brasileiro da Série C 2024. Créditos: @VoltacoFC 

Com gols de PK e Bruno Santos, o Volta Redonda derrotou novamente o Athletic Club na final do Campeonato Brasileiro da Série C 2024 por 2 a 0 e levou a taça da terceira divisão do futebol nacional neste sábado (19), em confronto disputado na Arena Sicredi, em São João Del-Rei (MG). Como havia saído vitorioso no jogo de ida, o Voltaço fez 3 a 0 no agregado e se tornou o quarto clube do Estado do Rio de Janeiro a triunfar a competição. Além dele, Olaria (1981), Fluminense (1999) e Macaé (2014) foram as outras equipes do estado fluminense a abocanhar a Série C.

Precisando do resultado, o Athletic Club foi para cima do Volta Redonda. Com mais posse, foi para cima do time fluminense. Aos quatro minutos, Yuri fez jogada individual, gingou para lá e para cá na área, chutou forte cruzado, Denílson se esticou, mas não alcançou a bola, que saiu pela linha de fundo.

Aos poucos, o Voltaço conseguiu neutralizar mais o ímpeto dos anfitriões e ainda teve uma boa chance. Aos 12, Sanchez recebeu inversão de PK, dominou no peito, chutou e a bola passou perto da trave de Jefferson, mas houve um desvio na trajetória. O jogo ficou truncado nos minutos seguintes, tenso e parte disso atribuída ao gramado pesado por conta da chuva que caiu em São João Del-Rei durante o jogo.

Depois, aos 23, Fumaça levantou na área, no segundo pau, Lucas Mineiro se atirou, mas não alcançou a bola e a redonda saiu pela linha de fundo. Contudo, dois minutos depois, MV fez jogada individual pela esquerda, escapou do adversário, foi à linha de fundo e rolou para PK que, na altura da marca do pênalti, completou para as redes e ampliou a vantagem do Aurinegro do Vale.

O gol do Volta Redonda provocou um silêncio ensurdecedor na Arena Sicredi. Enquanto isso, o Esquadrão do Aço fluminense aproveitou o momento favorável e, enquanto o Alvinegro Gigante tentava se recuperar o baque, foi para cima. Aos 27, PK fez jogada pela direita, entrou na área, rolou para Bruno Santos no meio, que pegou de primeira e mandou por cima.

O Athletic tentou voltar para o jogo e ensaiou uma pressão para buscar o empate. Aos 34, em cobrança de escanteio da esquerda, a bola ficou "viva" na pequena área, Sanchez afastou o perigo, todavia, a arbitragem marcara falta de ataque. 

Mais tarde, aos 39, Paul Villero trabalhou com David Braga pela esquerda, cruzou rasteiro no segundo pau e Robinho tirou para escanteio, antes da chegada de Lucas Mineiro, que estava pronto para concluir. No minuto seguinte, o camisa 11 alvinegro recebeu pelo meio, chutou para o gol, a pelota desviou em Robinho, tirando Jean Drosny da jogada e a pelota saiu para o escanteio.

O Voltaço conseguiu controlar a tentativa do Athletic de empatar ainda no primeiro tempo. O árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira ainda deu dois minutos de acréscimos, mas o resultado foi mantido e o Volta Redonda ficou a um tempo de confirmar o título.

Na volta do intervalo, o Voltaço voltou com uma substituição: Henrique Silva saiu para a entrada de Evanderson. O Athletic foi para cima logo no começo. No primeiro minuto, Villero aciou Ynaiã na entrada da área, ele girou, avançou, chutou e Jean Grosny pegou.

A equipe mineira seguiu na tentativa de pressionar. Aos oito, Paul Villero cruzou na pequena área, Denílson e Danilo bateram cabeça e facilitou a vida do goleiro do Voltaço, que ficou com a bola. No minuto seguinte, o camisa 11 do Alvinegro passou para Yuri, que cruzou para David Braga, que bateu prensado, a pelota bateu no travessão, quicou na pequena área e a defesa do aurinegro afastou o perigo.

A situação, que já era difícil para o Alvinegro Gigante, se complicou de vez aos dez minutos, quando Geovane foi expulso ao cometer falta no meio-de-campo. O Voltaço passou a administrar o jogo e tentou aproveitar o lado psicológico fragilizado do adversário para tentar sacramentar o título. Aos 17, Douglas Skilo avançou em um contra-ataque rápido, finalizou e Jefferson defendeu. Cinco minutos mais tarde, em outro contragolpe, Skilo recebeu na área, cruzou para Robinho que, chegando de trás, sozinho na pequena área, mandou para fora.

E o inevitável aconteceu: aos 26 minutos, Robinho dividiu, ganhou de Danilo e, da esquerda, cruzou na medida para Bruno Santos cabecear e fazer o segundo gol do Voltaço. Assim que o gol dos visitantes saiu, parte da torcida da casa passou a deixar a Arena Sicredi, enquanto os torcedores do Aurinegro do Vale começaram a entoar o grito de "olé".

Com a partida praticamente definida, o Volta Redonda levou o jogo no banho-maria, já que o Athletic Club sentiu bastante o resultado e ainda perdeu mais um jogador: Paul Villero, que recebeu o cartão vermelho por falta em Sanchez.

O Volta Redonda ainda quase fez o terceiro gol. Aos 44 minutos, Robinho bateu em direção ao ângulo e Jefferson fez uma grande defesa. E, diante do cenário definido, o árbitro paulista não deu os habituais minutos de acréscimos. Então, aos 45 minutos, a partida foi encerrada. Fim de jogo na Arena Sicredi: Athletic Club 0, Volta Redonda 1. O Voltaço é campeão brasileiro da Série C 2024.

O jogo derradeiro da Série C começou com o Athletic, que precisava ir atrás do resultado, pressionando nos 15 minutos iniciais, especialmente com Paul Villero e Yuri criando as principais jogadas pelo time da casa. O Volta Redonda suportou a pressão inicial, teve sua primeira oportunidade e conseguiu ampliar a sua vantagem com PK, que aproveitou passe feito por MV, após linda jogada pela esquerda. O Alvinegro Gigante ainda teve oportunidades de empatar na etapa inicial, mas o Voltaço conseguiu sustentar o resultado. Para o segundo tempo, o time mineiro, apesar de ter começado o segundo tempo com mais ímpeto e chances de empate, foi impedido de empatar graças às defesas importantes de Jean Drosny e o travessão. A expulsão de Geovane, por falta dura, complicou ainda mais a situação do Athletic, que, mesmo com um jogador a menos, seguiu buscando o gol, mas acabou vulnerável aos contra-ataques do Volta Redonda. E o segundo gol, que sacramentou o título, veio após Robinho ganhar uma dividida e cruzar para Bruno Santos marcar de cabeça. A expulsão de Paulo Villero deixou o Athletic com dois jogadores a menos, facilitando para o Volta Redonda controlar o jogo e garantir a vitória.

Além dos dois finalistas, as equipes da Ferroviária e do Remo estão classificadas para a Série B em 2025.

A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica da decisão.

Data - Jogo - Local:
Primeira Fase:
20/04 - Remo 1x2 Volta Redonda - Baenão, Belém (PA)
28/04 - Volta Redonda 2x1 Floresta - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
29/05 - São José (RS) 1x3 Volta Redonda - Passo d'Areia, Porto Alegre (RS)
12/05 - Volta Redonda 1x3 Botafogo (PB) - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
18/05 - Volta Redonda 2x1 Náutico - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
26/05 - Londrina 1x1 Volta Redonda - Estádio do Café, Londrina (PR)
03/06 - Volta Redonda 2x1 CSA - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
09/06 - Athletic Club 3x2 Volta Redonda - Arena Sicredi, São João Del-Rei (MG)
14/06 - ABC 0x1 Volta Redonda - Frasqueirão, Natal (RN)
23/06 - Volta Redonda 1x0 Caxias - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ
29/06 - Volta Redonda 2x2 Sampaio Corrêa - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
06/07 - Ferroviário (CE) 0x2 Volta Redonda - Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
14/07 - Volta Redonda 1x3 São Bernardo - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
21/07 - Volta Redonda 3x0 Ypiranga (RS) - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
28/07 - Confiança 4x1 Volta Redonda - Arena Batistão, Aracaju (SE)
03/08 - Volta Redonda 1x1 Tombense - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
11/08 - Aparecidense 1x1 Volta Redonda - Aníbal Toledo, Aparecida de Goiânia (GO)
15/08 - Ferroviária (SP) 5x1 Volta Redonda - Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
24/08 - Volta Redonda 1x0 Figueirense - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Segunda Fase (Grupo B):
1°/09 - Volta Redonda 3x1 São Bernardo - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
08/09 - Botafogo (PB) 0x0 Volta Redonda - Almeidão, João Pessoa (PB)
15/09 - Remo 0x0 Volta Redonda - Mangueirão, Belém (PA)
21/09 - Volta Redonda 1x1 Remo - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
28/09 - Volta Redonda 2x1 Botafogo (PB) - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
05/10 - São Bernardo 1x2 Volta Redonda - Primeira de Maio, São Bernardo do Campo (SP)
Final:
12/10 - Volta Redonda 1x0 Athletic Club - Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
19/10 - Athletic Club 0x2 Volta Redonda - Arena Sicredi, São João Del-Rei (MG)

FICHA TÉCNICA: ATHLETIC CLUB 0x2 VOLTA REDONDA
Competição/Fase: Campeonato Brasileiro Série C 2024 - final (2° jogo)
Local: Estádio Joaquim Portugal (Arena Sicredi), São João Del-Rei (MG)
Data: 19 de outubro de 2024, sábado - 17h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Evandro de Melo Lima (SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
Cartões Amarelos: Fumaça, Geovane e Neto Costa (Athletic Club); MV, Muriel e Lucas Souza, Sanchez (Volta Redonda)
Cartões Vermelhos: Geovane e Paul Villero (Athletic Club)
Gols: PK, aos 25 min do 1° tempo (0-1); Bruno Santos, aos 26 min do 2° tempo (0-2)
ATHLETIC CLUB: 1.Jefferson; 2.Ynaiã (13.Douglas Pelé), 3.Danilo, 50.Sidimar e 6.Yuri; 5.Fumaça (21.Rafael Lucas), 8.Geovane, 7.Lucas Mineiro e 10.David Braga (19.Neto Costa); 11.Paul Villero e 9.Denílson (18.Maurício). Técnico: Roger Silva
VOLTA REDONDA: 12.Jean; 26.Muriel (14.Emerson Jr.), 4.Gabriel Bahia (20.Marcos Junior), 13.Lucas Souza e 6.Sanchez; 5.Henrique, Silva (17.Evanderson), 8.Robinho, 10.PK (30.Vini Moura) e 11.MV (16.Douglas Skilo); 45.Lima e 9.Bruno Santos. Técnico: Rogério Corrêa

Parabéns ao Volta Redonda Futebol Clube pelo título.

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *