TvZero conquista 10 troféus na premiação do Festival do Rio 2024 *

 

Foto meramente ilustrativa.

Completando 30 anos de história, produtora teve quatro filmes em competição na Première Brasil

A equipe da TvZero, liderada por Roberto Berliner, Leo Ribeiro e Sabrina Garcia, comemora a vitória em oito categorias da Premiére Brasil de 2024 do Festival do Rio. Ao todo, os filmes da produtora receberam 10 troféus, considerando que, em duas categorias, houve mais de um vencedor. Os três filmes vencedores também participam da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece agora entre 17 a 30 de outubro.

O longa Malu, produção da TvZero com a Bubbles Project, de Pedro Freire, ganhou nas categorias de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Yara Novaes) e Melhor Atriz Coadjuvante, premiando Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha. Já Kasa Branca, produção da TvZero, Sobretudo, Tacacá, Cavídeo e Dualto, deu a Luciano Vidigal o troféu de Melhor Diretor de Ficção. O longa também foi vitorioso nas categorias de Melhor Fotografia (Arthur Sherman), Melhor Ator Coadjuvante (Diego Francisco) e Melhor Trilha Sonora Original, assinada por Fernando Aranha e Guga Bruno, dupla que também levou o troféu na mesma categoria com o documentário Quando Vira a Esquina, de Chris Alcazar, produção também da TvZero. 

“Estamos extremamente felizes com o resultado das nossas produções no Festival do Rio, um dos principais e mais reconhecidos eventos do mercado brasileiro de cinema. Este reconhecimento é ainda mais importante este ano, quando a TvZero completa 30 anos e chega para confirmar que estamos caminhando na direção certa. Os indicados para o festival retratam as histórias que queremos contar nos cinemas e como continuaremos atuando, abrindo portas para todos os gêneros de conteúdo audiovisual e com temáticas que refletem questões importantes da sociedade”, explica Roberto Berliner, fundador da TvZero e que assina a produção dos três filmes.

A cerimônia de premiação do Festival do Rio aconteceu neste domingo, ao final da edição 2024 da mostra. Ao todo, 51 filmes concorreram na competição oficial da Première Brasil e da Novos Rumos. Com o intuito de valorizar ainda mais os aspectos técnicos e artísticos das produções nacionais, o Festival do Rio 2024 ampliou a seleção de categorias a serem premiadas. Dentro da Competição Oficial da Première Brasil, agora também são entregues as estatuetas do Prêmio Redentor para Melhor Som e Melhor Trilha Sonora — dois elementos fundamentais na construção da narrativa cinematográfica.

Confira abaixo as datas, horários e sinopses dos filmes da TvZero na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Malu
Exibição:
17/10, às 21h30 no Espaço Augusta – Sala 2
23/10, às 15h15 no Cinesystem Frei Caneca 2
Sinopse: Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e com sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma. 
Produção: Bubbles Project & TvZero
Coprodução: Riofilme, Telecine e Canal Brasil
Distribuição: Filmes do Estação

Kasa Branca
Exibição:
24/10, às 21h45 no Espaço Augusta - Sala 1
29/10, às 13h30 no Espaço Augusta – Anexo 4
Sinopse: Dé, Adrianim e Martins são três adolescentes negros da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro. Quando Dé recebe a notícia de que Almerinda, sua avó, está em fase terminal da doença de Alzheimer, decide aproveitar, junto com seus dois melhores amigos, os últimos dias de vida com ela.
Produção: Tacacá, Sobretudo Produção, TvZero, Cavídeo & Dualto
Coprodução: Globo Filmes, Telecine, Canal Brasil e Riofilme
Distribuição: Vitrine Filmes

Quando Vira a Esquina
Exibição:
20/10, às 22h no Cinesystem Frei Caneca 2
27/10, às 13h no Reserva Cultural – Sala 1
Sinopse: O documentário escuta as diferentes vozes de profissionais do sexo que trabalham na Vila Mimosa, o reduto de prostituição mais antigo e famoso do Brasil. O espectador mergulha em um conjunto valioso de histórias e imagens obtidas através de uma pactuação de confiança entre a realizadora e suas personagens, jogando luz sobre o que está escondido — ou nos recusamos a ver — e trazendo à tona temas femininos de grande relevância. Um filme que faz um convite ao público: escute o que uma prostituta tem a dizer, você pode se surpreender.
Produção & Distribuição: TvZero

Sobre a TvZero
A TvZero é uma produtora audiovisual carioca que conta histórias de relevância social e cultural, apostando na renovação da linguagem, na qualidade técnica e também no sucesso artístico e comercial de seus projetos. 

Em mais de 30 anos de existência, produziu cerca de 40 longas-metragens que levaram mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas e foram exibidos em mais de 200 festivais, muitos deles premiados no Brasil e no exterior. Entre eles “Benzinho” (Gustavo Pizzi), abertura do Festival de Sundance 2018; "Gabriel e a Montanha" (Fellipe Barbosa), vencedor de dois prêmios na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2017 e "Nise - O Coração da Loucura" (Roberto Berliner), vencedor de mais de 20 prêmios em festivais internacionais, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival internacional de Cinema de Tóquio. 

Na TV, se destacam as 4 temporadas da série “#MeChamaDeBruna” realizada em coprodução com a FOX Premium e vendida para 13 países, e a série documental “Eu Sou Assim", indicada ao Emmy Internacional 2018 na categoria de Melhor Documentário.

Créditos: Gabriela Murad | Atômica Lab

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *