SPFW: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em collab com a estilista Heloisa Faria, apresenta a coleção Revela Kimera *

 

Com adornos em crochê, palha de milho, bordado e cerâmica, peças valorizam a diversidade das culturas tradicionais do estado de São Paulo

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo participa da 58ª edição da São Paulo Fashion Week, mais importante evento de moda da América Latina, que acontece de 16 a 20 de outubro. A estilista Heloisa Faria, numa collab com a instituição, apresenta a coleção Revela Kimera, no dia 17 de outubro, quinta-feira, às 16h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, localizado no Parque do Ibirapuera. Ingressos disponíveis em spfw.com.br.

A iniciativa valoriza o setor da moda, um dos grandes responsáveis por impulsionar a economia criativa a atingir a marca dos 3,11% do PIB, superando setores como o automobilístico, ao mesmo tempo em que gera impacto positivo no artesanato, contemplado por Heloisa nas peças de sua coleção.

Revela Kimera celebra a fusão entre moda contemporânea e saberes tradicionais do estado de São Paulo, destacando a importância do artesanato e das manifestações culturais regionais. Tendo mergulhado de cabeça no Revelando SP, maior festival de cultura tradicional paulista, outra iniciativa da SCEIC, Heloisa Faria colheu inspirações para o desenvolvimento desse trabalho.

"São Paulo é um estado vasto e diverso. A riqueza cultural presente em todo o território, desde o artesanato até a música, dança e gastronomia, é uma grande fonte de inspiração. Essa diversidade serviu de ponto de partida para a coleção de Heloisa Faria, que agora leva essas tradições à passarela", ressalta Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Essas peças, construídas a partir da ideia de patchwork, aludindo à diversidade cultural existente no território paulista, trazem adornos como bordados produzidos por Ivaneira, de Lorena, de palha de milho, confeccionados por Alice de Oliveira, de Campinas, de cerâmica, trabalhados por Andreia Mota, de Apiaí, e crochês inspirados pelo trabalho de Carmélia Aivani Juvencio, de Presidente Prudente, e desenvolvidos por Ariane Torres, de Bauru.

A coleção Revela Kimera é um testemunho do valor do artesanato e das tradições culturais paulistas, demonstrando como a moda pode servir como um meio de preservar e celebrar a diversidade cultural.

Créditos: Angelina Colicchio Bosísio | Pevi 56

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *