SÓ ATÉ DOMINGO: Exposição “Guto Lacaz: Cheque Mate” no Itaú Cultural

 

"Pororoca" (2015), escultura cinética de Guto Lacaz em exposição no Itaú Cultural. Foto: Jorge Almeida


O Itaú Cultural realiza até o próximo domingo, 27 de outubro, a exposição “Guto Lacaz: Cheque Mate”, que faz uma retrospectiva do artista, reconhecido por suas instalações, performances e criações com objetos de cotidiano. A mostra reúne cerca de 170 itens e foi constituída pelos designers Kiko Farkas e Rico Lins.

Além de realçar o bom humor de Lacaz ao transformar objetos triviais em arte, a exposição também traz três peças inéditas: Volare, Nomes, e Eletrolinhas, cada uma cultivando conceitos de movimento, nomenclatura e eletrônica. O espaço expositivo inclui uma similitude do ateliê do artista, onde ele guarda cadernos e memórias que influenciam sua prática.                                      

A carreira de Guto Lacaz é celebrada pela multiplicidade de linguagens que explora – desde design gráfico e ilustração até performances e cenografia – consolidando sua posição única no cenário artístico brasileiro.

Entre as obras, destacam-se criações que envolvem humor, engenhosidade e interatividade, como Rádios pescando e Eletro Livros.

Em meio aos destaques estão obras como “Pororoca” (2015), uma escultura cinética (foto); “Volare” (2024), uma instalação inédita; “Crushfixo” (1974), um objeto de vidro (garrafa de refrigerante) e gesso; “Abajur Branco” (1990), um objeto; dez fotografias de dez fotos da Revolução em Mianmar registradas entre 15 de fevereiro de 2021 e 7 de agosto de 2023, de Ta Mwe; além do trecho do documentário “Lacaz – Um Olhar Iluminado” (2022), dirigido por Marcelo Machado, com 1’59” de duração.

SERVIÇO:
Exposição: Guto Lacaz: Cheque Mate
Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Quando: até 27/10/2024; de terça a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h
Quanto: entrada gratuita 

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *