Semana da Leitura: Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza evento com programação literária inclusiva *


De 28 de outubro e 1º de novembro, está programada uma série de atividades e o lançamento de dois livros acessíveis: "Dico: O menino que morava no coração do Pelé", com a presença de Flavia Arantes do Nascimento, filha de Pelé, e "Verônica, a magrela que era forte", com participação da atleta paralímpica Verônica Hipólito

Descrição de imagem: Banner de fundo bege claro com moldura laranja nas bordas. Na parte superior, o logo da Semana da Leitura, que é um livro em braille com fones de ouvido ao redor, e o smile da Fundação na cor verde. Em seguida o texto: 28 de outubro a 1 de novembro. Na parte inferior, logo da Fundação e o do Instituto Morashá de Cultura. Fim da descrição.

São Paulo, outubro de 2024 – Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, a Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, realizará a Semana da Leitura, evento que combina literatura e acessibilidade, com o objetivo de incentivar a leitura inclusiva. A programação, que acontece na Fundação Dorina, conta com uma série de atividades enriquecedoras, incluindo café literário, contação de história, apresentação teatral, palestra sobre leitura inclusiva e sarau. A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita, previamente, pelo link do evento, telefone (11) 5087-0990 ou e-mail biblioteca@fundacaodorina.org.br.

Não por acaso, o evento acontece no mês marcado por duas datas importantes para a literatura: o Dia Nacional da Leitura, 12 de outubro, e o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro. Em um ano em que a Fundação Dorina se destacou pela entrada e apoio ao esporte, a Semana da Leitura também será marcada pelo lançamento de dois livros sobre o tema, em formato acessível, reforçando o compromisso da Fundação Dorina com a acessibilidade, o esporte e a inclusão.

No dia 28 de outubro, será lançado o livro "DICO: O menino que morava no coração do Pelé" no auditório da Fundação Dorina, do escritor Celso de Campos Jr., com ilustrações de Lhaiza Moreno, que contará com a participação especial de Flavia Arantes do Nascimento, filha de Pelé. Após a abertura institucional e a apresentação da obra, haverá leitura de trechos do livro, conversa com os autores e representantes da editora, interação com o público e sorteios.

Ainda dentro da programação da semana, mas fora do espaço físico da Fundação Dorina, é a vez do livro "Verônica, a magrela que era forte", da jornalista Joanna de Assis com ilustrações de Lais Oliveira, no dia 1º de novembro, encerrando o evento, na Biblioteca de São Paulo, na zona norte de São Paulo (SP). Este momento contará com a participação especial da medalhista Paralímpica, Parapan e campeã mundial Verônica Hipólito. A programação do dia, na Biblioteca, inclui, ainda, uma palestra sobre o tema “Leitura Inclusiva da produção de livros à formação leitora”, que terá uma mesa de discussão com convidados, leitura de trechos do livro e um diálogo com o público. 

Confira a programação completa da Semana da Leitura:

Segunda-feira, 28/10 
·   Das 9h às 12h - Encontro com autor: lançamento do livro acessível “Dico: O menino que morava no coração do Pelé”, com presença do autor Celso Campos Jr. e participação especial de Flavia Arantes do Nascimento, filha do Pelé. Local - Fundação Dorina Nowill para Cegos - atividade com audiodescrição e libras.  
·   Das 14h às 16h - Café Literário: encontro para discussão literária da obra "Tudo é rio'', da autora Carla Madeira. Local - Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Terça-feira, 29/10  
·  Das 10h30 às 11h30 e outra sessão das 14h às 15h - Contação de histórias acessível. Local - Fundação Dorina Nowill para Cegos - atividade com libras. 

Quarta-feira, 30/10   
·  Das 9h às 11h - Conversa com os Ledores da Fundação Dorina: apresentação do trabalho que os profissionais desenvolvem na produção dos audiolivros.  Local - Fundação Dorina Nowill para Cegos. 
·  Das 14h às 16h - Vozes de Dorina – Memórias Compartilhadas: roda de conversa com profissionais da Fundação que conheceram Dorina de Gouvêa Nowill.  Local - Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Quinta-feira, 31/10   
·  Das 14h às 16h - Apresentação teatral: livre para todas as idades. Local - Fundação Dorina Nowill para Cegos - atividade com audiodescrição e libras. 

Sexta-feira, 1/11  
·  Das 9h às 11h - Palestra Leitura Inclusiva: lançamento do livro acessível "Verônica, a magrela que era forte", com presença da autora Joanna de Assis e participação especial da medalhista paralímpica Verônica Hipólito. Local - Biblioteca de São Paulo - atividade com libras.  
·  Das 14h às 16h – Sarau: apresentações artísticas acessíveis feitas por clientes, colaboradores, familiares e convidados. O sarau contará com a participação especial do Balé da Associação Fernanda Bianchini e da Orquestra Brasileira Inclusiva.  Local - Fundação Dorina Nowill para Cegos - atividade com audiodescrição e libras. 

Toda a programação da Semana da Leitura será disponibilizada para clientes e seus familiares, colaboradores, parceiros da Rede de Leitura, voluntários e convidados. 

Serviço:
Fundação Dorina Nowill para Cegos 
Endereço: R. Dr. Diogo de Faria, 558 - Vila Clementino, São Paulo - SP
Biblioteca de São Paulo
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana, São Paulo - SP
Informações e Inscrições: acesse o link ou entre em contato com a equipe da Biblioteca pelo telefone (11) 5087-0990 ou e-mail biblioteca@fundacaodorina.org.br.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos 
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Mais detalhes aqui no site.

Créditos: Letícia Santos | RPMA Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *