Roberto Carlos: 15 anos de "Elas Cantam Roberto Carlos"

 

"Elas Cantam Roberto Carlos", que faz homenagem aos 50 anos de carreira do cantor, completa 15 anos de lançamento em 2024

Nesta terça-feira, 15 de outubro, o álbum ao vivo (lançado em CD, DVD e Blu-ray) "Elas Cantam Roberto Carlos", completa 15 anos de lançamento. O material, que homenageia os 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, reuniu 20 cantoras brasileiras foi gravado ao vivo no Theatro Municipal de São Paulo no dia 26 de maio de 2009. O disco saiu pela Sony BMG e a direção ficou creditada a Roberto Talma e Mário Meirelles. Na época, o concerto foi transmitido pela TV Globo, que não exibiu o evento na íntegra, cinco dias depois, às 23h, do domingo, 31 de maio daquele ano.

O registro do show traz 22 temas de Roberto Carlos, tanto no CD (duplo) quanto no DVD e a ordem das faixas foi conforme a ordem das participações especiais. E o material se destaque pela fluidez e pelo excelente desempenho artístico, sob a direção de Monique Gardenberg.

A apresentação começou com a saudosa Hebe Camargo, que abre brilhantemente com “Você Não Sabe”, cantarolando de forma emocionante, de corpo e alma. Outra personalidade conhecida das telinhas, que também cantava também participou do projeto: a também saudosa Marília Pêra, que levou dramaticidade na sua interpretação de "120... 150... 200 km por Hora", levando diversidade ao show.  

O concerto também apresentou um ótimo dueto entre mãe e filha: Zizi e Luiza Pozzi mandaram muito bem em “Canzone Per Te”, que rendeu a Roberto Carlos a ganhar o Festival de San Remo, em 1968, tornando-se o primeiro estrangeiro a ganhar o conceituado festival. Aliás, Zizi também cantou “Proposta”.

Enquanto isso, a maranhense Alcione quase botou o teatro abaixo assim que entoou o verso inicial de “Sua Estupidez” com o seu vozeirão ao mandar “meu bem...”, e sem contar sua interpretação espetacular, assim como fez a sua “vizinha de Estado”, a paraense Fafá de Belém com “Desabafo”. A cantora lírica Celine Imbert, em "À Distância", esbanjou toda sua técnica vocal com uma atuação impecável.

A baiana Daniela Mercury ficou na sua zona de conforto ao fazer uma versão swingada, como poderia de se esperar dela, de “Se Você Pensa” e que poderia, facilmente, fazer parte de seu repertório. Anos atrás, o seu conterrâneo Moraes Moreira havia regravado esse tema em seu álbum de 1976.

Entre os momentos marcantes, Wanderléa emocionou em "Você Vai Ser o Meu Escândalo", evocando nostalgia por seu vínculo com Roberto desde o início de suas carreiras. A participação de Nana Caymmi foi outro ponto alto, com uma interpretação comovente de "Não Se Esqueça de Mim", arrancando lágrimas da plateia.

Três das principais musas do Rock Brasil da década de 1980 - Paula Toller, Marina Lima e Fernanda Abreu – representaram bem o BRock na homenagem ao cantor capixaba. Toller apresentou uma versão suave de "As Curvas da Estrada de Santos", que ficou muito boa (mas a versão de Elis Regina, pelo menos na opinião deste que escreve segue imbatível), enquanto Lima deu uma pegada roqueira a "Como Dois e Dois", com guitarra em punho; e a garota carioca suingue sangue bom fez de “Todos Estão Surdos” a sua cara. Já Mart'nália trouxe o samba malandro ao tributo através de "Só Você Não Sabe", um samba menos conhecido de Roberto e Erasmo Carlos.

O elenco diversificado ainda permitiu uma versão adocicada de Sandy para “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, assim como Cláudia Leitte na emotiva “Falando Sério”. Ainda teve a grávida Ivete Sangalo cantando de forma afinadíssima em “Olha”.

Evidentemente que o grande homenageado não poderia ter ficado de fora e, já na parte final, Roberto Carlos surge para cantar “Emoções” e, antes disso, fez um desabafo, emocionado pela homenagem que lhe foi feita e agradeceu as cantoras que ali estiveram. E, encerrando o repertório, todas as participantes se juntaram a Roberto para, juntos, cantarolarem “Como É Grande o Meu Amor Por Você”, com direito a Hebe Camargo “atropelando” e arrancando risos (e aplausos).

Aliás, o tracklist omitiu três músicas que foram apresentadas no show: "Os Seus Botões", com Ivete Sangalo; "Esqueça", que foi feito em dueto entre Daniela Mercury e Wanderléa; e "É Preciso Saber Viver", cantada em coletivo. E, curiosamente, confesso que não sei o motivo, talvez por opção do próprio Roberto Carlos, um dos maiores sucessos de sua carreira – “Detalhes” – ficou de fora.

O DVD da apresentação trouxe todos os momentos não contemplados na versão televisiva, incluindo um making of que revelou os bastidores e a escolha das faixas pelas cantoras. O espetáculo se encerrou com muito carinho e reverência ao "Rei", evidenciando o impacto de Roberto Carlos na música brasileira ao longo de cinco décadas. A escolha das convidadas foi muito bem-feita e isso porque pesos pesados da nossa música como Gal Costa e Maria Bethânia ficaram de fora. Mas, enfim, esse registro é um belo documento que faz uma das maiores homenagens que Roberto Carlos já recebera em seus mais de 80 anos de vida. Histórico.

A seguir, a ficha técnica e o trackilist (versão CD) da obra.

Álbum: Elas Cantam Roberto Carlos
Intérprete: vários (vide abaixo)
Lançamento: 15 de outubro de 2009
Gravadora/Distribuidora: Sony BMG
Produtor/Diretor: Roberto Talma e Mário Meirelles

CD 1:
1. Você Não Sabe (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Hebe Camargo
2. Canzone Per Te (Sergio Endrigo) - com Luiza Possi e Zizi Possi
3. Proposta (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Zizi Possi
4. Sua Estupidez (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Alcione
5. Desabafo (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Fafá de Belém
6. À Distância (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Celine Imbert
7. Se Você Pensa (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Daniela Mercury
8. Você Vai Ser o Meu Escândalo (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Wanderléa
9. Nossa Canção (Luiz Ayrão) - com Rosemary
10. Todos Estão Surdos (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Fernanda Abreu
11. 120... 150... 200 Km por Hora (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Marília Pêra

CD 2:
1. As Curvas da Estrada de Santos (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Paula Toller
2. Como Dois e Dois (Caetano Veloso) - com Marina Lima
3. As Canções Que Você Fez Pra Mim (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Sandy
4. Só Você Não Sabe (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Mart'Nália
5. Do Fundo do Meu Coração (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Adriana Calcanhoto
6. Falando Sério (Maurício Duboc / Carlos Colla) - com Claudia Leitte
7. Não Se Esqueça de Mim (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Nana Caymmi
8. Força Estranha (Caetano Veloso) - com Ana Carolina
9. Olha (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) - com Ivete Sangalo
10. Emoções (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
11. Como É Grande o Meu Amor Por Você (Roberto Carlos) - todos os artistas

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *