Ramones: 40 anos de "Too Touch To Die"

"Too Tough To Die", dos Ramones, completa 40 anos em 2024

Hoje, 1º de outubro, o álbum “Too Tough To Die”, dos Ramones, completou 40 anos de seu lançamento. O disco marcou a estreia do baterista Richie Ramone na banda no lugar de Marky Ramone e também o retorno de Thomas Ederlyi (o Tommy Ramone) na produção de um trabalho do grupo (o ex-baterista fez a co-produção do play com Ed Stasium).

Entre agosto de dezembro de 1983 os Ramones ficaram sem fazer shows. Esse foi o período mais longo que a banda ficou sem tocar ao vivo. O fato se deve ao episódio em que Johnny Ramone se envolveu em uma briga em 15 de agosto. O guitarrista estava em um bar, viu uma garota aparentemente bêbada e foi oferecer ajuda. Porém, para azar dele, o suposto namorado da bêbada o recepcionou com socos, chutes e pontapés na cabeça e precisou parar no hospital para realizar uma complicada cirurgia no cérebro. Johnny esteve entre a vida e a morte em virtude da fratura que sofreu no crânio.


Após a recuperação de Johnny, os integrantes voltaram a sair juntos e, nas turnês, resolveram excursionar sem levar namoradas ou esposas. O incidente brutal envolvendo o guitarrista foi o motivo para tirar o nome do álbum. “Too Tough To Die” significa algo como “Muito durão para morrer”. O título foi dado por Dee Dee em homenagem a Johnny.


Para a gravação do oitavo álbum, os Ramones não estavam preocupados em emplacar um hit e resolveram apostar em uma sonoridade mais pesada, com direito a uso de teclados e sintetizadores, uma vez que o som mais pop dos trabalhos mais recentes não deu à banda o retorno que esperavam.


O disco pode ser considerado um triunfo pessoal de Dee Dee Ramone, já que nove das 13 faixas que compõem o álbum são de sua autoria (algumas em co-autoria com Johnny), além dele cantar dois temas: “Wart Hog” e “Endless Vacation”. Foi a primeira vez que o baixista fez voz solo em músicas inteiras nos Ramones. O restante das faixas traze duas assinadas por Joey, uma por Richie e outra por Johnny Ramone.


A foto da capa, que mostra as silhuetas dos integrantes da banda escuras e no fundo com iluminação azul e névoa de gelo seco em que eles estão lado a lado debaixo de um arco de passagem subterrânea, foi feita pelo artista George DuBose em um metrô no Central Park, em Nova York. A ideia da capa, de acordo com DuBose, partiu de Johnny Ramone que queria uma imagem que associava à gangue do filme “Laranja Mecânica” (1971), de Stanley Kubrick. Assim, a fotografia da capa remete à sequência em que Alex e seus ‘droogs’ vão atacar um homem.


O processo de gravação de “Too Tough To Die”, que foi realizado no verão de 1984 no Sound Studios, em Nova York, foi com a mesma técnica utilizada para gravar o seu ‘debut’, de 1976, ou seja, praticamente ao vivo no estúdio. Além disso, o estilo lírico e de composição retomaram a banda às suas raízes, deixando de lado, pelo menos parcialmente, a musicalidade pop que predominou nos últimos trabalhos.


A sonoridade apresentada no álbum, com grandes riffs, agradou parte da crítica. Contudo, as vendas do play foram baixas, levando ao 171º lugar na Billboard 200.


Quanto ao tracklist, o disco traz 13 temas no melhor estilo ramônico, mas com direcionamento que mescla hardcore punk e beira o Heavy Metal.


Entre os destaques do play estão a faixa de abertura – “Mama’s Boy” -, a faixa-título, “Daytime Dilemma (Dangers Of Love)”, que marca a estreia de Daniel Rey no processo de co-autoria com os integrantes da banda, especialmente Dee Dee, e os dois temas cantarolados pelo baixista: as hardcores “Wart Hog” e “Endless Vacation”. Vale uma menção honrosa a “Durango 95”, o primeiro tema instrumental gravado pelos Ramones. O nome da música é referente ao carro conduzido no filme “Laranja Mecânica”. Inclusive, a instrumental passou a fazer parte da abertura dos shows dos Ramones até o fim da banda, em 1996.


Em 2002, o álbum foi lançado em edição remasterizada e expandida que trazia mais 12 faixas, entre demos e lados B’s, incluindo aí temas com versões que apresentavam o vocal de Dee Dee Ramone.

Embora não tenha sido um dos trabalhos mais vendidos dos Ramones, “Too Tough To Die” foi um dos melhores trabalhos lançados pelos reis do punk rock nos anos 1980 (particularmente, acho que só perde para “Brain Drain”, de 1989). Pois trata-se, praticamente, de um disco de Heavy Metal (aliás, ele é mais “metal” do que alguns trabalhos lançados por bandas “de metal”). Mais que recomendo.

Abaixo, a ficha técnica e o tracklist (da versão expandida) do disco.


Álbum: Too Tough To Die
Intérprete: Ramones
Lançamento: 1º de outubro de 1984
Gravadora: Sire Records / Beggars Banquet Records
Produtores: Tommy Ramone / Ed Stasium / David A. Stewart (apenas em “Howling At The Moon”)


Joey Ramone: voz
Johnny Ramone: guitarra
Dee Dee Ramone: baixo, backing vocal e voz
Richie Ramone: bateria e backing vocal


Walter Lure: guitarra extra (em algumas faixas)
Jerry Harrison: sintetizador em “Chasing The Night
Bem Tench: teclados em “Daytime Dilemma (Dangers Of Love)


1. Mama’s Boy (Johnny Ramone / Dee Dee Ramone / Tommy Ramone)
2. I’m Not Afraid Of Life (Dee Dee Ramone)
3. Too Tough To Die (Dee Dee Ramone)
4. Durango 95 (Johnny Ramone)
5. Wart Hog (Dee Dee Ramone / Johnny Ramone)
6. Danger Zone (Dee Dee Ramone / Johnny Ramone)
7. Chasing The Night (Busta Cherry Jones / Joey Ramone / Dee Dee Ramone)
8. Howling At The Moon (Sha-La-La) (Dee Dee Ramone)
9. Daytime Dilemma (Dangers Of Love) (Joey Ramone / Daniel Rey)
10. Planet Earth 1988 (Dee Dee Ramone)
11. Humankind (Richie Ramone)
12. Endless Vacacion (Dee Dee Ramone / Johnny Ramone)
13. No Go (Joey Ramone)
Faixas bônus:
14. Street Fightning Man (Jagger / Richards)
15. Smash You (Richie Ramone)
16. Howling At The Moon (Sha-La-La) (Demo version) (Dee Dee Ramone)
17. Planet Earth 1988 (Dee Dee vocal version) (Dee Dee Ramone)
18. Daytime Dilemma (Dangers Of Love) (demo version) (Joey Ramone / Daniel Rey)
19. Endless Vacation (demo version) (Dee Dee Ramone / Daniel Rey)
20. Danger Zone (Dee Dee vocal version) (Dee Dee Ramone / Johnny Ramone)
21. Out Of Here (Ramones)
22. Mama’s Boy (demo version) (Johnny Ramone / Dee Dee Ramone / Tommy Ramone)
23. I’m No An Answer (Ramones)
24. Too Tough To Die (Dee Dee vocal version) (Dee Dee Ramone)

25. No Go (demo version) (Joey Ramone)


Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *