Programação de cursos de outubro do MAM São Paulo abordam conceitos da fotografia e revisão histórica da geração de 80 *

 

Foto meramente ilustrativa.

A grade é integralmente remota e oferece atividades práticas de arte computacional. Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto; estudantes, professores e aposentados têm 10%

Em outubro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove três cursos que tratam desde a história recente da arte no Brasil, pela perspectiva da fotografia e de grandes exposições, até práticas pioneiras da arte computacional com atividades práticas de experimentação. Indicados para um público amplo, os cursos têm inscrições abertas no site do MAM (mam.org.br/curso/). 

O curso Desenhando com código: programação criativa, ministrado Alexandre Villares, faz uma introdução ao desenho com programação que ensina, sem pré-requisitos, elementos essenciais da linguagem de programação Python e do vocabulário de desenho de processing, uma plataforma de programação amplamente utilizada por artistas.

Desde a década de 1960, artistas produzem imagens escrevendo programas de computador. Neste curso serão apresentadas obras pioneiras e contemporâneas, assim como ideias recorrentes na prática da chamada programação criativa, servindo para reflexão e inspiração de atividades práticas de experimentação dos participantes. É aberto a todas as pessoas interessadas na intersecção da arte e da tecnologia, com curiosidade em aprender sobre programação de computadores e sua utilização com fins estéticos, expressivos e poéticos. 

O curso As gerações 80 na arte brasileira, ministrado por Tálisson Melo, parte de uma revisão da historiografia sobre a arte brasileira nos anos 1980, propondo uma perspectiva sociológica para análise da narrativa elaborada em torno da noção de geração, bem como suas implicações em termos de centralização e apagamentos. 

Abordando exposições de artes visuais realizadas no Brasil entre o final dos anos 1970 e 1980, como os Panoramas do MAM São Paulo, o curso discute as principais transformações nas condições da produção, mediação e circulação da arte no país, considerando sua relação com as instituições (museus, universidades, centros culturais, bienais e salões), a imprensa e o mercado de arte.  Também propõe destrinchar acontecimentos e aspectos que revelam a complexidade e diversidade de manifestações culturais do período, opondo-se às visões que retratam esse momento da história brasileira como “década perdida”, demonstrando, assim, a importância e necessidade de se revisar o período.

A grade de outubro também vai passar por fotografia. Ministrado por Caio Meirelles Aguiar, o curso Fotografia ontem e hoje: entre conceito e suporte aborda as diversas estratégias utilizadas para inserir essa linguagem nas práticas conceituais desenvolvidas por artistas nas décadas de 1960 e 1970, analisando como essas abordagens continuam a repercutir na arte contemporânea. 

Com a crescente popularização de equipamentos e laboratórios, a fotografia tornou-se cada vez mais acessível ao público em geral. Diante deste cenário, será discutido como os processos fotográficos foram utilizados não apenas para criar imagens, mas também para incorporar reflexões sobre o cotidiano e as dinâmicas de um mercado de consumo, circulação e reprodução que, há 50 anos, já se expandia de forma acelerada — e que hoje se expande ainda mais.

CURSO ONLINE | DESENHANDO COM CÓDIGO: PROGRAMAÇÃO CRIATIVA, com Alexandre Villares 

Datas: 14, 21, 28 de outubro, 04, 11 e 18 de novembro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h30
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Conteúdo programático

Aula 1 - Apresentação do curso: primeiro vocabulário de desenho

·  Alguns precedentes de arte com programação

·  Uma ferramenta de desenho com Python

·  Sistema de coordenadas, formas elementares, cor

·  Aleatoriedade e execução condicional

Aula 2 - Definindo novas funções

·  Vera Molnar, a grande dama da arte computacional

·  Organizando o código com funções

·  Transformações do sistema de coordenadas

Aula 3 - Laços de repetição e recursividade

·  Frieder Nake e Georg Nees (obra Shotter)

·  Repetição de formas, filas e colunas de elementos

·  Recursão e seu efeitos visuais

Aula 4 - Estruturas de dados

·  Data art ou visualização de dados?

·  Registro de um gesto e mais opções de interação

Aula 5 - Orientação a objetos, um primeiro contato

·  Usando objetos de uma classe (instâncias, atributos e métodos)

·  Desdobramentos do uso de programação nas artes visuais

Aula 6 - Explorações finais e encerramento

·  Orientação a objetos: definindo uma nova classe

·  Indicações para futuros estudos

·  Devolutivas e considerações finais das pessoas participantes

Metodologia

·  Apresentação de conceitos e procedimentos, por meio da técnica do live coding

·  Demonstração ao vivo da escrita de um programa, ou trecho de código

·  Exercícios de experimentação

·  Discussão e esclarecimento de dúvidas

Equipamento necessário
Computador com teclado, mouse e acesso à internet.

Sobre o professor
Alexandre Villares é professor, artista visual e consultor em projetos de design e novas mídias. Pesquisa práticas artísticas que se valem de meios computacionais e o ensino de programação em contextos visuais. Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000) e mestre pela FECFAU-Unicamp (2019). Co-organizador da Noite de Processing em São Paulo, evento mensal sobre arte e programação que acontece desde janeiro de 2016.  

CURSO ONLINE | AS GERAÇÕES 80 NA ARTE BRASILEIRA, com Tálisson Melo

Datas: 15, 17, 22 e 24 de outubro
Terças e quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Conteúdo programático

Aula 1 - Explode geração!

·  Década perdida e a historiografia sobre os 1980

·  Abordagem sociológica sobre a categoria “geração” nas artes

·  Arte brasileira para além do projeto construtivo

Aula 2 - Como Vai Você, Geração 80?

·  A emergência da curadoria de exposições

·  Corpo, espaço, linguagem e os media na arte brasileira

·  Instituições de formação artística e embates geracionais

Aula 3 - Utopia versus Realidade

·  Museus imaginários, cultura visual e citações

·  O retorno da pintura

·  Artistas entre instituições e mercado

Aula 4 - A trama do gosto

·  A arte contemporânea entre local e global nas Bienais

·  Os panoramas do MAM-SP nos 1980, entre modernos e contemporâneos

·  Magiciens de la Terre e caminhos para a projeção de uma arte brasileira

Sobre o professor

Tálisson Melo é curador, pesquisador e professor de artes. Atualmente é curador adjunto da exposição Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil (CCBB Rio de Janeiro, com Raphael Fonseca e Amanda Tavares). É pesquisador pós-doutorando no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Yale University, EUA. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também concluiu o bacharelado em Artes e Design, com concentração em história e teoria da arte pela Universidad de Salamanca, Espanha.

 

CURSO ONLINE | FOTOGRAFIA ONTEM E HOJE: ENTRE CONCEITO E SUPORTE, com Caio Meirelles Aguiar

Datas: 16, 23, 30 de outubro e 06 de novembro
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Conteúdo programático

Aula 1 - Introdução
Arte conceitual e desmaterialização a partir da década de 1960: entre amadorismos, mercado e acasos.

Aula 2 - Fotografia como registro, à serviço da ação
Alguns dos artistas abordados: Carmela Gross, Cildo Meireles, Martha Araújo, Arte/Ação e Pope L.

Aula 3 - Fotografia como suporte, integrada à ideia
Alguns dos artistas abordados: Regina Vater, Joseph Kosuth, Eustáquio Neves, Ed Ruscha, Jonathas de Andrade e Gastão de Magalhães.

Aula 4 - Fotografia como construção, um território completo
Alguns dos artistas abordados: Bernd & Hilla Becher, Ayrson Heráclito, Allan Weber, Anna Maria Maiolino, Berna Reale, Rodrigo Braga, Lia Chaia, Lucia Koch e Lenora de Barros.

Sobre o professor
Arquiteto e museólogo, Caio Meirelles Aguiar desenvolve projetos que visam construir narrativas e ações para extroversão de acervos artísticos e documentais. Paralelamente, escreve e organiza cursos sobre arte contemporânea.

 

Serviço
Museu de Arte Moderna de São Paulo

Cursos de outubro no MAM

Inscrições disponíveis pelo site https://mam.org.br/curso/
Quem integrar o programa de fidelidade Amigo MAM tem 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.
Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987

Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado

Mais informações:
MAM São Paulo
www.instagram.com/mamsaopaulo/
https://www.facebook.com/mamsaopaulo/
www.youtube.com/@mamsaopaulo/
https://twitter.com/mamsaopaulo

Créditos: Victoria Louise | A4&Holofote Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *