Programação de cursos de outubro do MAM São Paulo abordam conceitos da fotografia e revisão histórica da geração de 80 *
A grade é integralmente remota e oferece atividades práticas de
arte computacional. Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto;
estudantes, professores e aposentados têm 10%
Em outubro, o Museu
de Arte Moderna de São Paulo promove três cursos que tratam desde a
história recente da arte no Brasil, pela perspectiva da fotografia e de grandes
exposições, até práticas pioneiras da arte computacional com atividades
práticas de experimentação. Indicados para um público amplo, os cursos têm
inscrições abertas no site do MAM (mam.org.br/curso/).
O curso Desenhando
com código: programação criativa, ministrado Alexandre Villares, faz uma
introdução ao desenho com programação que ensina, sem pré-requisitos, elementos
essenciais da linguagem de programação Python e do vocabulário de desenho
de processing, uma plataforma de programação amplamente utilizada
por artistas.
Desde a década de 1960,
artistas produzem imagens escrevendo programas de computador. Neste curso serão
apresentadas obras pioneiras e contemporâneas, assim como ideias recorrentes na
prática da chamada programação criativa, servindo para reflexão e inspiração de
atividades práticas de experimentação dos participantes. É aberto a todas as pessoas
interessadas na intersecção da arte e da tecnologia, com curiosidade em
aprender sobre programação de computadores e sua utilização com fins estéticos,
expressivos e poéticos.
O curso As
gerações 80 na arte brasileira, ministrado por Tálisson Melo, parte de uma
revisão da historiografia sobre a arte brasileira nos anos 1980, propondo uma
perspectiva sociológica para análise da narrativa elaborada em torno da noção
de geração, bem como suas implicações em termos de centralização e apagamentos.
Abordando exposições de
artes visuais realizadas no Brasil entre o final dos anos 1970 e 1980, como os
Panoramas do MAM São Paulo, o curso discute as principais transformações nas
condições da produção, mediação e circulação da arte no país, considerando sua
relação com as instituições (museus, universidades, centros culturais, bienais
e salões), a imprensa e o mercado de arte. Também propõe destrinchar
acontecimentos e aspectos que revelam a complexidade e diversidade de
manifestações culturais do período, opondo-se às visões que retratam esse
momento da história brasileira como “década perdida”, demonstrando, assim, a
importância e necessidade de se revisar o período.
A grade de outubro também
vai passar por fotografia. Ministrado por Caio Meirelles Aguiar, o curso Fotografia
ontem e hoje: entre conceito e suporte aborda as diversas estratégias
utilizadas para inserir essa linguagem nas práticas conceituais desenvolvidas
por artistas nas décadas de 1960 e 1970, analisando como essas abordagens
continuam a repercutir na arte contemporânea.
Com a crescente popularização de equipamentos e laboratórios, a fotografia tornou-se cada vez mais acessível ao público em geral. Diante deste cenário, será discutido como os processos fotográficos foram utilizados não apenas para criar imagens, mas também para incorporar reflexões sobre o cotidiano e as dinâmicas de um mercado de consumo, circulação e reprodução que, há 50 anos, já se expandia de forma acelerada — e que hoje se expande ainda mais.
CURSO
ONLINE | DESENHANDO COM CÓDIGO: PROGRAMAÇÃO CRIATIVA, com Alexandre
Villares
Datas: 14, 21, 28 de
outubro, 04, 11 e 18 de novembro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h30
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Conteúdo
programático
Aula
1 - Apresentação do curso: primeiro vocabulário de desenho
· Alguns
precedentes de arte com programação
· Uma
ferramenta de desenho com Python
· Sistema
de coordenadas, formas elementares, cor
· Aleatoriedade
e execução condicional
Aula
2 - Definindo novas funções
· Vera
Molnar, a grande dama da arte computacional
· Organizando
o código com funções
· Transformações
do sistema de coordenadas
Aula
3 - Laços de repetição e recursividade
· Frieder
Nake e Georg Nees (obra Shotter)
· Repetição
de formas, filas e colunas de elementos
· Recursão
e seu efeitos visuais
Aula
4 - Estruturas de dados
· Data
art ou visualização de dados?
· Registro
de um gesto e mais opções de interação
Aula
5 - Orientação a objetos, um primeiro contato
· Usando
objetos de uma classe (instâncias, atributos e métodos)
· Desdobramentos
do uso de programação nas artes visuais
Aula
6 - Explorações finais e encerramento
· Orientação
a objetos: definindo uma nova classe
· Indicações
para futuros estudos
· Devolutivas
e considerações finais das pessoas participantes
Metodologia
· Apresentação
de conceitos e procedimentos, por meio da técnica do live coding
· Demonstração
ao vivo da escrita de um programa, ou trecho de código
· Exercícios
de experimentação
· Discussão
e esclarecimento de dúvidas
Equipamento
necessário
Computador com teclado, mouse e acesso à internet.
Sobre
o professor
Alexandre Villares é professor, artista visual e consultor em projetos
de design e novas mídias. Pesquisa práticas artísticas que se valem de meios
computacionais e o ensino de programação em contextos visuais. Graduado em
arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000) e mestre pela FECFAU-Unicamp
(2019). Co-organizador da Noite de Processing em São Paulo, evento mensal sobre
arte e programação que acontece desde janeiro de 2016.
CURSO
ONLINE | AS GERAÇÕES 80 NA ARTE BRASILEIRA, com Tálisson Melo
Datas: 15, 17, 22 e 24 de
outubro
Terças e quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Conteúdo
programático
Aula
1 - Explode geração!
· Década
perdida e a historiografia sobre os 1980
· Abordagem
sociológica sobre a categoria “geração” nas artes
· Arte
brasileira para além do projeto construtivo
Aula
2 - Como Vai Você, Geração 80?
· A
emergência da curadoria de exposições
· Corpo,
espaço, linguagem e os media na arte brasileira
· Instituições
de formação artística e embates geracionais
Aula
3 - Utopia versus Realidade
· Museus
imaginários, cultura visual e citações
· O
retorno da pintura
· Artistas
entre instituições e mercado
Aula
4 - A trama do gosto
· A
arte contemporânea entre local e global nas Bienais
· Os
panoramas do MAM-SP nos 1980, entre modernos e contemporâneos
· Magiciens
de la Terre e caminhos para a projeção de uma arte brasileira
Sobre
o professor
Tálisson Melo é curador,
pesquisador e professor de artes. Atualmente é curador adjunto da exposição Fullgás
- artes visuais e anos 1980 no Brasil (CCBB Rio de Janeiro, com Raphael Fonseca
e Amanda Tavares). É pesquisador pós-doutorando no Instituto de Estudos
Brasileiros da Universidade de São Paulo. Doutor em Sociologia e Antropologia
pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Yale
University, EUA. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade
Federal de Juiz de Fora, onde também concluiu o bacharelado em Artes e Design,
com concentração em história e teoria da arte pela Universidad de Salamanca,
Espanha.
CURSO
ONLINE | FOTOGRAFIA ONTEM E HOJE: ENTRE CONCEITO E SUPORTE, com Caio Meirelles
Aguiar
Datas: 16, 23, 30 de
outubro e 06 de novembro
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Conteúdo
programático
Aula
1 - Introdução
Arte conceitual e desmaterialização a partir da década de 1960: entre
amadorismos, mercado e acasos.
Aula
2 - Fotografia como registro, à serviço da ação
Alguns dos artistas abordados: Carmela Gross, Cildo Meireles, Martha
Araújo, Arte/Ação e Pope L.
Aula
3 - Fotografia como suporte, integrada à ideia
Alguns dos artistas abordados: Regina Vater, Joseph Kosuth, Eustáquio
Neves, Ed Ruscha, Jonathas de Andrade e Gastão de Magalhães.
Aula
4 - Fotografia como construção, um território completo
Alguns dos artistas abordados: Bernd & Hilla Becher, Ayrson
Heráclito, Allan Weber, Anna Maria Maiolino, Berna Reale, Rodrigo Braga, Lia
Chaia, Lucia Koch e Lenora de Barros.
Sobre
o professor
Arquiteto e museólogo, Caio Meirelles Aguiar desenvolve projetos que
visam construir narrativas e ações para extroversão de acervos artísticos e
documentais. Paralelamente, escreve e organiza cursos sobre arte contemporânea.
Serviço
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Cursos
de outubro no MAM
Inscrições disponíveis
pelo site https://mam.org.br/curso/
Quem integrar o programa de fidelidade Amigo MAM tem 20% de
desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.
Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11
99774 3987
Telefone: (11)
5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado
Mais informações:
MAM São Paulo
www.instagram.com/mamsaopaulo/
https://www.facebook.com/mamsaopaulo/
www.youtube.com/@mamsaopaulo/
https://twitter.com/mamsaopaulo
Créditos: Victoria Louise | A4&Holofote Comunicação
* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa
Comentários
Postar um comentário