"Ozias" nova mostra do artista brasileiro na Danielian Galeria em outubro prenuncia lançamento de livro no próximo mês *

 

Foto meramente ilustrativa.

Com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, mostra abre em 26 de outubro com fragmentos da vasta produção numa leitura do artista por si mesmo, presente no conjunto mais amplo que compõe a publicação que será lançada em novembro

Das pinturas que retratam a realidade do campo e as devoções religiosas que permeiam significativamente a vida dos trabalhadores rurais aos devaneios da arte de tendência popular, “Ozias” ocupa a Danielian Galeria-SP a partir de outubro com obras que reafirmam as origens biográficas de Odoteres Ricardo de Ozias. O artista autodidata debutou no mundo da pintura sob o olhar do cotidiano na área rural do pequeno município da Zona da Mata de Minas. Ganhou visibilidade com seu viés de ‘artista do povo’ e se consagrou no cenário cultural internacional com uma mostra individual no templo da arte contemporânea, a David Zwirner, em Londres, em setembro de 2023.

Fez da pintura seu principal motivo para retratar o ser humano em seu espaço, suas escolhas e crenças, e sua forma de entender o mundo ao seu redor.

Como bem define o curador Jacopo Crivelli Visconti “a maneira como Ozias representa as grandes massas (em cerimônias religiosas ou festividades populares) confirma, de certa forma, essa interpretação: cada corpo parece fundir-se aos que estão aos seus lados e dar, num primeiro momento, a impressão de uma massa homogênea e imóvel. Mas todas as pessoas que compõem essa massa, sem exceção, estão de olhos bem abertos. É um olhar a que nada escapa, um olhar coletivo e atento, capaz de entender, com acuidade e precisão, os jogos e as disputas de poder que se desenrolam à sua frente”.

Ao mesmo tempo visto como artista que executa seu trabalho de forma singela, por meio de representações instintivas da natureza e elementos simples, sem conhecimento de técnicas usuais e, em paralelo, profundamente crítico, Ozias pode ser considerado um artista que representa um conjunto de tendências e estilos. Está entre os legítimos difusores da democratização da produção, difusão e reflexão sobre a ressignificação do simbólico como arte valorada, e que sugere um novo conceito ideológico das concepções de cultura.

Na mostra, estarão obras executadas desde 1962, passando pela produção dos anos 1990, com destaque para “Fogo Nisto!” e “Cortando a Mata”, representações do ambiente rural; e dos anos 2000, destacando-se “Anjos no Céu” e “Rostos”, que denotam as relações do homem e a religiosidade.

O evento antecede o lançamento da publicação sobre as obras do artista, previsto para 9 de novembro de 2024. A organização do livro é de Jacopo Crivelli Visconti, que também assina a autoria, juntamente com Moacir dos Anjos, Claudinei Roberto, Simon Grant e Gabriela Gotoda, com design de Raul Loureiro.

Sobre o artista
Odoteres Ricardo de Ozias nasceu em 15/07/1940 em Eugenópolis-MG. Viveu no Rio de Janeiro, trabalhou como auxiliar de pedreiro até ser contratado pela Rede Ferroviária Federal onde foi porteiro, manobreiro de locomotivas e telegrafista. Aos 46 anos foi transferido para os escritórios da Central do Brasil, e aproveitou o contato com papeis para começar a desenhar e pintar. Sem formação técnica e com imenso ímpeto criativo, pintava vários quadros ao mesmo tempo, para não esquecer as ideias inspiradoras. Morreu em 2011, vitimado por sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Realizou diversas mostras nacionais e participou de coletivas no Haiti e em Londres.

Sobre a galeri
A Danielian Galeria atua no cenário cultural brasileiro desenvolvendo projetos institucionais que estimulam novos olhares sobre a produção artística e intelectual. Através de exposições e publicações vem promovendo a integração entre o público e o pensamento artístico, contribuindo para a ressignificação do conceito de galeria de arte. Funciona em dois endereços: na Gávea, no Rio de Janeiro, e no Jardim Paulista, em São Paulo.

Serviço
“Ozias”               
Local: Rua Estados Unidos, 2114, Jardim Paulista, São Paulo - SP
Abertura: 26 de outubro – 11h
Período expositivo: De 26 de outubro a 20 de dezembro 2024
Horários de visitação: Terça a Sexta - 11h às 19h | sábado - 11 às 17h
Entrada gratuita
Lançamento da publicação09 de novembro
https://www.danielian.com.br
https://www.instagram.com/danielian_galeria/

Créditos: Bernadete Druzian | A4&Holofote Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *