Monetização na música, por grandes nomes do meio artístico *

 


Profissionais de renome da área discutem a monetização das músicas em plataformas digitais, a construção de público, a importância da saúde mental, direito autoral e o mercado de festivais

Artistas e entusiastas do mercado musical terão acesso a uma série de atividades formativas gratuitas entre outubro e novembro. Agentes, produtores e intérpretes podem aproveitar palestras, encontros, oficinas e mentorias, tudo organizado pelas produtoras parceiras Corpo Rastreado e Quica Produções.  

“Queremos fortalecer o ecossistema da música, capacitando artistas e produtores a navegarem no mercado, ampliando suas perspectivas com abordagens multidisciplinares. Também é uma forma de gerar oportunidades por meio de networking, o que contribui para o desenvolvimento da indústria musical como um todo”, conta Thaís Cris, curadora do projeto.

Para os idealizadores, hoje exige-se muito mais do artista do que simplesmente ter talento. “É preciso aprender a monetizar sua música em plataformas digitais, a construir público e ter visibilidade em um mercado saturado, a cuidar da saúde mental em meio à instabilidade da carreira, a lidar com direitos autorais e pirataria, e a se adaptar às novas tecnologias”, comenta a produtora Thaís Venitt.

Tendal da Lapa
A programação começa pelo Tendal da Lapa, a partir do dia 25 de outubro. Das 13h às 14h30 acontece o painel de discussão Tendências do Mercado Musical e Modelos de Negócio na Música. Com mediação da jornalista Roberta MartinelliFernando Dourado (Boa Música Brasil) e Juli Baldi (Mapa de Festivais) debatem as mudanças na indústria musical global e nacional. Na ocasião, os participantes analisam o streaming, o licenciamento, crowdfunding e o movimento dos festivais pelo país.

Mais tarde, das 15h às 16h30Ciça Pereira (Zeferina Produções) e Fernando Dourado conversam sobre Direitos Autorais e Legislação com mediação de Roberta Martinelli. É um momento para compartilhar informações sobre o registro de obras e a legislação vigente no Brasil e no exterior.

Entre os paineis de discussão, os palestrantes estarão disponíveis para tirar as dúvidas e interagir com o público. Haverá um ponto de encontro indicado por um banner para facilitar esses contatos.   

O evento no Tendal da Lapa continua no dia 26 de outubro. Das 14h às 15h30, o DJ, pesquisador e curador musical Vithor Reiss ministra a masterclass Marketing Digital para Músicos. Ele vai apresentar algumas estratégias de promoção e marketing nas redes sociais, explicando também como otimizar perfis em plataformas de streaming e como criar um conteúdo engajador.

Depois, das 16h às 17h30, está programada a masterclass Composição e Arranjo com a cantora e compositora Mahmundi. A artista discorre sobre processos criativos e técnicos que envolvem essa atividade, detalhando diferentes estilos e influências.

E, mais uma vez, o público tem a chance de conversar com os professores entre as atividades, no ponto de encontro. 

 

Fábrica de Cultura da Brasilândia

No dia 30 de outubro, estão previstas atividades na Fábrica de Cultura da Brasilândia voltadas para produtores musicais que já tenham alguma experiência. Tudo começa pelo workshop de Produção Musical ministrado por Fejuca das 14h às 16hO produtor, três vezes vencedor do Grammy Latino, vai falar sobre técnicas de produção em estúdios profissionais e home studios, com foco em softwares e equipamentos modernos. 

Ainda no dia 30 de outubro, das 16h às 18h, a jornalista e produtora Mariana Sayad apresenta a Oficina de Capacitação para Elaboração e Gestão de Projetos Musicais. 

Mentorias
Os artistas iniciantes interessados em aprimorar seu som e compreender quais são seus pontos fortes e fracos têm a chance de participar de uma mentoria e/ou de uma consultoria de carreira, em formato virtual. Serão cinco artistas e/ou bandas selecionados e, para participar, é preciso ter pelo menos um trabalho lançado. 

A mentoria será com Fejuca, produtor musical de trabalhos como os últimos dois álbuns da cantora e compositora Liniker, e a consultoria de carreira será com Rodolfo Lacerda, idealizador do Música em Rede. 

Inscrições
As inscrições para participar das atividades em novembro abrem dia 18 de outubro nos perfis @corporastrado e @quicaeproduz.

SERVIÇO
Atividades formativas na área da música
Gratuito | Inscrições: a partir de 18 de outubro pelo link disponível nas páginas de Instagram @corporastrado e @quicaeproduz 
TENDAL DA LAPA
Endereço: R. Guaicurus, 1100 - Água Branca
Datas: 25 de outubro, das 13h às 18h, e 26 de outubro, das 14h às 18h
25 de outubro
Das 13h às 14h30: Painel de discussão “Tendências do Mercado Musical e Modelos de Negócio na Música”, com Fernando Dourado (Boa Música Brasil) e Juli Baldi (Mapa de Festivais). Mediado por Roberta Martinelli.

Das 15h às 16h30: Painel de discussão “Direitos Autorais e Legislação”, com Ciça Pereira (Zeferina Produções) e Fernando Dourado (Boa Música Brasil). Mediado por Roberta Martinelli.

Das 14h30 às 15h e das 16h30 às 18h: networking 

26 de outubro
Das 14h às 15h30: Masterclass “Marketing Digital para Músicos”, com Vithor Reiss

Das 16h às 17h30: Masterclass “Composição e Arranjo”, com Mahmundi

Das 15h30 às 16h e das 17h30 às 18h: Networking 

FÁBRICA DE CULTURA DA BRASILÂNDIA
Endereço: Av. General Penha Brasil, 2508 - Brasilândia, São Paulo - SP
Data: 30 de outubro, das 14h às 18h | Vagas: 30 por atividade
Das 14h às 16h: Workshop de Produção Cultural, com Júlio Fejuca

Das 16h às 18h: Oficina de Capacitação para a elaboração e gestão de projetos musicais, com Mariana Sayad

ONLINE - MENTORIAS
Mentoria Individual com Fejuca
Consultoria de Carreira com Rodolfo Lacerda
Via Google Meet
Data27 de novembro | Vagas: 5 por atividade
Inscrições: a partir de 18 de outubro pelo link disponível nas páginas de Instagram @corporastrado e @quicaeproduz

Material de apoio - Minibios
Fernando Dourado - Boa Música Brasil
É Country Manager na Boa Música, onde atua no desenvolvimento estratégico da editora no Brasil, liderando negociações de novos contratos artísticos, sincronizações para mercado publicitário e audiovisual e a interface com intérpretes e gravadoras para novos negócios e expansão do catálogo da editora. Por 8 anos trabalhou na coordenação, curadoria e produção dos grandes eventos musicais públicos da cidade de São Paulo como Virada Cultural, Circuito Municipal de Cultura, Arraial de São Paulo e Réveillon da Paulista, além de ter atuado na reinauguração do Museu da Língua Portuguesa.

Juli Baldi - Mapa de Festivais
Juli Baldi é pesquisadora musical, jornalista por formação e diretora criativa do Bananas Music, empresa de curadoria musical para marcas e do Mapa dos Festivais, plataforma de festivais de música. Seu trabalho é focado em curadoria e direção artística de projetos musicais para casas de shows, marcas, festivais, conferências e editais. 

Fejuca
Com mais de 8 milhões de ouvintes em suas plataformas digitais, uma agenda movimentada e shows realizados pelo mundo, Fejuca se consagrou como um dos maiores nomes da música brasileira, tendo vencido 3x o Grammy Latino e colaborando com grandes artistas como Emicida, Liniker, Rael, Luedji Luna, Xênia França etc. Em parceria com Mariana Aydar, apresentam um projeto intitulado ''AQUI EM CASA'', atraindo multidões pelo país e acumulando milhões de plays.

Mahmundi
Cantora, compositora, produtora musical e instrumentista, Mahmundi se estabeleceu como uma das grandes artistas da sua geração e um dos nomes mais promissores da música brasileira.

Mahmundi também já esteve na academia de gravação do Grammy Latino, Produziu e participou de faixas de artistas como Liniker, Criolo, Sandra Sá, Ivete Sangalo, Linn da Quebrada, Diogo Nogueira, entre outros.

Mariana Sayad
É produtora cultural desde 2003. Atualmente, leciona no Senac Lapa Scipião, na pós-graduação em Gestão de Programas e projetos culturais e no Souza Lima, no curso técnico de produção musical. É jornalista, especialista em História (PUC/SP); tem MBA em Bens Culturais (FGV/SP), mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI/Itajubá) e, atualmente, faz especialização em cinema pela FAAP (SP). Entre os principais projetos que trabalhou estão: os documentários Batutas do Coreto (Confraria Produções), Entre Tramas e Fios (em parceria com a Trem Filmes), e Borda da Mata e sua história (em parceria com a Cubo Filmes). É parecerista da Lei Rouanet e da Lei Aldir Blanc no Estado de Minas Gerais, membro da Comissão Técnica da Lei Paulo Gustavo, em Pouso Alegre, e Consultora em outros municípios. Entre 2015 e 2016, trabalhou na Secretaria de Cultura e Turismo de Pouso Alegre.

Roberta Martinelli 
Roberta Martinelli é apresentadora, criadora e curadora do programa Cultura Livre na TV Cultura. O programa completa em 2024 15 anos no ar. Apresenta e produz o programa Som a Pino diariamente na Rádio Eldorado e o Clube do Livro. É curadora musical do SESi Lab em Brasília e apresentadora e programadora do Sounds and Cities no programa Jam the planet no Japão.

Vithor Reiss
Vithor é um estrategista de streaming que vive e respira música. Na STRM, ele cria e executa estratégias de lançamento, além de desenvolver parcerias com grandes plataformas de música para garantir que os artistas estejam no topo das playlists e no radar dos ouvintes. Com passagens por empresas como Deezer, TikTok e BMG, ele já gerenciou campanhas de artistas de todos os gêneros musicais e tamanhos, colaborando com equipes no Brasil e ao redor do mundo para levar música a novos patamares.

Rodolfo Lacerda
Rodolfo Lacerda é empresário, produtor artístico e trabalha no mercado da música há 10 anos atuando na carreira de artistas independentes. É fundador do Música em Rede, empresa que atua em diversas frentes no mercado musical, sendo uma plataforma de treinamentos e cursos de carreira e mercado da música, promovendo experiências ao vivo e oferecendo serviços de gestão, estratégia, produção executiva e direção artística. 

Presta consultoria em gestão de carreira e direção artística para artistas e empresários, ministra cursos sobre o mercado da música com foco em estratégia e formação de público e participa de festivais com curadoria e mediação de paineis sobre carreira musical. 

Créditos: Daniele Valério | Canal Aberto

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *