Kiss: 50 anos de “Hotter Than Hell”
"Hotter Than Hell", do Kiss, completa 50 anos em 2024
Nesta terça-feira
(22), o segundo álbum do Kiss, “Hotter Than Hell”,
completou 40 anos de seu lançamento. Gravado durante o mês de agosto de 1974 no
Village Recorder Studios, em Los Angeles, o disco foi lançado pela Casablanca
Records e, assim como o ‘debut’, trouxe a assinatura da dupla Kenny Kerner e
Richie Wise na produção.
Como a dupla mudou-se para Los Angeles, os integrantes da banda odiaram a ida para lá, que culminou inclusive com alguns incidentes, como o furto de uma guitarra de Paul Stanley e um acidente de carro envolvendo Ace Frehley. Em virtude da falta de adaptação à cidade, a dupla Stanley/Frehley compôs “Comin’ Home”.
O play foi marcado por alguns empecilhos para o grupo: a mudança para Los Angeles, a estratégia fracassada da Casablanca em cuidar da promoção do álbum (a gravadora se comprometeu com tudo: desde agendamento de shows a divulgação do disco), tanto que o disco vendeu menos que o seu antecessor, e os citados incidentes com Ace e furto da guitarra de Paul. Além disso, alguns ‘eventos’ que foram realizados no processo de gravação deixou claro a divisão que o Kiss teria dali para frente: os “porras loucas” Peter e Ace de um lado e do outro Paul Stanley e o abstêmio Gene Simmons.
A princípio, o disco se chamaria “The Harder They Come”, mas para evitar confusões com o trabalho homônimo de Jimmy Cliff, que foi lançado em 1972, a banda optou por um nome que sintetize bem o espírito da coisa: “Hotter Than Hell” (“Mais Quente que o Inferno”).
Ace relatou que “Hotter Than Hell” foi mais difícil de gravar em relação ao primeiro álbum porque eles estavam em plena turnê quando a gravadora queria lançar um trabalho novo. Já o produtor Kenny Kerner comentou que o disco foi praticamente gravado ao vivo e que, devido a isso, o som ficara mais pesado, embora Richie Wise tenha odiado o som.
Enquanto Ace Frehley mostrou mais seu lado compositor em relação ao ‘debut’ ao compor dois temas sozinho e ter sido co-autor da citada “Comin’ Home”, Peter Criss queria mostrar mais o seu espaço na banda ao insistir em cantar “Mainline” e pela inclusão de um solo de bateria de sete minutos (!?) em “Strange Ways”, outra música cantada por ele no álbum.
Quanto ao tracklist, as faixas mais antigas foram “Goin’ Blind”, parceria de Gene Simmons e Steve Coronel nos tempos do Wicked Lester e que se chamava “Little Lady” e “Watchin’ You”, que foi gravada na demo entregue à Casablanca antes da gravação do primeiro álbum. As demais surgiram entre a turnê de “Kiss” e a pré-produção de “Hotter Than Hell”.
O repertório do álbum, composto por dez faixas, traz o Kiss na sua essência: músicas não tão complexas, mas sim um Hard básico e objetivo, e suas letras não são de caráter político-social, mas sim de diversão e aventuras amorosas, coisas que a banda leva até hoje. Merecem atenção especial as faixas “Goin’ Blind”, a balada-Heavy de Gene Simmons em que o protagonista de 93 anos se apaixona por uma jovem de 16; a emblemática faixa-título (adoro o riff que é executado no “fade out”); a rocker “Let Me Go, Rock ‘N’ Roll”, que é uma prévia de “Rock And Roll All Nite”; “Watchin’ You”, cuja letra, segundo Simmons, veio de um filme de Alfred Hitchcock chamado “Rear Window” (“Janela Indiscreta”), de 1954; e “Comin’ Home”, que Paul Stanley e Ace Frehley compuseram inspirados na situação que estavam passando no momento da gravação do play, como os quartos de hotel apertado em Los Angeles e a saudade de casa – Nova York.
Quanto à capa do álbum, merece uma atenção especial. A concepção dela veio de Norman Seeff, que queria colocar caracteres japoneses na capa para passar a (falsa) impressão de que a banda já era conhecida no Japão (ou seria para atrair o público nipônico para junto da banda?). O caractere japonês na parte inferior da capa do álbum (力) é “chikara”, que significa “poder”. Ele viria a ser usado pela banda anos mais tarde, especialmente no kit de bateria de Eric Carr e na contracapa de “Crazy Nights” (1987). Os caracteres japoneses no canto superior direito da capa do álbum (地獄 の さ け び) são “Jigoku no Sakebi”, que significa “o grito do inferno”.
A sessão de fotos para a capa foi realizada também por Norman Seeff, em
Los Angeles. Na contracapa, cada membro do Kiss foi clicado em um clima de
festa. Aliás, no evento, os caras – exceto Gene Simmons – estavam bêbados,
inclusive as garotas que posaram junto com eles. O baixista disse que aquela
tinha sido uma das poucas vezes que ele viu Paul bêbado. No entanto, em virtude
do acidente sofrido, Ace Frehley só foi maquiado parcialmente por causa dos
cortes sofridos no rosto. A outra metade teve interferência gráfica pelo
departamento de arte da gravadora.
Esse é um excelente
trabalho para quem quiser conhecer melhor o Kiss. Apesar da falha no processo
de divulgação do álbum, “Hotter Than Hell” é
clássico. Não é à toa que ele é o disco do Kiss preferido de Dave Mustaine, o
“boss” do Megadeth.
A seguir, a ficha técnica e o tracklista do play.
Álbum: Hotter Than
Hell
Intérprete: Kiss
Lançamento: 22 de outubro de 1974
Gravadora: Casablanca Records
Produtores: Kenny Kerner e Richie Wise
Ace Frehley: guitarra-solo,
backing vocal em “Parasite”, “Comin’ Home” e “Strange Ways” e
baixo em “Parasite”
Gene Simmons: voz e baixo
Paul Stanley: voz e guitarra-ritmo
Peter Criss: bateria, percussão e voz em “Mainline” e “Strange Ways”
1. Got To Choose (Stanley)
2. Parasite (Frehley)
3. Goin’ Blind (Simmons / Coronel)
4. Hotter Than Hell (Stanley)
5. Let Me Go, Rock ‘N’ Roll (Simmons / Stanley)
6. All The Way (Simmons)
7. Watchin’ You (Simmons)
8. Mainline (Stanley)
9. Comin’ Home (Stanley / Frehley)
10. Strange Ways (Frehley)
Por Jorge Almeida
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