Inscrições abertas para curso gratuito da Plataforma PROA no Estado de São Paulo *

 


São 7 mil vagas para jovens de escolas públicas do Estado de São Paulo

Seguem abertas as inscrições para o processo seletivo do curso gratuito da Plataforma PROA 2024, até o dia 17 de novembro. São 7 mil vagas disponíveis para jovens do Estado de São Paulo, destinadas a estudantes que estão concluindo ou já finalizaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Para participar, o candidato deve se inscrever no site e responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil. Se aprovado, prossegue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais e matrícula no curso.

Trata-se de uma oportunidade em um contexto em que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos no Brasil atingiu 16,8% no 1º trimestre de 2024. “Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso que qualifica o estudante para entrar preparado no mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

O curso do PROA possui carga horária de 100 horas e é dividido em quatro módulos, focando no autoconhecimento, planejamento profissional, raciocínio lógico e comunicação, para ajudar os alunos a definirem metas e se destacarem em entrevistas de emprego. Além disso, semanalmente, são realizados encontros ao vivo por tutores.

Os jovens têm, ainda, a opção de cursar um quinto módulo com uma trilha técnica específica, escolhendo entre oito carreiras patrocinadas por grandes empresas. Cada trilha oferece 50 horas de preparação nas seguintes áreas: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo BMG).

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva com oportunidades de emprego.

Mercado de trabalho
Um exemplo de sucesso é o ex-aluno Samuel Lopes Cabral, de 20 anos, que conheceu a Plataforma PROA através de uma reportagem na TV e participou do curso em 2023. “Aprendi desde criar um currículo até melhorar minha comunicação, foi uma experiência única e hoje me sinto mais seguro profissionalmente”, afirma o jovem, que depois do curso e com a ajuda do PROA, está empregado como assistente administrativo no Grupo Casas Bahia. 

Serviço – Plataforma PROA
Processo seletivo para a Plataforma PROA: até 17 de novembro
Início das aulas: O curso começará duas semanas após (sempre na segunda-feira) a aprovação no processo seletivo.
Inscrições no site: proa.org.br

Requisitos: 
- Ter entre 17 e 22 anos;
- Morar em São Paulo;
- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.
Vagas para São Paulo: 7 mil

Sobre o Instituto PROA
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) Java Junior. A Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco.

Créditos: Bartira Betini | Betini Comunicação


* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *