Governo de SP levará 10 empresas para a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha *
Foto meramente ilustrativa. |
Missão do programa CreativeSP visa incentivar a geração de negócios e a atração de investimentos para a indústria cultural
O
Governo de São Paulo levará uma comitiva com dez empresas para a Feira do Livro
de Frankfurt, na Alemanha, um dos maiores eventos do setor literário do mundo.
A missão empresarial, que acontece entre 16 e 20 de outubro, será realizada
pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria
Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos
vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além
de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos
negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego
e renda na indústria cultural. As empresas selecionadas para a missão são:
Devir Livraria, Editora Aleph, Supersônica Livros, Indivisível Press, Telos
Editora, Girassol Brasil Edições, AzuCo Publicações, Aboio Editora, Editora
Ercolano e Editora Senac São Paulo.
"Mais
um ano, o CreativeSP marcará presença na Feira do Livro de Frankfurt,
reforçando sua importância no mercado editorial global. Para as empresas
participantes, isso representa uma chance de expandir sua rede de contatos,
explorar novas oportunidades de negócios e destacar suas produções em um dos
maiores e mais influentes eventos do setor”, comentou a secretária da Cultura,
Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
Em
2023, as vendas de livros movimentaram R$ 6,2 bilhões no país, alta de 12,8% na
comparação com o ano anterior. Foram 328 milhões de exemplares, indicam dados
da Câmara Brasileira do Livro. Boa parte do faturamento e da produção fica em
São Paulo, sede do maior evento literário da América Latina, a Bienal
Internacional do Livro.
O
CreativeSP
O
programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para
custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda
promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de
consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em
25 missões já realizadas, o CreativeSP levou 225 empresas da indústria cultural
para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e
literatura, por exemplo.
Ao
todo, serão 10 missões em 2024. O CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de
Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference
(EUA), nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), no Festival
Fringe de Edimburgo (Escócia) e na Gamescom (Alemanha). Até o fim do ano, além
da Feira do Livro de Frankfurt, ainda tem Womex (Inglaterra) e Ventana Sur
(Uruguai).
Créditos: Umberto Ferretti
* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa
Comentários
Postar um comentário