Free: 55 anos do autointitulado segundo álbum

 

"Free", autointitulado álbum da banda que completa 55 anos de lançamento em 2024.


Neste mês de outubro, o segundo álbum da banda britânica Free, que leva o nome do grupo, completa 55 anos de lançamento neste mês de outubro. Gravado entre janeiro e junho de 1969, nos estúdios Morgan e Trident, ambos em Londres, a obra saiu pela Island Records e a produção ficou a cargo de Chris Blackwell.

Nesse registro surgiu o início da parceria entre Paul Rodgers e Andy Fraser, baixista, então, com 16 anos, em oito das nove músicas creditadas à dupla. As pitadas do Soul e do Funk dão a sonoridade perfeita à proposta do disco.

A obra começa com "I'll Be Creepin'", um Blues Funk malicioso, em que a Paul Rodgers destoa todo seu sentimento. Em seguida, vem "Songs Of Yesterday", com ótima atuação de Fraser, mas com intervenções certeiras das guitarras de Paul Kossoff. O terceiro tema é "Lying In The Sunshine", com Kossoff traz sua habilidade ao violão e a influência do Soul em Paul Rodgers aflora. Na sequência, em "Trouble On Double Time", um Hard Rock suingado e grande atuação de Andy Fraser e, para encerrar o lado A, "Mounthful Of Grass", com toda sua sutileza instrumental, com coros vocais atuando como arranjo harmônico.

A segunda parte da obra vem com "Woman", um Blues Rock que chama atenção pelo seu groove sinuoso, em que o quarteto atua brilhantemente igual e que Rodgers, claro, enaltece a figura do sexo oposto. Já em "Free Me", o baixo de Fraser chama atenção e Kossoff manda muito bem nos backing vocals e, claro, no solo. Posteriormente, em "Broad Daylight", uma boa canção, com peso e ótimo solo de Paul Kossoff. E, para encerrar, "Mourning Sad Morning", uma grande balada e interpretação estupenda de Rodgers, e que ainda tem a participação de Chris Wood, do Traffic, que toca flauta doce.

Mesmo com boas músicas e boas atuações dos músicos, as tretas entre os músicos se fez presente, pois durante as gravações do play, Fraser e Rodgers cobraram Paul Kossoff por conta do processo criativo, já que a dupla acaba sendo tolhida por conta do guitarrista.

Então, mesmo que "Free" (o álbum) teve um desempenho decepcionante, não conseguiu entrar nas paradas do Reino Unido e norte-americanas. E, apesar disso, o álbum teve duas músicas regravadas pelo Three Dog Night - "I'll Be Creepin'" e "Woman".

A seguir, a ficha técnica e o tracklist da obra.

Álbum: Free

Intérprete: Free

Lançamento: outubro de 1969

Gravadora/Distribuidora: Islands Records

Produtor: Chris Blackwell

Paul Rodgers: voz

Paul Kossoff: guitarra solo

Andy Fraser: baixo, guitarra base, violão e piano

Simon Kirke: bateria e percussão

Chris Wood: flauta doce em "Mourning Sad Morning"

1. I'll Be Creepin' (Fraser / Rodgers)

2. Songs Of Yesterday (Fraser / Rodgers)

3. Lying In The Sunshine (Fraser / Rodgers)

4. Trouble On Double Time (Fraser / Rodgers / Kirke / Kossoff)

5. Mouthful Of Grass (Fraser / Rodgers)

6. Woman (Fraser / Rodgers)

7. Free Me (Fraser / Rodgers)

8. Broad Daylight (Fraser / Rodgers)

9. Mourning Sad Morning (Fraser / Rodgers)

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *