Exposição “Natureza Viva” no Centro Cultural FIESP

 

"Ophelia", de Marcelo Tinoco, em exposição no Centro Cultural FIESP. Foto: Jorge Almeida


O Centro Cultural FIESP promove até o próximo domingo, 13 de outubro, a exposição “Natureza Viva”, que tem a curadoria de Nancy Betts, e traz 12 obras de Marcelo Tinoco.

O artista progride a ideia da "fotografia multidisciplinar", onde desmonta imagens fotográficas e as converte manualmente, instituindo cenas que agregam elementos de paisagens tropicais e europeias. Suas obras, influenciadas pelo paisagismo modernista de Burle Marx, geram uma meditação sobre a relação entre humanidade e natureza, seduzindo o visitante a repensar o seu intercâmbio com o meio ambiente.

O caráter inclusivo da exposição é ressaltado pela audiodescrição disponível em cinco das obras, garantindo acessibilidade para deficientes visuais. Débora Viana, gerente de Cultura do Sesi-SP, enaltece o apego de adequar acesso gratuito à cultura e às artes como forma de estimular a reflexão e o desenvolvimento de novos admiradores.

Marcelo Tinoco, premiado no Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, tem suas obras em importantes coleções institucionais no Brasil e no exterior.

Em meio aos destaques estão obras como "Burlemarxcromia 2", Rio de Janeiro (2020) e "Jardim Impressionista" (2023) e "Ophelia, Londres" (foto), de 2019.

SERVIÇO:
Exposição:
Natureza Viva
Onde: Centro Cultural FIESP – Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César
Quando: até 13/10/2024; de terça a domingo, das 10h às 20h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *