Exposição “Efeito Japão: Moda em 15 Atos” na Japan House São Paulo
"Macacão 'Takoe'" (réplica da original de 1971), de poliéster, em exibição na Japan House São Paulo. Foto: Jorge Almeida |
A Japan House São Paulo está com a exposição “Efeito Japão: Moda em 15 Anos” em cartaz até o próximo domingo, 6 de outubro, em que é enaltecida a intensa influência da moda japonesa no cenário mundial através de 15 trajes de conceituados estilistas do Japão.
Com coordenação de Souta Yamaguchi, a exposição aborda a desenvoltura do design japonês em concentrar e transformar convergências globais, indicando uma estética peculiar que conjectura a sociedade e suas mudanças.
Desde os anos 1950 até os dias atuais, a mostra explora as mudanças da moda no Japão, começando com a adequação dos quimonos à vestimenta ocidental após a Segunda Guerra Mundial. Cada item exposto desvenda aspectos históricos e sociais, como o impacto da economia em crescimento nos anos 1980 e a ascensão do street style japonês nos anos 1990.
Souta Yamaguchi e Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo (JHSP), destacam a relevância internacional dos designers apresentados, muitos dos quais já compartilharam de atividades anteriores da JHSP. Entre os estilistas destacados estão nomes icônicos como Kenzo Takada, Issey Miyake, Yohji Yamamoto e novos talentos como Kunihiko Morinaga.
A mostra também é acessível, oferecendo recursos táteis e audiodescrição, proporcionando uma experiência inclusiva.
Além das peças, a exposição tem um painel cronológico com 24 fotografias que abordam desde 1950 a 2020, que vai desde a designer Chiyo Tanaka (1906-1999) em que apresenta novo quimono em um aclamado desfile em Nova York até a exposição “O Fabuloso Universo de Tomo Kouzumi”, que ficou em cartaz na própria Japan House São Paulo em 2020, e as roupas utilizadas na cerimônia do pódio e a bandeja onde colocavam as medalhas são desenhadas pela estilista Souta Yamaguchi, coordenadora da exposição, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Entre os destaques estão peças como o blusão e vestido da década de 1980 da marca Pinch House ou a réplica do macacão da marca Kansai Yamamoto, de 1971.
Por Jorge Almeida
Comentários
Postar um comentário