Expocine revela homenageados de sua 11ª edição *

Quatro empresas do audiovisual serão consagradas na cerimônia de encerramento do evento pelo trabalho e excelência dedicados à indústria

A Expocine vai homenagear na edição deste ano quatro empresas pela atuação na indústria cinematográfica nacional. No segmento de distribuição, o evento honrará o trabalho e a contribuição ao cinema nacional de duas empresas: Paris Filmes e Downtown Filmes. Na área de produção, a Filmes de Plástico, natural de Contagem (MG), será reconhecida pelos 15 anos de atuação no audiovisual produzido em Minas Gerais, e no mercado exibidor o Cine Roxy, que em 2024 completa 90 anos de existência, será o destaque pela sua tradição e sinônimo de cinema em Santos, litoral paulista. Todas receberão o troféu Expocine na noite de encerramento do evento, que acontecerá em 11 de outubro, no Cine Marquise, em São Paulo. 


Na ativa desde 2004, a Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina. É conhecida por ter distribuído no país grandes sucessos de bilheteria, como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, além do premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013. A empresa também tem em sua carteira sucessos do cinema nacional, sendo as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe” e "Turma da Mônica" alguns dos títulos. Já a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2005, ano de sua fundação, já lançou 157 longas nacionais que foram sucesso de público, como “Minha Vida em Marte”, a franquia “Minha Mãe é uma Peça” e “Chico Xavier”. 


A produtora mineira Filmes de Plástico foi fundada em Contagem em 2009. Seus filmes já foram selecionados em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo, como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Festival de Cinema de Locarno, Festival de Rotterdam, Los Angeles Brazilian Film Festival, Festival de Cinema de Brasília e Mostra de Cinema de Tiradentes, tendo conquistado mais de 50 prêmios ao longo dos anos em atividade.


Inaugurado em 1934, o santista Cine Roxy é considerado um epicentro da produção cultural da Baixada Santista. Atualmente, é composto por 3 cinemas localizados na Baixada Santista: um tradicional cinema de rua em Santos, um Multiplex no único Shopping de São Vicente e uma unidade no Parque Anilinas, em Cubatão. Além da sua atuação como exibidor, o Cine Roxy também é conhecido por apoiar e realizar iniciativas culturais na região, como festivais e eventos de lançamentos dos filmes, com pré-estreias exclusivas.


Com o tema “Conectando o cinema ao futuro”, a edição deste ano da Expocine vai debater a nova realidade do mercado e tem o presente como ponto de partida para conectar as discussões e demandas da indústria com o futuro. As credenciais de acesso já estão disponíveis pelo Sympla. Desta vez, a convenção conta com três tipos de entradas: a “Fórum” (acesso à feira e aos painéis, palestras e oficinas), “Standard” (acesso apenas à feira) e “Premium” (acesso completo a todas as atividades, incluindo as apresentações das distribuidoras).

 

Sobre a Tonks - produtora da Expocine:

Criado em 2006 por Marcelo J. L. Lima, o Grupo Tonks nasceu como uma consultoria de tecnologia e soluções digitais para as principais redes exibidoras do país. Com o objetivo de ampliar o seu portfólio e ter maior presença no mercado, a empresa fundou também a Revista Exibidor, alimentando a indústria com novidades; a Expocine, encontro presencial anual entre os profissionais de cinema, e, recentemente, o Cine Marquise, espaço dedicado a uma programação versátil para todos os fãs de cinema com duas unidades, sendo uma no coração de São Paulo e a outra em Poços de Caldas.

Créditos: Ana Claudia Gomes | Atômica Lab

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *