Expocine 2024: Conheça a programação contemplada com a credencial Fórum *

 

Novidade desta edição da Expocine, categoria de credencial garante acesso em palestras, painéis, oficinas e a feira de negócios

A décima primeira edição da Expocine, maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, está chegando entre os dias 8 e 11 de outubro, em São Paulo. Neste ano, o evento traz uma nova categoria de credencial, a Fórum, que garante acesso direto à programação de painéis, palestras, oficinas e a feira de negócios, marcadas para acontecer no Renaissance Hotel, e também as oficinas, que irão ocorrer no Cine Marquise. 

Abordando diferentes temas que se conectam com o tema central do evento, “Conectando o cinema ao futuro”, as atividades contempladas na categoria Fórum oferecem uma completa imersão em todos os segmentos do audiovisual presentes no evento. Conheça mais sobre a programação.

Mais informações sobre a venda das credenciais da categoria Fórum podem ser encontradas no Sympla

Painéis e Palestras
No auditório do Renaissance, que comporta mais de 400 pessoas, as atividades começam no segundo dia de evento, 9, às 10h. O palco recebe Hernán Viviano, VP Latam da Warner e Universal, Iafa Britz, produtora na Migdal Filmes, Marcelo Lima, CEO da Expocine e Marcos Barros, Presidente da Abraplex e Cinesystem para o painel Conectando o cinema ao futuro, tema principal do evento deste ano. Às 11h30, a Ancine apresenta o painel Perspectivas e desafios da produção, distribuição e exibição cinematográfica, com a participação Alex Braga, diretor-presidente, e Tiago Mafra dos Santos, diretor da organização. 

Na parte da tarde do mesmo dia, a partir das 14h, a BRAVI apresenta o debate Fronteiras Audiovisuais - A importância das coproduções internacionais para o país. Participam do encontro Eros Ramos, Gestor de projetos e programas da Apex Brasil, Leila Bourdoukan, Diretora de Desenvolvimento Econômico e Parcerias Estratégicas da Spcine, Mauro Garcia, Presidente Executivo da BRAVI, além de Lucas Soussumi, executivo da BRAVI e Brazillian Content, e o jornalista Morris Kachani como moderadores. Às 15h30, será discutida a Formação de público desde a infância com Adriana Pinto, Presidente da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), Alessandra Meleiro, Presidente da Iniciativa Cultural - Instituto das Indústrias Criativas, Beth Carmona, Diretora geral do Festival Comkids, Carolina Sanches, Consultora pedagógica e Reynaldo Marchesini, Produtor executivo criativo da Flamma. Às 17h, o público também poderá conferir um painel sobre os 10 anos da digitalização dos projetores e, fechando a programação do dia, acontece a palestra Da criação à adaptação: O valor da propriedade intelectual no cinema, com início às 18h30.

Já em 10 de outubro, os painéis e palestras seguem com o tema O Brasil está pronto para um incentivo federal à produção audiovisual?, às 10h, com participação de Andressa Pappas, Gerente-Geral e Diretora de Relações Governamentais da Motion Picture Association (MPA), Daniella Galvão e José Maurício Fittipaldi, Advogados da CQS/FV Advogados, Juliana Funaro CEO da Barry Company e Steve Solot, Presidente Latin American Training Center-LATC. Na sequência, às 11h30, o Estúdio Escarlate apresenta o painel Cinema Sustentável e o Case Chico Mendes com Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate, João Marcello, Fundador da Sustentech, Rafael Dragaud, Diretor, roteirista e produtor, e Bruno Gagliasso, ator e empresário, sócio da Pachamama Trading. Às 15h30, as diversas adaptações de biografias para as telonas viram tema de debate no painel Brasil, mostra a tua cara: As cinebiografias e sua força com o público com Esmir Filho, diretor de “Homem com H”, Roberto Sadovski, jornalista e crítico do UOL, Silvia Cruz, distribuidora de produções como “Nosso Sonho” e “Meu Sangue Ferve por Você”, Silvio Guindane, diretor de “Mussum, o Filmis”, Tuinho Schwartz, produtor de “Maurício de Sousa” e Eduardo Albergaria, sócio fundador da Urca Filmes. Para os amantes do True Crime, às 18h30, o dia também reserva o painel Anatomia do True Crime, com Ivan Mizanzuk, Jornalista e produtor, Alessandro Amadeu, Advogado e gerente de clearance rights na CQS/FV Advogados, Marcelo Braga, produtor e diretor da Santa Rita Filmes responsável pelos filmes do caso von Richthofen e pelo próximo lançamento do filme sobre o Maníaco do Parque, e também Bianca Corona, da Grifa Filmes, responsável pela série documental sobre João de Deus, da Netflix.

No dia 11, em seu último dia, a Expocine inicia a programação de palestras e painéis às 10h, com o debate Entre trends, edits e estrelas: A influência das redes sociais na frequência de público nos cinemas, mediado por Patricia Gomes, co-fundadora do Canal Entre Migas, e participação de Aline Diniz, jornalista, produtora de conteúdo e apresentadora do Canal Entre Migas; Igor Kupstas, diretor da O2 Play; Thiago Guimarães, produtor de conteúdo do Canal Ora Thiago; Antoine Clauzel, diretor do portal AdoroCinema; e Camila Pacheco, diretora executiva de Marketing da Sony. Às 11h30, encerrando as atividades no auditório do Renaissance, o público do cinema integra um bate-papo com a jornalista e crítica especializada em cinema, Barbara Demerov. 

Oficinas
Já no Cine Marquise, além das cerimônias de abertura e encerramento e das apresentações das distribuidoras, o público encontrará as oficinas. No dia 9, o Grupo ConsCiência apresenta a oficina Do Filme ao Fã: Táticas para Construir Relacionamentos Duradouros, às 16h com Rafael Somera, cofundador da Solutudo. 

No dia seguinte, os interessados podem conferir as oficinas apresentadas pelo escritório CQS/FV, Impacto da reforma tributária na distribuição e exibição, às 09h30, e Impacto da reforma tributária no setor de produção audiovisual, às 14h30, ambas com a advogada Daniella Galvão, especialista em direito do entretenimento.

E fechando a programação de oficinas, no dia 11, o maestro e professor da FAAP, Rafael Righini, ministra Uma Viagem pelo Universo da Trilha Sonora.

Para acompanhar mais detalhes da programação e cada atividade, acesse o site do evento aqui

Sobre a Tonks - produtora da Expocine:
Criado em 2006 por Marcelo J. L. Lima, o Grupo Tonks nasceu como uma consultoria de tecnologia e soluções digitais para as principais redes exibidoras do país. Com o objetivo de ampliar o seu portfólio e ter maior presença no mercado, a empresa fundou também a Revista Exibidor, alimentando a indústria com novidades; a Expocine, encontro presencial anual entre os profissionais de cinema, e, recentemente, o Cine Marquise, espaço dedicado a uma programação versátil para todos os fãs de cinema com duas unidades, sendo uma no coração de São Paulo e a outra em Poços de Caldas.

Créditos: Ana Claudia Gomes | Atômica Lab

 

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *